quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PONTO DE CULTURA ESPAÇO DA ARTE IRÁ EXECUTAR PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

No dia 3 de agosto, o Ponto de Cultura e Ação Griô do Espaço da Arte recebeu os equipamentos de informática, em virtude da sua participação no Programa de Inclusão Digital , executado pelo Ministério de Planejamento Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Como foi aprovado o Projeto e Plano Pedagógico, elaborado e enviado pela gestora do Ponto de Cultura, em l6 de janeiro deste ano, a ONG recebeu os computadores.
O projeto original chamado Espaço de Inclusão e Cidadania (EIC) tem como principais finalidades: a qualificação profissional de jovens e adultos das comunidades no domínio do conhecimento da informática. Estará oferecendo acesso ao público interno e externo ou seja crianças de 8 a l5 anos e adolescentes e jovens na faixa etária de l6 a 24 anos e sem limite final de idade na assistência à comunidade prioritariamente que pertencem às áreas carentes circunvizinhas ao espaço, que representam também sujeitos em situação de vulnerabilidade social.
A proposta política pedagógica contemplada no projeto propõe a oferta de: além dos conhecimentos na área de informática conhecimentos de temas importantes para a formação de um cidadão consciente do seu valor, do seu papel na sociedade, da sua capacidade de promover a transformação de sua própria realidade ou seja, mobilizar-se na busca de alternativas bem estar econômico e cultural. Terá funcionamento em tempo integral ou seja, de segunda a sexta das 08 as 12 e das l4h às 18 horas e horários opcionais de 18h às 21 horas e aos sábados de 08 às 12 e de 14 às 17 horas atendendo ao programa de integração Espaço Comunidade.
Suas atividades estão inseridas numa proposta “macro” onde proporciona a “cultura digital” e a maximização dos seus recursos para o desenvolvimento do cidadão. As atividades propostas numa seqüência lógica: no plano básico e conteúdos avançados, assim como desenvolvimento de programas e aplicativos usuais e em Software Livre, acrescido de atividades com aplicativos para desenho gráfico, web e aplicativos para edição de vídeo como suportes também para as oficinas do Ponto de Cultura. Trabalhos em grupos no desenvolvimento de produtos como pratica dos alunos. Prestação de serviços à comunidade como forma de geração de trabalho e renda.

Toda a programação de capacitação para as equipes gestoras e de educadores terá a assistência dos programas estaduais e federais que estão sendo oferecido prioritariamente aos pontos de cultura e demais coletivos socios-culturais além de outras parcerias que permita sempre a ampliação das possibilidades e alcance dos objetivos.

A rede de formação para a inclusão digital formada pelos pontos de cultura e demais parceiros bem como os referidos programas nas duas instâncias, farão o acompanhamento de resultados e estarão a disposição para os diálogos que se fizerem necessários. Têm o papel de fomentadores, investem em equipamentos e na capacitação para as tecnologias de forma inicial e propõe a contrapartida dos espaços educativos na manutenção da estrutura física e de recurso humanos sendo o principal responsável pela sua auto-sustentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário