terça-feira, 21 de junho de 2011

Natura abre edital para escolha de novos projetos de compensação para o Programa Carbono Neutro

A Natura tem um compromisso de longa data com o desenvolvimento sustentável. Por isso, implantou em 2007, o Programa Carbono Neutro destinado a reduzir de forma contínua suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em todas as etapas de sua cadeia produtiva - desde a extração de insumos para produção de matérias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte de produtos, até o seu descarte. Porém, o que não é possível reduzir nos processos de produção da empresa, é compensado com a aquisição de créditos de carbono de projetos externos, selecionados por meio de edital público.

Desde o dia 16 de maio, está aberto Edital Natura Carbono Neutro da Natura abriu com o objetivo de selecionar projetos de redução de emissão e/ou remoção de gases que causam o aquecimento global e compensar suas emissões relativas aos anos de 2011 e 2012. As unidades de redução serão adquiridas com o objetivo de compensar as emissões verificadas conforme inventário de emissões de GEE da Natura referente a este biênio.

Para selecionar os projetos de compensação, a Natura busca equilibrar projetos dos setores de energia e florestal. O primeiro permite obter predominantemente créditos presentes, com ações que estão sendo realizadas no período de compra pela diminuição ou substituição de combustível energético. Os projetos florestais concedem créditos futuros, pois são obtidos na recuperação de áreas degradas que podem levar anos para alcançar maturidade. Outro tipo de projeto florestal é o de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que evita que áreas conservadas sejam desmatadas em um período de tempo determinado.

Para a escolha, emprega desde 2007, uma ferramenta-guia para qualificar os projetos de compensação. Os pontos mais importantes do processo de seleção são o perfil socioambiental e o potencial inovador das propostas. Para a construção dessa análise, a empresa se baseia em pesquisas e em ferramentas avançadas utilizadas em todo o mundo, adaptando-as às suas necessidades e estratégias.

Na seleção para o novo biênio, os projetos poderão pertencer às seguintes categorias: redução de desmatamento e degradação florestal*** (REDD+); energéticos relacionados à eco-eficiência, que visem a substituição de combustíveis não-renováveis e o uso de energias renováveis (biomassa, solar, eólica, hídrica, etc.); florestais envolvendo ações de florestamento e reflorestamento e Sistemas Agroflorestais (SAFs); e outros que apresentem práticas, tecnologias e soluções diferenciadas no combate ao aquecimento global. O formulário de inscrição e o regulamento do Edital Natura Carbono Neutro estão disponíveis no site www.natura.net/carbononeutro de 16 de maio a 5 de agosto de 2011.

"Buscamos projetos dotados de mecanismos eficazes na comprovação de redução/remoção das emissões de GEE, alinhados aos nossos objetivos e que levam em conta benefícios socioambientais localmente relevantes. Geração de renda, conservação da biodiversidade, uso sustentável e perfil inovador são outras características que serão observadas no processo de seleção. Assim, conseguimos engajar todos que se relacionam conosco e que possuem a mesma vontade de construir um sistema mais inclusivo e sustentável para a sociedade atual e futuras gerações", explica Marcelo Cardoso, vice-presidente de desenvolvimento organizacional e sustentabilidade da Natura.
Fonte; Cidade Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário