terça-feira, 16 de agosto de 2011

23 anos da Fundação Palmares

Para marcar a data, a programação inclui a realização de seminário e show musical
Para celebrar a passagem dos seus 23 anos, a Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, vai oferecer uma programação que dá espaço ao diálogo e ao debate de ideias em torno de temas atuais. O principal evento será o Seminário Nacional – a cultura como veículo de erradicação da miséria, a se realizar entre os dias 16 e 18 de agosto, no Hotel St. Peter (Setor Hoteleiro Sul), em Brasília.
Outro ponto alto da programação serão as atividades que marcarão a noite de encerramento, dia 18, no Teatro Nacional de Brasília. Na ocasião, será feita uma homenagem Post Mortem ao ativista negro Abdias Nascimento e, em seguida, acontecerá o show musical com a cantora Leci Brandão e o rapper GOG.
O Seminário
Estarão presentes na cerimônia de abertura do seminário, marcada para as 18h30 do dia 16, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o presidente da FCP, Eloi Ferreira de Araujo.
Também foram convidados para compor a mesa os ministros Alexandre Padilha (Saúde); Fernando Haddad (Educação); Maria do Rosário (Direitos Humanos); Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Isabella Teixeira (Meio Ambiente); e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário).
Temas como Cultura, Inclusão Social e Cidadania; Juventude Negra e o Legado Cultural Afro-Brasileiro; e Cultura: Erradicar a Miséria e Ampliar a Cidadania serão desenvolvidos no  seminário promovido pela FCP. Grupos de trabalho serão formados para o debate em torno dos assuntos apresentados.

A Fundação
Criada em 22 de agosto de 1988, a Fundação Cultural Palmares tem o objetivo de promover e preservar a cultura afro-brasileira. A instituição formula e implanta políticas públicas que fortalecem a participação da população negra brasileira nos vários processos de desenvolvimento do país.
A entidade está comprometida com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra. A igualdade racial e a valorização das manifestações de matriz africana são preocupações constantes da FCP, primeiro órgão federal criado com vistas à promoção, preservação, proteção e disseminação da cultura negra.
O Seminário Nacional – a cultura como veículo de erradicação da miséria é aberto ao público, mas há um limite de vagas. É necessário preencher  o formulário de inscrição.
Veja a programação aqui
(Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário