Agência de Notícias sobre instituições, projetos e programas sociais, culturais e ambientais.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Todo mundo quer aparecer na mída. Quem não quer ter minutos ou mesmo segundos de fama?
No entanto, são muitos poucos os empresários, esportistas, artistas, gestores que compreendem a importância de um trabalho de Assessoria de Imprensa. Nunca têm recursos financeiros, querem pagar migalhas. Desculpe, o desabafo, mas eu estou cansada deste amadorismo que infesta o mercado baiano.
Cerca de 60 integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) e representantes dos 26 Territórios de Identidade da Bahia se reuniram, no salão do auditório do Hotel Vila Velha, para discutir o primeiro capítulo da minuta do projeto para a elaboração da Lei Estadual de Educação Ambiental.
De acordo com Ângelo Oliva, diretor de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a lei está sendo construída mediante um processo democrático, participativo e transparente. “Com base nisso, teremos o aprimoramento do projeto da minuta da lei, priorizando as necessidades locais de cada território, o que vai possibilitar a adequação na sua aplicação”, revelou.
O Gaia - Grupo de Aplicação Interdisciplinar a Aprendizagem - é a Ong responsável por facilitar o processo de construção da lei, participou do encontro discutindo a metodologia, condução dos processos e responsável pela elaboração do material de apoio.
“Para nós do Gaia é uma honra prestar consultoria nesse processo. Principalmente pelo fato da Bahia eleger uma forma de construção bastante participativa. Isto faz com que o estado se destaque entre os outros do Brasil com esta metodologia”, declarou Lucilene Danciguer, gerente de projetos do Gaia.
“O que eu e a maioria das pessoas sonhamos é um dia poder participar das construções das políticas públicas”, expressou Benevaldo Guilherme Nunes, representante do território do Extremo Sul do estado. Segundo ele, é importante marcar presença nos encontros para garantir que as propostas surgidas nos seminários de consultas públicas nos municípios sejam preservadas.
Democratização - Berenice Lima Peres, representante do município de Barreiras - Território do Oeste Baiano - diz que o processo já começou de forma participativa e democrática, quando na etapa de consulta pública conseguiu reunir o mais alto nível de tecnologia. Do povo ligado ao agronegócio da região ao pequeno produtor ribeirinho. No mesmo local, eles sugeriram idéias e propostas para a elaboração da lei.
“Pela primeira vez, vejo e acompanho um processo de construção de política pública tão democrático e participativo. Nesta apresentação, eu verifiquei claramente as propostas feitas por nós no meu município”, expressou Berenice Lima.
Próximos capítulos - A Ciea e os representantes dos 26 Territórios de Identidade terão um próximo encontro para construção dos próximos capítulos da lei, nos dias 28 e 29 de setembro. Na oportunidade, será feita análise das contribuições dos diversos territórios durante as consultas públicas.
Programa qualifica 4.000 jovens para o trabalho
Começa nesta terça-feira (1º) a 4ª etapa do Projeto Juventude Cidadã, voltado para jovens entre 16 e 24 anos, estudantes da rede pública, cursando o ensino médio ou que tenham concluído o 2º grau. Na Bahia, o projeto implementado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) já certificou 6.987 jovens de família com renda per capita de até meio salário mínimo, sem vínculo empregatício anterior e durante o projeto, e que não havia participado de outros programas nacionais de estímulo ao primeiro emprego criados pelo Governo Federal.
Nesta 4ª etapa do Juventude Cidadã foram oferecidas 4.000 vagas para os cursos de construção civil, turismo, instalação elétrica, telemática, soldador, caldeireiro, administração, meio ambiente e alimentação. As 400 horas de atividades são divididas em quatro módulos: Cidadania e Direitos Humanos (100 horas); Qualificação Profissional (200 horas); Orientação para o Serviço Civil Voluntário (25 horas); e preparação para inserção no mundo do trabalho (75 horas), que corresponde às oficinas.
Em Salvador, as vagas foram distribuídas pelos bairros da Mata Escura, Barbalho, São Cristóvão, Tancredo Neves e Paripe. Os cursos oferecidos são: construção civil (Mata Escura); turismo, instalação elétrica, telemática, soldador e caldeireiro (Barbalho); telemática, administração e turismo (São Cristóvão); meio ambiente, alimentação e turismo (Tancredo Neves) e alimentação (Paripe).
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
O Edital da 2ª edição da Feira Música Brasil já está publicado e disponível no site do evento (www.feiramusicabrasil.com.br), que se realizará entre 9 e 13 de dezembro, no Recife, que é, naturalmente, um dos centros culturais mais produtivos do país. Serão 24 artistas selecionados por um júri formado por grandes nomes de toda a cadeia produtiva, de músicos a jornalistas, de produtores nacionais a editores de conteúdo latino-americanos, de membros da indústria fonográfica a representantes da mídia internacional.
Neste ano, o tema matriz do evento é “Música Tocando Negócios”. Os artistas de todo o Brasil que buscam um horizonte e um palco para o seu trabalho encontrarão na Feira Música Brasil o input necessário.
Além das apresentações dos artistas selecionados, o evento contará com rodadas de negócios, painéis de debate, estandes de diversos segmentos e grandes shows. Atrativos relevantes, tanto para os olhares mais focados no negócio da música, como também os do próprio público.
O Edital e a Ficha de Inscrição, disponíveis no site, trazem as orientações necessárias aos artistas que desejam submeter o seu trabalho e concorrer à participação num dos mais prestigiados eventos de música do Brasil, endossado por importantes organizações e instituições relacionadas à música e à cultura no país.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DA
UNIDADE DE CONSERVAÇAO MUNICIPAL
No dia 23 de agosto, ocorreu uma consulta pública para a criação da unidade de Conservação Municipal Refúgio da Vida Silvestre, no auditório do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa. A consulta está sendo realizada pela prefeitura municipal de Amargosa e conta com a parceria do Projeto Corredores Ecológicos, executado pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA).
O evento contou com a participação do técnico do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), José Augusto Tosato, que fez uma palestra sobre A importância dos refúgios para a preservação das águas; também houve a apresentação do promotor Marcelo Guedes, representando o Núcleo de Mata Atlântica (Numa), que falou sobre A Consulta Popular, um direito constitucional e legal, além da palestra sobre a Apresentação técnica para a criação do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) no município de Amargosa, pelo consultor de meio ambiente, Jean-François Timmers.
A possibilidade de criação de um mosaico de Unidades de Conservação na região do Timbó propiciará a conservação dos ecossistemas naturais da Mata Atlântica, a preservação da biodiversidade e alternativas de geração de emprego e renda através de atividades que assegurem a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis, como o ecoturismo, fortalecendo a política implementada pelos Corredores Ecológicos.
Dentre as prioridades estabelecidas pela Prefeitura Municipal de Amargosa, está o apoio à criação das Unidades de Conservação na região e propor para as áreas contíguas um projeto de recuperação e áreas degradadas.
Diretor da SOS Mata Atlântica visita a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães
Clique para ampliar a foto
Uma das maiores reservas de biodiversidade do Brasil, a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães foi visitada pelo diretor da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, e pelo secretário do Meio Ambiente do estado, Juliano Matos. Considerada uma das mais importantes ONG’s ligadas ao meio ambiente do país, a SOS Mata Atlântica foi criada em 1986 e tem como bandeira a defesa dos remanescentes da floresta e a valorização da identidade física e cultural das comunidades da região.
Localizada no município de Wenceslau Guimarães, a estação possui uma área de 2.418 hectares de floresta de Mata Atlântica preservada. O local abriga as nascentes dos rios das Almas e Preto, além de possuir plantas raras do bioma e uma rica fauna com primatas e mamíferos em extinção. A Estação Ecológica fica situada na área dos Corredores Ecológicos na Bahia.
“Wenceslau Guimarães tem guardado uma boa parte da riqueza da Bahia e do mundo, a natureza pura, um imenso pedaço da Mata Atlântica. A comunidade tem que reconhecer a riqueza, valorizar para saber transformar os recursos naturais em benefícios, este é o grande desafio”, expressou Mantovani.
“Essa é uma das principais estações ecológicas da Bahia e do Brasil. Um cenário de floresta Atlântica robusta e preservada”, disse Juliano Matos. Junto com Mantovani, o secretário participou de um encontro na cidade sobre a importância da preservação da Mata Atlântica. Na visita, Mantovani destacou a importância da comunidade de Wenceslau Guimarães reconhecer a riqueza existente no município.
Responsabilidade ambiental - Para a prefeita Suzete Nascimento, o encontro significou mais um avanço na preservação do meio ambiente. “Com essa iniciativa, despertamos nas pessoas a importância de se olhar com mais zelo para a riqueza natural da nossa cidade”, declarou.
Para o secretario de Meio Ambiente do município, Juarez Leal, a importância da Estação Ecológica é de caráter mundial. “O que começou como uma reserva, na década de 70 com 14 hectares, hoje possui 2,4 mil hectares. A estação guarda muitas espécies nativas da fauna e flora, algumas delas em extinção”, declarou o secretário municipal.
Wenceslau Guimarães lidera o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultora Florestal (Pronaf). Em parceria com os governos federal, estadual e municipal, o programa apóia o desenvolvimento rural e incentiva o plantio de espécies de rápido crescimento - a exemplo do eucalipto - em áreas degradas ou de pastagem, para suprir a demanda crescente de madeira na região, evitando o desmatamento das florestas nativas. Hoje, já são mais de 200 hectares plantados.
A próxima iniciativa entre a Sema e o município é o projeto para recuperação da bacia do Rio das Almas, com a recuperação da mata ciliar, que já se encontra em fase de implantação.
Fonte:Ascom/Sema
VII Oficina Ambiental mostra importância do bioma Mata Atlântica
Reverter a história do desmatamento da Mata Atlântica foi o principal assunto da VII Oficina Ambiental, realizada pelo Ministério Público da Bahia, no auditório Zélia Gattai do Hotel Pestana. O evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos que falou sobre as diversas ações implantadas para evitar o desmatamento do bioma Mata Atlântica.
“Todos os municípios necessitam criar uma unidade de conservação, temos que ser gestores ambientais ativos para evitar o desmatamento”, disse.
Segundo o secretário, está sendo criada, no município de Wenceslau Guimarães, uma área de unidade de conservação para lenha de 8 mil hectares, para que os donos de pizzarias, agricultores e pessoas que têm fogão a lenha, não precisem ir à mata buscar madeira. “Não dá para fazer essa mudança apenas com gestão pública, tem que haver apoio da sociedade”, destacou.
A programação do evento chamou a atenção para importância de se preservar a Mata Atlântica. A ideia é propiciar um debate sobre as questões jurídicas relevantes ao momento ambiental atual.
Para o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, todos os projetos do poder público que tem a intenção de recompor essas áreas devastadas estão sendo aceitos de forma positiva. “O que não dá são empresas cometerem um desastre ambiental, como o desmatamento e ficarem impunes”, completa.
De acordo com a legislação ambiental, toda propriedade ou posse rural, localizada na Mata Atlântica, deve resguardar no mínimo 20% da área total do imóvel, com isso a conservação da biodiversidade e a proteção da fauna e flora nativas ficam preservadas.
Fonte: Ascom/Sema
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
MOSTRA FOTOGRÁFICA
acessem: http://www.iteia.org.br/mostra-oficina-fotografica
PONTO DE CULTURA NO BLOG À QUEIMA ROUPA
Os jovens talentos e a coordenadora do Ponto de Cultura Espaço da Arte deram entrevista a jornalista Jaciara Santos, editora do Portal À Queima Roupa. Foi uma tarde de descobertas, de revelações e de muito futuro... É bom sabe que minhas alunas da Oficina de Comunicação – que ministrei junto com minhas amigas Alice Moraes e Silvana Lima – Maíra, Joziele, Joelgraciana vão fazer jornalismo; Maíla quer ser bióloga marinha ( uma das minhas paixões, além do jornalismo); Jane que ser repórter fotográfica; Maylton quer trabalhar com Informática e Beatriz quer desvendar pelo desenho industrial.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO SEDIA OFICINA DE CAPOEIRA ANGOLA
O Grupo de Capoeira Filhos de Angola, do Mestre Laércio, Contramestre Pezão e Contramestre Gato Preto promove dias 21, 22 e 23 de agosto (2009), na Galeria dos Mestres do Forte de Santo Antonio Além do Carmo, a Primeira Oficina de Capoeira Angola de Filhos de Angola Salvador Bahia.
A oficina também vai contar com as participações de Mestre Valmir e Mestre Caboré. O Forte de Santo Antônio Além do Carmo é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, autarquia da secretaria estadual de Cultura, do Governo da Bahia e fica localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Estão abertas as inscrições para o X Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que acontecerá na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 14 e 16 de outubro.
O tema central do Congresso, Jornalismo Científico e Desenvolvimento Sustentável, além de contemplar os preceitos, diretrizes e ações do programa da ABJC para o biênio 2009-2011, está na ordem do dia, na agenda e ações de profissionais, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos, educadores e cientistas das mais diversas áreas do conhecimento.
Assim, nesta décima edição do Congresso Nacional de Jornalismo Científico pretendemos ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos da sustentabilidade e sua interface com a Ciência e o Jornalismo Científico. Para tanto, convidamos os mais importantes nomes do Jornalismo e da Ciência para compartilhar suas impressões, experiências, pesquisas e ações com o público presente.
Nesta edição, o Congresso terá o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig que, neste ano, comemora também o décimo aniversário da sua revista Minas Faz Ciência, representante tradicional do conjunto seleto de veículos destinados à divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação brasileiras.A exemplo de edições anteriores, o Congresso abrigará trabalhos de profissionais, professores, pesquisadores e estudantes e disporá de espaço para sessões orais e de pôsteres. Por isso, acelere a conclusão do seu trabalho ou pesquisa para apresentá-lo e compartilhá-lo no Congresso.
O momento é, sem dúvida, singular e você não pode ficar de fora. Confira no banner do Congresso (canto superior direito) as primeiras informações já detalhadas, como a programação (versão preliminar), condições e preços da inscrição e opções de hospedagem.
Aguardamos a sua participação.
Aconteceu ontem o festival Indiano RAKSHABANDHAN do Brahma kumaris. Eu não fui, apesar de ter recebdo o convite da minha amiga Kátia, mas tudo começou com a MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAl, seguido do festival indiano com cerimônia de rakhis. o local foi no
CENTRO DE RAJA YOGA BRAHMA KUMARIS, que fica nos BARRIS.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
LEGAIS PARA PROTEGER MATA ATLÂNTICA
O Núcleo de Mata Atlântica (Numa) do Ministério Público da Bahia uma realizará nos dias 20 e 21 de agosto, no Hotel Pestana em Salvador, a sétima edição da Oficina Ambiental. O evento é realizado em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos na Bahia, executado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).Voltada para debate e a troca de conhecimento entre membros do Ministério Público da Bahia, magistratura, órgãos ambientais, poder legislativo e sociedade civil, a oficina vai reunir entidades dos cenários ambiental e jurídico para discutir o tema Mata Atlântica: uma história de devastação. É possível reverter?
A programação do evento chama atenção para questões como o atual momento ambiental brasileiro e mundial; o papel das estratégias legais de proteção ao bioma, como Reserva Legal; o Termo de Ajustamento de Conduta ambiental e seus possíveis efeitos na Ação Penal Pública e a tulela jurídica da Mata Atlântica nos Tribunais Superiores pátrios. Já confirmaram presença nomes como Fábio Feldman, secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade e ex-deputado federal; Jarbas Soares, procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa); Rômulo de Andrade Moreira, promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia; Juliano Matos, secretário estadual do Meio Ambiente; Rafael Amoedo, secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia; Alexandre Soares Cruz, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; Mário Mantovani, Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica; Marcelo Senhorinho, coordenador de articulação institucional do Projeto Corredores Ecológico, entre outros.
Segundo o coordenador geral do Numa, o promotor de Justiça Sérgio Mendes, a idéia da Oficina Ambiental é propiciar um profundo debate sobre as questões jurídicas relevantes à matéria ambiental. “A expectativa é a de obter subsídios jurídicos para a nossa atuação no dia-a-dia, a partir da discussão de temas atuais e relevantes”, destacou.
A programação do evento inclui ainda destaque para a comemoração dos quatro anos de atuação do Numa e o lançamento do Caderno Ambiental vol.3 - “Aspectos Procedimentais da Lei Ambiental Penal”. As inscrições estão abertas no site do MP Bahia (http://www.mp.ba.gov.br), e são apenas membros da instituição - promotores e procuradores.
Interessados em ingressar em algum curso do ProJovem Trabalhador já podem efetivar as inscrições no posto mais próximo de casa e as inscrições foram prorrogadas até segunda-feira (17). O formulário de inscrição e a lista de postos em funcionamento estão disponíveis no site do Projovem. É necessário reunir documentos como certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de renda familiar e histórico e escolar. Para participar a pessoa deve ter entre 18 e 29 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio. Além disso, a família deve ter renda mensal per capita de um salário mínimo. O critério mais importante para garantir uma vaga é estar desempregado e em estado de vulnerabilidade social.
Integrante da Mostra Comemorativa ao Ano da França no Brasil, a Companhia Plume La Poule, de Paris, traz a Salvador o espetáculo "Camélia e Ravelovitch", que estreou no dia 6 de agosto temporada que se prolonga até o próximo dia 23, sempre de quinta a domingo, às 20h, no Espaço Cultural da Barroquinha, situado ao lado do Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.
A companhia Plume la Poule foi criada há quatro anos e Camélia e Ravelovitch é considerada como a terceira montagem do grupo Com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, é a primeira vez que a companhia se apresenta na cidade. A peça é encenada a preço popular (R$ 10).
A companhia promove também oficinas de teatro e performances durante as segundas e terças, que irá formar o espetáculo de rua "Intervenções Urbanas. Inscrições e mais informações através do e-mail plumelapoule@gmail.com.. Tel. 71 3015-0012.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Três eventos em Salvador com ênfase em qualidade de vida
Você deseja aprender oito passos para a gestão do stress e aumento da sua qualidade de vida no cotidiano? Aprender a administrar conflitos? Saber relaxar seu corpo, coração e mente, ajudando-o a gerenciar de forma confortável, as inevitáveis pressões do seu cotidiano? Inscreva-se já na Unidade Rio Vermelho, filiada a Uni-Yôga.
A Unidade Rio Vermelho realiza, nos dias 15 e 16 de agosto, três eventos que podem contribuir para a sua qualidade de vida. O primeiro deles será o curso Administração de Conflitos ministrado pelo diretor executivo da União Nacional de Yôga, prof. Charles Maciel, na sede da Unidade Rio Vermelho. O curso irá proporcionar ao participante uma forma lúcida de escolha e implementação da estratégia mais adequada para se lidar com cada tipo de situação conflitante.
Ainda no sábado, a partir das 20 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Salvador, ocorre uma palestra sobre Controle do Stress e Qualidade de Vida pelo prof. Joris Marengo, presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina. Esta palestra oferece uma visão isenta do stress, permitindo-nos compreendê-lo e administrá-lo de forma inteligente e produtiva. O evento acontece no próximo sábado, das 14 as 18 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Salvador. Para se inscrever é necessário apenas doar um quilo de alimento não perecível.
No domingo será ministrado pelo prof. Joris Marengo, presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina, o curso Relax: o Domínio da descontração consciente, na Unidade do Rio Vermelho, a partir das 14 horas. Na programação constam os seguintes temas: A função neurofisiológica do sono; A importância da contração muscular; O princípio das savanas e o século XXI; Estilo de vida X qualidade de vida; A ansiedade; O cérebro ancestral e a descontração; Os amigos da descontração consciente; Dez minutos que valem 8 horas; entre outros.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Unidade do Rio Vermelho. Cada curso custa R$120,00, caso seja feita inscrições nos dois cursos será dado um desconto de 20% em cada curso, custando assim R$ 96,00. Para participar da palestra não será preciso inscrever, basta levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3494-3391 ou pelo e-mail yogariovermelho@gmail.com
Serviço:
Equipe da Unidade Rio Vermelho
Rua Borges dos Reis n15, Rio Vermelho
terão formação sobre jornal comunitário
O Parque Nacional do Descobrimento e a Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, no extremo Sul da Bahia, estão desenvolvendo uma iniciativa de educação ambiental diferenciada na região. Comunidades que vivem no entorno das duas Unidades de Conservação (UCs) vão receber, a partir de agosto, formação para desenvolver jornais comunitários onde os próprios participantes irão produzir textos e fotografias.
O trabalho é desenvolvido por uma consultoria contratada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgão do governo federal responsável pela gestão das UCs, em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos/Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PRODOC/PNUD).A estratégia de utilizar a produção de um jornal comunitário para promover educação e mobilização é uma das ferramentas da educomunicação, que se utiliza de metodologias participativas para que os envolvidos se apropriem de um repertório comum de reflexões sobre mobilização social, cidadania, saúde, cultura, educação ambiental, unidades de conservação e suas relações com a comunidade.
É o que se chama de “aprender fazendo”. Essa estratégia faz parte das recomendações do Programa de Educomunicação Socioambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA), documento que está sendo desenvolvido pelo ICMBio para trazer diretrizes sobre a gestão da comunicação em UCs a serviço da educação ambiental.
A equipe do Parque Nacional do Descobrimento acredita que este projeto irá contribuir bastante na ampliação do nivel de percepção das comunidades sobre a realidade em que elas vivem, o que por si só tem o potencial de possibilitar melhorias nas diferentes áreas.
A formação será realizada em oficinas para as comunidades de Pontinha I, II, Riacho das Ostras e Primeiro de Abril, no Parque Nacional do Descobrimento. Na Resex Corumbau, vai envolver participantes de Cumuruxatiba, Corumbau, Barra Velha, Veleiro, Imbassuaba e Caraíva. São comunidades de pescadores artesanais e agricultores familiares.
A proposta é que esse grupo planeje a criação do jornal e proponha formas de continuar o projeto por conta própria. O papel da consultoria é o de mediar esse processo, com foco na continuidade do processo de educomunicação pela própria comunidade. Em novembro, está previsto um encontro entre esses repórteres comunitários e os comunicadores da imprensa local, para compartilhar experiências e propôr parcerias
Um pouco sobre as Ucs
Criado em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento preserva 21.129 hectares de Mata Atlântica e rios importantes para a região, como o Cahy – um dos primeiros locais do Brasil descoberto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral. No entorno do parque há assentamentos de reforma agrária, pescadores, e pequenos e médios produtores rurais.
Já a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau é uma área de 90 mil hectares que correspondem a 65 km de praias, localizada no banco dos Abrolhos, criada para a proteção da cultura e meios de vida da população tradicional, formada por famílias pescadoras.
As duas unidades de conservação fazem parte do Corredor Central da Mata Atlântica e do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, que reúnem ainda outras áreas protegidas da região.
Saiba mais:
wwww.corredoresecologicos.ba.gov.br
Projeto Corredores Ecologicos na Bahia
www.icmbio.gov.br
Instituto Chico Mendes
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=7740&idMenu=8032
Programa Nacional de Educomunicação Socioambiental
www.encea.blogspot.com – Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental
www.nheengatu.ning.com – Comunidade de Aprendizagem sobre Educomunicação, Mídia Social
O Ponto de Cultura e Ação Griô do Espaço da Arte está concorrendo ao Prêmio ASAS. A coordenação do ponto recebeu, em julho, a visita surpresa de um técnico do Ministério da Cultura. Ele veio com a força tarefa de fiscalizar as atividades do ponto de cultura.
O Prêmio Asas habilitou 66 propostas para a próxima etapa de seleção. As listas com os projetos aprovados e os 23 eliminados foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de 4 de agosto. Após análise dos 66 iniciativas, serão selecionadas as 50 premiadas com R$ 120 mil cada.
O prêmio Asas tem como objetivo premiar os Pontos de Cultura que apresentarem as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados. A iniciativa visa contribuir para a promoção do desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da rede dos Pontos de Cultura.
No dia 3 de agosto, o Ponto de Cultura e Ação Griô do Espaço da Arte recebeu os equipamentos de informática, em virtude da sua participação no Programa de Inclusão Digital , executado pelo Ministério de Planejamento Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Como foi aprovado o Projeto e Plano Pedagógico, elaborado e enviado pela gestora do Ponto de Cultura, em l6 de janeiro deste ano, a ONG recebeu os computadores.
O projeto original chamado Espaço de Inclusão e Cidadania (EIC) tem como principais finalidades: a qualificação profissional de jovens e adultos das comunidades no domínio do conhecimento da informática. Estará oferecendo acesso ao público interno e externo ou seja crianças de 8 a l5 anos e adolescentes e jovens na faixa etária de l6 a 24 anos e sem limite final de idade na assistência à comunidade prioritariamente que pertencem às áreas carentes circunvizinhas ao espaço, que representam também sujeitos em situação de vulnerabilidade social.
A proposta política pedagógica contemplada no projeto propõe a oferta de: além dos conhecimentos na área de informática conhecimentos de temas importantes para a formação de um cidadão consciente do seu valor, do seu papel na sociedade, da sua capacidade de promover a transformação de sua própria realidade ou seja, mobilizar-se na busca de alternativas bem estar econômico e cultural. Terá funcionamento em tempo integral ou seja, de segunda a sexta das 08 as 12 e das l4h às 18 horas e horários opcionais de 18h às 21 horas e aos sábados de 08 às 12 e de 14 às 17 horas atendendo ao programa de integração Espaço Comunidade.
Suas atividades estão inseridas numa proposta “macro” onde proporciona a “cultura digital” e a maximização dos seus recursos para o desenvolvimento do cidadão. As atividades propostas numa seqüência lógica: no plano básico e conteúdos avançados, assim como desenvolvimento de programas e aplicativos usuais e em Software Livre, acrescido de atividades com aplicativos para desenho gráfico, web e aplicativos para edição de vídeo como suportes também para as oficinas do Ponto de Cultura. Trabalhos em grupos no desenvolvimento de produtos como pratica dos alunos. Prestação de serviços à comunidade como forma de geração de trabalho e renda.
Toda a programação de capacitação para as equipes gestoras e de educadores terá a assistência dos programas estaduais e federais que estão sendo oferecido prioritariamente aos pontos de cultura e demais coletivos socios-culturais além de outras parcerias que permita sempre a ampliação das possibilidades e alcance dos objetivos.
A rede de formação para a inclusão digital formada pelos pontos de cultura e demais parceiros bem como os referidos programas nas duas instâncias, farão o acompanhamento de resultados e estarão a disposição para os diálogos que se fizerem necessários. Têm o papel de fomentadores, investem em equipamentos e na capacitação para as tecnologias de forma inicial e propõe a contrapartida dos espaços educativos na manutenção da estrutura física e de recurso humanos sendo o principal responsável pela sua auto-sustentação.
Dando continuidade ao programa de formação continuada o Ponto de Cultura do EspaçoCacto e Trevo reabre oportunidade para os jovens da comunidade aprenderem técnicas de vídeo. A oficina será realizada em parceria com o Ponto de Cultura Akidara e o Centro Social Urbano de Mussurunga. As inscrições são gratuitas e já estão abertas e podem ser feitas na sede do CSU Mussurunga.
O público da oficina será jovens, a partir de l6 anos extensivo aos participantes dos projetos realizados e apoiados pelo CSU. Serão dois encontros para seleção, a oficina terá a carga horária de 260 horas com programação para dois dias por semana e inicio previsto para setembro/2009 término em janeiro/2010.
Com o objetivo de promover a iniciação profissional na área de vídeo, mas principalmente instigar o interesse da juventude pelos temas da cultura, identidade e diversidade. As atividades práticas terão como foco principal o registro e edição de um documentário sobre a riqueza cultural do bairro de Mussurunga, localizado na periferia de Salvador. O bairro de Mussurunga concentra uma diversidade cultural muito rica e o Akidara,que já faz um trabalho com a memória possui um rico acervo, que precisa ser socializado.
sábado, 8 de agosto de 2009
Estão abertas, até o dia 9 de setembro, as inscrições do edital para ‘Apoio a microprojetos culturais’, que beneficia o semiárido de onze estados brasileiros, incluindo a Bahia. O edital destinará R$ 3.061.742,28 a 281 projetos de municípios baianos. A ação é desenvolvida na Bahia pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult)/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com o Ministério da Cultura/Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB)/Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Os projetos poderão abranger as diversas áreas artísticas - artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, bem como projetos de artes integradas, desenvolvendo ações de formação, de montagem de espetáculos e/ou exposições, aquisição de materiais, entre outras formas de apresentação artístico-cultural. Em parceria com a Funceb, 36 prefeituras assumirão as inscrições e pré-seleções territoriais, por seus órgãos de cultura. O texto do edital, as fichas de inscrição e a lista das cidades do semiárido estão disponíveis nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.funceb.ba.gov.br.
A Fundação Arte de Viver está com inscrições abertas até o próximo dia 17, para os cursos Yes! jovens em ação e Yesplus, ambos destinados para jovens e adolescentes. São cursos formatados especialmente para etapas de vida onde muitas mudanças ocorrem e toda mudança sempre acarreta algum nível de stress no organismo. O objetivo do curso é ensinar técnicas de respiração, meditação e Yoga da Arte de Viver que contribuem para que se faça essa transição de maneira suave, aumentando a energia e entusiasmo do adolescente ao mesmo tempo que lhe dá mais centramento ao reduzir a ansiedade e ampliar sua auto estima. Também estão abertas as inscrições para o curso Sri Sri Yoga para os interessados em praticar Yoga e para aqueles que ainda não tiveram contato com esta pratica e desejam saber mais sobre o assunto. Os participantes irão aprender posturas simples e eficientes que podem, após o curso, serem praticadas em casa. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelos telefones 3351-6166 / 8818-1413/ 8795-6667/9986-9266, ou pelo email ba@artedeviver.org.br . Todos os cursos ocorrerão na sede da Arte de Viver na Av. Paulo VI 1984 ed. Sta Elisa 2o andar, Pituba.
MOSTRA DE ARTE E COMUNICAÇÃO
Headfones no Caldeirão
Galera, ajude os meninos da banda de rock Headfone, um dos clientes da Guedes Comunicação.Eles estão inscritos no quadro do CALDEIRAO DO HUCK CHAMADO " OLHE MINHA BANDA", por isso visitem e votem neles. O link é http://www.8p.com.br/olhaminhabandaderock/headfones/perfil
Caso queiram conhecer mais o trabalho da banda acessem: WWW.BANDAHEADFONES.COM.BR
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Ponto de Cultura baiano viaja para Espanha
Neste mês de julho, 26 integrantes do Grãos de Luz e Griô, de Lençóis, BA, e seus sócios e parceiros da Associação Capoeira Corda Bamba, Associação dos Pescadores do Remanso e Palácio de Ogum estão participando do XIX Festival Internacional de Artes Populares de Narón, Galícia, Espanha.
Representando o Brasil e a Bahia, com sua cultura e suas tradições, as crianças, jovens, educadores, griôs e mestres de tradição oral vão apresentar o espetáculo O Mito do Diamante, que conta a história de vida de Mãe Rosa, benzedeira, cantadora e parteira da comunidade do Remanso, de Lençóis.
Comunicador Comunitário
maiores de 12 anos,
Instituto Apompaz
Rua Tancredo Neves, 46
Bairro da Paz, Salvador - BA
CEP: 41515-325
Tel: (71) 3367 5891
CONTROLE DO STRESS E QUALIDADE DE VIDA
OITO PASSOS PARA A GESTÃO DO STRESS E AUMENTO DA NOSSA QUALIDADE DE VIDA NO COTIDIANO.
O stress é um conjunto de alterações biológicas detonadas quando as pressões sobre o nosso corpo são maiores do que podemos suportar.
A outra percepção, é a de que sem stress a civilização como a conhecemos não seria possível.
Esta palestra oferece uma visão isenta do stress, permitindo-nos compreendê-lo e administrá-lo de forma inteligente e produtiva.
Programa:
• O que é stress?
• O que é pressão?
• Tipos de pressão
• Tipos de stress e tipos de pressão
• Síndrome de luta x fuga
• Sinais de alarme
• As doenças relacionadas ao stress
• O stress em cadeia
Data: 15 de agosto às 20h00
Local: Livraria Saraiva do Shopping Salvador
1kg de Alimento
34943391
Curso de Comunicação para lideranças sociais e do movimento negro
Os agentes sociais, incluindo o Movimento Negro, necessitam interagir constantemente com os setores que gerem e administram a Comunicação no país. As lideranças sociais, desde jovens envolvidos com movimentos culturais e outros que atuam em associações de bairros, de mulheres, sindicais, estudantis, e de combate aos preconceitos raciais, de gênero e de classe, devem ser os principais interessados em apreender os mecanismos de domínio da Comunicação. Para isso, o Núcleo Omi-Dùdú e Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos/UFBA, está oferecendo um curso de formação para lideranças sociais e do movimento negro de setembro a novembro de 2009.
O Jornalista e Prof. Dr. Fernando Conceição é responsável pelo projeto que oferece gratuitamente 40 vagas para os 03 módulos do curso. O objetivo é colaborar para a formação e capacitação de lideranças dos movimentos sociais, incluído o Movimento Negro, no que tange às especificidades da Comunicação Política e das Políticas de Comunicação em vigor no Brasil e no mundo, em um momento em que a sociedade brasileira – preparando-se para mais uma campanha eleitoral em 2010 – passa por transformações políticas que devem resultar em maior diversidade e pluralismo democrático. O foco do curso são a Comunicação e a Política, assim como a relação intrínseca dessas duas esferas científicas.
O Processo de Inscrição e Seleção começa dia 11 de agosto e vai até o dia 19, das 09h às 17h, na sede do Omi-DuDu: Rua Monte Conselho N. 121, Rio Vermelho, próximo a 7ª Delegacia de Polícia. 30 vagas devem ser preenchidas por indicação de entidades do movimento social, incluindo o Movimento Negro, que deve selecionar até 2 candidatos por entidade. No ato de inscrição o candidato deve apresentar carta de indicação da entidade, xérox de Identidade, certificado ou histórico escolar e uma fotografia 3X4.
As demais vagas devem ser preenchidas por candidatos avulsos, não indicados por entidades, mas que comprovem atuação social. Os Candidatos devem preferencialmente ter concluído ou estar no último ano do ensino médio.
Os produtos finais do curso de capacitação e formação serão um jornal mural e um programa de rádio, frutos do módulo de práticas de Comunicação.
Serviço:
Curso de Formação para Lideranças sociais e do movimento negro
- Número de vagas: 40 (quarenta). GRÁTIS!
- 50 horas/aulas: de 1º de setembro a 19 de novembro de 2009.
- 04 horas semanais: Terças-feiras e Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.
- Quantidade: 03 módulos.