quinta-feira, 24 de maio de 2012

ESCREVENDO PARA A INTERNET PARTE 1- SAIBA COMO AS PESSOAS LEEM NA INTERNET


POR FÁBIO SANTOS
Aprenda a Escrever para a internet. 6 dicas simples de como escrever e atrair seus leitores cada vez mais para o seu conteúdo.
Aprenda a Escrever para a internet. 6 dicas simples de como escrever e atrair seus leitores cada vez mais para o seu conteúdo.
Como escrever para a internet?  Esta é uma pergunta importantíssima para quem quer escrever bem para a internet. A maioria dos blogueiros, jornalistas e escritores já a fizeram na busca do texto perfeito. Mas, antes de sabermos como escrever para a internet precisamos entender como as pessoas leem  on-line. Escrever bem para a internet pode ser o segredo de uma carreira profissional de sucesso. Bons escritores de blogs e sites atraem muitos leitores e consequentemente muitos anunciantes.  Já escritores ruins, não atraem visitantes  valiosos e podem até mesmo espanta-los. Este post é o primeiro de uma série em que separamos as melhores dicas sobre como escrever bem para internet.  Por isto, nesta série iremos analisar:
Como as pessoas leem online 
Como você já deve imaginar, escrever para internet é diferente de escrever para material impressão. Isto porque a internet é um meio ativo, ou seja, as pessoas estão sempre viajando de uma página para outra a procura de informação. A internet é um local onde as pessoas já chegam sabendo o que querem. E geralmente elas querem duas coisas: visitar lugares e concluir tarefas. Os visitantes talvez procurem por um produto, uma informação ou mesmo uma dica sobre um assunto especifico, mas estão sempre procurando por algo antes mesmo de visitar o nosso site. E é por isto que o visitante de um site absorve informação de maneira diferente do leitor de um jornal impresso por exemplo.
Exemplo:
Leitores leem apenas 28% do conteúdo de uma página na web e o fazem no formato da letra F. Assim faz mais sendido colocar o conteúdo mais relevante nesta área.
Leitores leem apenas 28% do conteúdo de uma página na web e o fazem no formato da letra F. Assim faz mais sendido colocar o conteúdo mais relevante nesta área. No artigo em questão nós não usamos a tecnica e não tivemos muitas visitas ou compartilhamentos
Na verdade, as pessoas lêem muito pouco online. Pesquisas apontam que o leitor da internet filtra o texto e acaba lendo apenas cerca de 28 % das palavras presentes nele. Intuitivamente, internautas sabem que existem milhões de páginas on-line e que se não encontrarem a informação que procuram em uma página eles irão encontrar em outra. Então, se a página que eles estiverem visitando não tiver  relevância,  ou seja as palavras-chaves e os links que ele procura, ele logo visitará outra página.
Se leitores não encontram o que eles procuram em sua página, eles visitarão outras que contenham a mesma informação disposta de forma melhor ou mais atraente que  a sua. E como não encontraram o que procuravam talvez nunca voltem. Mas, como manter seus leitores  felizes e dentro de seu site e escrevendo artigos que eles gostem e compartilhem? Responderemos a esta e outras perguntas relacionadas a como escrever para a internet nos próximos posts desta série.
fONTE; nUVEM dIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário