quinta-feira, 24 de maio de 2012

OS 10 MANDAMENTOS DO MARKETING NO FACEBOOK


Por Fabio Santos do Nuvem Digital
#1 Foque nos fãs mais não esqueça da relevância.
Para quem procurar desenvolver um bom projeto de negócio, não é a quantidade de pessoas atingidas por uma campanha o aspecto que mais importa, mas também a qualidade deles. Elas precisam ser pessoas que agreguem valor ou reconheçam o valor do produto. Algumas perguntas podem ser úteis no processo: São pessoas que vão comprar o produto ou ideia? Elas podem compartilhar este conteúdo com alguém que venha comprar? Como faço para encontrar as pessoas certas? etc.
Isso não é ficar distribuindo e-mails para qualquer um. O que a maioria faz...
#2 Lembre a seus fãs que sua empresa é composta por seres humanos.
Se seus clientes perceberem sua empresa como humana, mais facilmente eles entenderão seus erros, quando acontecerem, podendo até ajudar na reparação da situação

Correto.Ninguém é superstar ou perfeito.
#3 Surpreenda e Agrade
Procure surpreender seus seguidores com experiências inovadoras. Mas faça isto de forma que eles não tenham dúvidas de que apenas sua empresa poderia oferece-las. Uma pizzaria pode sortear uma pizza para os fãs online, ou oferecer um desconto para os 10 primeiros que comentarem uma certa postágem etc.
Surpreenda sempre...
#4 Conte histórias para as pessoas, elas amam escuta-las.
Desde tempos imemoriais o ser humano desfruta de uma atracão quase que magnética pelos contos e histórias. Ainda hoje, passamos a maior parte do dia escutando histórias, algumas verídicas, outras nem tanto, seja no noticiário da tv ou no jornal impresso; no escuro do cinema ou no conforto de nossas casas, ate as músicas mais populares são aqueles que contam histórias. Que tal compartilhar com seus fãs parte da trajetória de sua empresa?
Contar estória é bacana e cativa.
#5 Comentar pode ser melhor que Curtir
Estabeleça objetivos para sua presença no Facebook. Depois, aloque as ações em sequência que gostaria que levassem ao cumprimento do seu objetivo. Desta Forma você pode fazer melhor uso das opções disponiveis.  Um exemplo de sequência ciente vai gostar, comentar, compartilhar- visitar site, comprar produto, outro exemplo, cliente vai compartilhar – assistir video promocional – assinar feed etc.
Isso participe e compartilhe
#6 Junte-se aos outros, crie comunidades
Sempre que possível, crie comunidades ou junte-se a alguma já existente. Comunidades são lugares perfeitos para encontrar seus fãs  e bater um papo com eles. Ali, você pode escutar o que eles dizem sobre seu negócio, e entender melhor quais são as verdadeiras necessidades deles.
Esteja em grupo, seja social
#7 Crie conteúdo com valor agregado.
Mais que legal, seu conteúdo precisa ser interessante e útil, precisa dar a cada visitante um motivo ou razão para interagir com sua marca. Como conteúdo incluímos aplicativos, promoções e conteúdo de texto exclusivo.
Conteúdo é tudoooo!
#8 Escute, Responda e Aprenda
Algumas empresas gastam milhões todo ano para saber o que seus clientes pensam sobre seus produtos. No Facebook, você pode encontrar esta informação por uma pequena fração deste valor.
Isso. Aprenda ouvir
#9 Não pare de estudar sobre o Facebook e formas de interagir com outros por meio dele.
Estude sempre 
#10 O Facebook não é a internet.
A Internet é muito maior que o Facebook. Existem trilhões de páginas espalhadas pelo ciberespaço e muitas delas oferecem oportunidades para você. Mudanças na plataforma do face, podem ser benéficas, mais também podem tornar seu esforço inútil, custar-lhe mais tempo e trabalho ou mesmo dar vantagens aos seus concorrentes. Por isto, Construa uma estratégia que beneficie outras plataformas digitais, sites, blogs e startups.
Seja internauta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário