sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lançamento Revista Espelho Negro

O lançamento da revista acontece no Centro Afro Carioca, no dia 30, as 19 horas.

A publicação conta com a parceria da Prefeitura de Diadema e dos movimentos sociais negros voltados às questões culturais afrobrasileiras e relações étnicorraciais de Diadema e região.

Com uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, 66 páginas, produção bimestral e distribuição regional, a Revista Espelho Negro foi criada com o objetivo de historificar, retratar e documentar as contribuições dos negros e negras da região na formação sóciocultural.
 “O título Espelho Negro se deve à constatação de que os cidadãos e cidadãs de origem afro-brasileira necessitam de referências que os auxiliem na construção da própria identidade, com exemplos que façam refletir sobre si próprios, sua condição e as perspectivas de realização humana e social”, explica Wilson Roberto Levy (MC Levy), da Entidade Zulu Nation Brasil. De acordo com Levy, a revista servirá como instrumento de debates de temas nas comunidades. 
 A proposta da revista destaca como objetivos:
 Ver – Mostrar a história, registro e importância do Movimento Negro, líderes, entidades, para as conquistas dos direitos e valores da questão racial na região, assim como demonstrar seu papel no desenvolvimento dos municípios e cidadãos.
Refletir - Provocar a reflexão do que é ser negro e da importância da sua identidade racial diante da formação humana individual e coletiva. Trazer referências a essa construção de identidade e de ator sóciocultural com exemplos que façam refletir a si próprio.
Reconhecer – Resgatar as raízes afrodescendentes e valorizar sua cultura, história e ativismo.
Identificar – Alterar o destino de jovens que convivem com situações de risco e que costumam ser alvo de pesquisas sobre sua vulnerabilidade/letalidade, para o lugar de protagonistas e sujeitos na construção de suas próprias histórias.
Publicação online - Antes desse lançamento impresso, a Revista Espelho Negro já tem publicação eletrônica nas redes sociais: www.facebook.com/revistaespelhonegro; e www.issuu.com/espelhonegro/docs/revista00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário