terça-feira, 16 de agosto de 2011

MinC estreita relações com países vizinhos e divulga a cultura brasileira no exterior

A divulgação da cultura brasileira no exterior e a aproximação das políticas públicas do ministério com os países latino-americanos têm sido a tônica das viagens internacionais realizadas pela ministra Ana de Hollanda, nos primeiros seis meses de sua gestão frente à Pasta da Cultura.
Em sua primeira viagem oficial fora do Brasil, a ministra acompanhou a comitiva da presidenta Dilma Rousseff ao Uruguai, no final do mês de maio, quando foi assinado um Protocolo de Intenções entre os ministérios da Cultura do Brasil e da Educação e Cultura do Uruguai, visando o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito cultural.
Europália
No mês de junho, entre os dias 20 e 22, a ministra Ana viajou para Bruxelas (Bélgica), onde participou da solenidade de lançamento da 23ª edição do Festival Europália, que neste ano tem o Brasil como país homenageado. Trata-se do maior festival internacional de artes, realizado a cada dois anos, para celebrar a herança cultural de um país convidado. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 4 de outubro e deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
O festival será um espaço privilegiado para o Brasil expor a sua cultura aos olhos do mundo e inserir artistas nacionais no circuito europeu das artes. A programação do Europália será estendida, também, para os países que fazem fronteira com a Bélgica, sede do evento: França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo.  Da programação farão parte 17 exposições de artes visuais em museus e espaços culturais e 140 espetáculos nas áreas de música, circo, dança e teatro, além de palestras e conferências sobre arte e cultura.
Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul
Ainda no mês de junho, a ministra participou da XXXII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, em Assunção (Paraguai). Neste encontro foram tomadas importantes decisões para o fomento das atividades culturais nos países do bloco. Foi definido um aporte inicial de US$ 1 milhão para compor o Fundo Mercosul Cultural, a ser captado entre os países membros. O fundo deverá financiar projetos e programas culturais na região.
Durante a reunião, também foi aprovado o Projeto de Fortalecimento Institucional para o Desenvolvimento do Itinerário Cultural das Missões na América Meridional. A proposta encaminhada pelo Comitê do Patrimônio Cultural do Mercosul envolve rotas na Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Os organismos nacionais do Patrimônio Cultural ficaram responsáveis pela implantação do projeto e devem fortalecer as estruturas internas de acesso a este caminho.
Fórum de Ministros de Cultura

Entre os dias 21 e 22 de julho, a ministra Ana de Hollanda  esteve em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), participando do XVIII Fórum de Ministros de Cultura e Encarregados de Políticas Culturais da América Latina e Caribe. O fórum é composto por 33 países e tem o objetivo de ser a instância institucional de coordenação da integração dos países da região.
Os temas abordados no encontro deste ano foram os processos de mudanças na América Latina e Caribe, analisados através da cultura da paz; da cultura produtiva, da integração e cooperação Sul-Sul, da cultura do bem-estar e da preservação do patrimônio regional.
Diálogo e Cooperação Brasil-Uruguai

Nos dias 25 e 26 de julho, a ministra retornou ao Uruguai, acompanhada de uma delegação de secretários e dirigentes do Ministério da Cultura, para definir as metas do Plano de Ação para o Diálogo e a Cooperação Brasil-Uruguai, dando início à implantação das ações previstas no Protocolo de Intenções na Área da Cultura, assinado por ocasião da visita presidencial ao país, no mês de maio.
As iniciativas vão se concentrar prioritariamente nos municípios da fronteira entre os dois países e envolvem  as áreas de cidadania e diversidade cultural; economia e indústrias criativas; audiovisual; patrimônio cultural; intercâmbio de expressões artísticas; livro, leitura, literatura e bibliotecas; e cultura dos afrodescendentes. Um exemplo do que será feito é a implantação de Pontos de Cultura e Oficinas Culturais itinerantes, que vão percorrer os municípios fronteiriços, fazendo a divulgação de conteúdos culturais binacionais.
O plano de ação inclui também a realização de feiras de livro conjuntas, mapeamento para a proteção e restauração do patrimônio cultural comum, novas parcerias na área audiovisual, incluindo a coprodução de games e filmes de animação, oficinas e residências artísticas binacionais, dentre outras atividades.
Conferência Ibero-Americana de Cultura
Ainda dentro dos compromissos internacionais da ministra, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, foi representá-la na XIV Conferência Ibero-Americana de Cultura, realizada em Assunção (Paraguai), no dia 2 de agosto. O encontro reuniu os ministros de Cultura da Ibero-América e foi uma preparação para a 21ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, marcada para o final do mês de outubro.
Na conferência foram desenvolvidos temas como ‘Cultura e Governabilidade’ e ‘Cooperação Cultural Ibero-Americana’, envolvendo debates em torno da reformulação das iberbibliotecas e novas linhas de atuação para o Século XXI: cultura e coesão social, além de diplomacia cultural.
Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC
Fotos: Roberto Stuckert Filho (Uruguai, viagem presidencial)
Inge De Keyser (Europália)
Jorge Luis Candia (Paraguai)
Divulgação/Governo Uruguai
Divulgação/Segib  (Encontro ibero-americano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário