quinta-feira, 17 de maio de 2012

Abra demonstra otimismo quanto aos testes de rádio digital




A Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra) apresentou otimismo em relação aos testes que estão sendo realizados pelo Ministério das Comunicações no setor de rádio digital até o final de maio. Eles sinalizam a possibilidade real de uma definição sobre o sistema que será adotado no Brasil até meados do mês de julho. Como os afiliados da ABRA já investiram em tecnologias digitais para o rádio, a associação apoia esse passo.
 
A expectativa da associação é que em 2012, ano em que o Rádio completa 90 anos, o segmento possa sentar à mesa da convergência com todos os outros serviços que já empregam a tecnologia digital.
 
 
Os padrões já foram validados pelo Ministério das Comunicações, Inmetro e Anatel. Desta forma, as medições podem ser feitas e iniciam nas cidades de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. A avaliação leva em conta a área de cobertura, as condições de propagação nas diferentes regiões do Brasil, a qualidade do sinal e adequação às regras estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD).
 
A Abra tem acompanhado de perto o cronograma do Ministério para conclusão das medidas e aguarda com expectativa a finalização dos procedimentos que estão sendo executados. Devido a postergação do início dos testes do sistema americano, o processo deve ser finalizado até o mês de julho.
 
Recentemente, na última NAB, realizada nos Estados Unidos, foram apresentados seis dos mais de quarenta modelos de automóveis que já empregam a tecnologia digital HD Radio em suas máquinas. No mesmo evento, o consórcio DRM apresentou seu novo projeto que está chamando de 'Rebroadcasting', no qual um sinal de onda curta distribui uma programação digital. Em cada município, esse sinal é reproduzido através de uma retransmissão em FM.
 
Conforme o aviso público do Ministério das Comunicações, os padrões DRM, DRM+ e HD Rádio (AM e FM) ainda terão um conjunto de itens a serem observados até a decisão final. A Abra acredita que a subcomissão do Rádio Digital, recém criada no Congresso Nacional, também será ouvida e apresentará também seu parecer sobre o padrão a ser adotado no Brasil.
Fonte; Ad News

Nenhum comentário:

Postar um comentário