terça-feira, 25 de agosto de 2009


Diretor da SOS Mata Atlântica visita a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães
Clique para ampliar a foto

Uma das maiores reservas de biodiversidade do Brasil, a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães foi visitada pelo diretor da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, e pelo secretário do Meio Ambiente do estado, Juliano Matos. Considerada uma das mais importantes ONG’s ligadas ao meio ambiente do país, a SOS Mata Atlântica foi criada em 1986 e tem como bandeira a defesa dos remanescentes da floresta e a valorização da identidade física e cultural das comunidades da região.

Localizada no município de Wenceslau Guimarães, a estação possui uma área de 2.418 hectares de floresta de Mata Atlântica preservada. O local abriga as nascentes dos rios das Almas e Preto, além de possuir plantas raras do bioma e uma rica fauna com primatas e mamíferos em extinção. A Estação Ecológica fica situada na área dos Corredores Ecológicos na Bahia.

“Wenceslau Guimarães tem guardado uma boa parte da riqueza da Bahia e do mundo, a natureza pura, um imenso pedaço da Mata Atlântica. A comunidade tem que reconhecer a riqueza, valorizar para saber transformar os recursos naturais em benefícios, este é o grande desafio”, expressou Mantovani.

“Essa é uma das principais estações ecológicas da Bahia e do Brasil. Um cenário de floresta Atlântica robusta e preservada”, disse Juliano Matos. Junto com Mantovani, o secretário participou de um encontro na cidade sobre a importância da preservação da Mata Atlântica. Na visita, Mantovani destacou a importância da comunidade de Wenceslau Guimarães reconhecer a riqueza existente no município.

Responsabilidade ambiental - Para a prefeita Suzete Nascimento, o encontro significou mais um avanço na preservação do meio ambiente. “Com essa iniciativa, despertamos nas pessoas a importância de se olhar com mais zelo para a riqueza natural da nossa cidade”, declarou.

Para o secretario de Meio Ambiente do município, Juarez Leal, a importância da Estação Ecológica é de caráter mundial. “O que começou como uma reserva, na década de 70 com 14 hectares, hoje possui 2,4 mil hectares. A estação guarda muitas espécies nativas da fauna e flora, algumas delas em extinção”, declarou o secretário municipal.

Wenceslau Guimarães lidera o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultora Florestal (Pronaf). Em parceria com os governos federal, estadual e municipal, o programa apóia o desenvolvimento rural e incentiva o plantio de espécies de rápido crescimento - a exemplo do eucalipto - em áreas degradas ou de pastagem, para suprir a demanda crescente de madeira na região, evitando o desmatamento das florestas nativas. Hoje, já são mais de 200 hectares plantados.

A próxima iniciativa entre a Sema e o município é o projeto para recuperação da bacia do Rio das Almas, com a recuperação da mata ciliar, que já se encontra em fase de implantação.

Fonte:Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário