quinta-feira, 24 de maio de 2012

COMO ESCREVER PARA A INTERNET – PLANEJAMENTO


como escrever para a internet parte 2. Escrever para internet é simples , mas, requer uma etapa de preparação.
como escrever para a internet parte 2. Escrever para internet é simples , mas, requer uma etapa de preparação.
Para quem pensa que escrever na internet é fácil ou apenas ficar distribuindo e-mails, esse artigo é uma luva de pelica.


Por Fábio Santos do Nuvem Digital
Escrever para a internet é simples. A regra é :falamos o que queremos mas da forma que o leitor entenda melhor. Por isto, antes de escrevermos, precisamos definir qual o propósito da página que pretendemos criar. Aquele que escreve um texto na internet deseja basicamente duas coisas, dizer algo ao leitor ou estimula-lo a tomar alguma ação. Esta ação pode ser subscrever para um serviço de feed, comprar um produto, baixar um e-book ou programa, compartilhar o conteúdo nas redes sociais e por ai segue.
Saber se queremos dizer algo ao leitor ou estimula-lo a tomar uma ação requer um planejamento. Este processo de planejamento garante para quem escreve, que os leitores vão encontrar informações que o ajudem a chegar onde querem ou a realizar a tarefa que desejam. Além disto, este método vai te ajudar a escrever melhor e evitar que informação desnecessária sobrecarregue os seus textos. E para isto precisará responder apenas a uma pergunta antes de escrever:
• O que os leitores desta página querem saber ou fazer e o que você quer que eles façam ou descubram?
Respondendo esta pergunta o escritor será capaz então de separar o tipo de página que está escrevendo em três categorias:
 Páginas de navegação – são páginas que contém uma descrição simples, tópicos e titulos de páginas e postagens – A Página inicial da maioria dos sites é um exemplo de uma página de navegação.
• Páginas Sumário – é aquela página que oferece mais informação sobre um grupo de páginas, mas, não apresenta seu conteúdo. É uma descrição mais abrangente que ajuda o leitor a descobrir se são estas as páginas que ele deseja visitar. Encontramos uma página sumário quando fazemos uma busca em um site e encontramos uma lista de páginas com uma descrição do seu conteúdo.
• Páginas Conteúdo – Nestas páginas, encontramos textos abrangentes, mais detalhados, cobrindo as informações, dicas, e respostas que o usuário procura.
Veja os exemplos:
Diferentes tipos de página no site nuvendigital.com. Na busca por um post  sobre endomarketing.  Página principal, página de navegação; resultado da busca, página sumário e uma das páginas sobre o assunto, página de conteúdo.
Diferentes tipos de página no site nuvendigital.com. Na busca por um post sobre endomarketing. Página principal, página de navegação; resultado da busca, página sumário e uma das páginas sobre o assunto, página de conteúdo.
Se estamos contando algo ao leitor a probabilidade de estarmos escrevendo uma página de navegação é grande; já se estamos incentivando-o a tomar uma ação, nossa página é de conteúdo. Por isto, é essencial que o escritor tenha em mente o que ele espera que o leitor faça depois de ler o texto, antes mesmo de escrever a primeira linha. No próximo post damos mais dicas de como escrever bem e  cativar leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário