Sobre mim


Sou Ana Guedes, tenho 20 anos de experiência profissional na área de Comunicação Social. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Em 1989 iniciei minhas atividades profissionais nos jornais diários (Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, entre outros), atuando como repórter.  Em 1995 aceitei o convite de uma ONG ambientalista (Gérmen) e iniciei minha experiência em Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor.
Encerrei em maio de 2010 meu trabalho como consultora de Comunicação Social do Projeto Corredores Ecológicos na Bahia, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA), onde realizo entre outras atividades: Assessoria de imprensa, coordenação de estratégias de Comunicação, spot de rádio, produtos de marketing, elaboração dos planos de trabalho e de Comunicação e atualização do conteúdo do web site do projeto, cujos objetivos são a preservação e conservação da Mata Atlântica. Acabei de produzir reportagens para a Revista Bahia Terra de Todos Nós, que foi lançada em março de 2010, pelo Governo da Bahia.
Prestei serviço até dezembro de 2009 ainda como Coordenadora da Bolsa Ponto a Ponto, um programa realizado pelo Ministério da Cultura e com as participações do Ponto de Cultura Espaço da Arte (BA) mantido pela ONG Espaço Cacto e Trevo e o Pontão Cultura de Ouro(PA), mantido pela Associação dos Grupos Folclóricos e Culturais de Itaituba (ASGRUFOCITA) para a produção de um vídeo documentário e um catálogo de fotos sobre o artesanato de Maragogipinho, além de atuar por quase um ano como Assessora de Imprensa e facilitadora da Oficina de Comunicação para jovens para o Ponto de Cultura Espaço da Arte da ONG Espaço Cacto e Trevo, onde produzimos um jornal impresso, fotos e vídeo sobre as visitas práticas no bairro de Mussurunga.
Prestei serviço, durante um ano, como Assessora de Comunicação para os Centros Sociais Urbanos, que pertencem ao Governo da Bahia e administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Durante quase três anos fui consultora do Programa Viva Nordeste, desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esportes (Setras), atuando como Assessora de Comunicação, onde participei do processo de criação e organização do Núcleo de Comunicação, onde coordenei um grupo de trabalho, campanha publicitária e oficinas para comunicadores populares, a produção de vídeo sobre a Escola de Talentos, spot de rádio, atualização do web site e blog do projeto.
Tenho experiência em Webjornalismo como coordenadora da produção e atualização de sites institucionais (Portal da Rede Boa Farma, Escola de Talentos, Viva Nordeste) e de e-newsletter, além da produção de matérias e artigos jornalísticos para sites de conteúdo informativo como a Agecom, Comunique-se e Brasil Wiki. Prestei serviço como profissional de Comunicação, ainda, na Atividade de Comunicação Social da Petrobras/Fafen, localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari, elaborando pautas, produzindo reportagens para o house-organ da empresa, editando o boletim "Lado a Lado", eventos internos, e executando serviços referentes a um Profissional de Comunicação Social numa empresa de grande porte. Depois prestei serviço por cinco anos na Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, ligada à Arquidiocese de Salvador como editora do Jornal do Clube Excelsior Vida.
A partir deste momento entraram em cena novas funções – Assessoria de Marketing, planejamento e manutenção de conteúdo de sites -, responsáveis por uma carreira de projetos de peso, como o Jornal Soteropolis, Jornal O Suburbano, além de ser repórter colaboradora dos sites Press Brasil e Radiovitrola, e correspondente voluntária do site Catolicanet. Comecei a atuar como editora e/ou repórter free-lance das Revistas (Bahia Atual, Cabelos e Cia, Mosaico, Destaque Policial e Revista do Comércio) e inúmeros jornais.
Fui vencedora do Prêmio Asas, do Ministério da Cultura (Minc) como autora do projeto de Agência de Comunicação Comunitária para o Ponto de Cultura Espaço da Arte, desenvolvido pela ONG Cacto e Trevo, em 2010; da Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto do Ministério da Cultura (Minc), como coordenadora de Comunicação do Ponto de Cultura Espaço da Arte, desenvolvido pela ONG Cacto e Trevo, em 2009; do Top Social, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - regional Bahia (ABAP-BA), Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB/BA), Associação Comercial da Bahia (ACB) e Associação Brasileira de Recursos Humanos-Seccional Bahia (ABRH/BA) como Assessora de Comunicação Social do  Projeto Escola de Talentos, desenvolvido pelo Programa Viva Nordeste, da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras),  em 2006; do Top Social, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - regional Bahia (ABAP-BA), Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB/BA), Associação Comercial da Bahia (ACB) e Associação Brasileira de Recursos Humanos-Seccional Bahia (ABRH/BA) como Assessora de Comunicação Social  do Programa Viva Nordeste, da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras),  em 2005.
Ganhei o Concurso ABI de Foto e Reportagem promovido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em março de 1993, com a matéria "Famílias Sem-Teto loteiam as ruas" e sou vencedora do concurso interno de reportagem da Tribuna da Bahia com as matérias "Lixo recicla economia informal", "Erros denunciam colapso de saúde" e "Droga entorpece ensino baiano", todas publicadas em 1992.