terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PROJEÇÕES CÊNICAS ENCHEM PELÔ DE LUZ E COR NAS FESTAS DE FIM DE ANO


Desde domingo (24), o artista conceitual Gaspare Di Caro leva suas formas iluminadas ao Centro Histórico de Salvador, o mais antigo do Brasil, como parte das atrações do projeto Festas da Diversidade no Pelô. Com formação cinematográfica, literária e plástica, ele transporta pinturas e fotografias para objetos, construções e monumentos por intermédio de projeções.
A iluminação cênica por meio de projeções no Natal do Pelourinho é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da imobiliária Syene Empreendimentos, empresa do grupo espanhol Copasa, com mais de 20 anos de tradição e atuação internacional.
Na cidade francesa de Nice, o trabalho de Di Caro foi comparado ao de artistas franceses como Arman e Yves Klein. O luminógrafo veio para o Brasil em 2007, quando decidiu deixar a Sicília para se confrontar com a pureza das curvas criadas por Oscar Niemeyer nos prédios de Brasília.
Desde então, vem exercendo algumas de suas performances luminosas pelo Brasil como a do Cristo Redentor, que ganhou recentemente formas, cores e até mesmo um rosto projetado pelo artista. Também realizou iluminações e projeções no Rio Tietê e na Catedral Metropolitana de Brasília.
Em Salvador, Di Caro realiza suas intervenções no perímetro entre o Palácio Rio Branco e o Cruzeiro de São Francisco. “Eu utilizo a luz como um pintor utiliza a tinta e o óleo, e o projetor atua como um pincel, utilizando as técnicas de cores e do claro-escuro”. O artista busca evidenciar os detalhes arquitetônicos do Pelourinho com sua obra até o dia 1° de janeiro de 2012. O público pode conferir as apresentações das 19 às 23h, na Catedral Basílica de Salvador (dias 27, 28 e 29) e no Palácio Rio Branco (30 e 31 e 1°).
Para o artista, o Pelourinho é um verdadeiro teatro vivo, onde os atores principais são os edifícios, dos mais emblemáticos aos mais humildes. Em seu trabalho, mostra ao público uma história secular por meio da arte projetada em construções como a Igreja de São Francisco, a Catedral Basílica, a Faculdade de Medicina e o Palácio Rio Branco, com projeções de imagens de Caravaggio, Matisse e Pierre Verger.
Programação musical da festa
Terça-feira (27)
Cortejo Afro (Largo Pedro Archanjo)
Surdo Virado (Largo Tereza Batista)
Verão Cênico e O Inspetro Geral (Largo Quincas Berro D’Água)
Quarta-feira (28)
Diamba (Largo Pedro Archanjo)
Dia 2
Lindroamor
Chegança Feminina
Dia 3
Grupo Cultural São Félix
Chegança de Mouros de Arembepe
Dia 4
Rancho Papagaio Saubara
Grupo Cultural Queimada da Palhinha
Dia 5
Auto de Natal
Entradas e Bandeiras
A Rua e Nossa Aldeia
Terno Alvorada
Dia 6
Auto de Natal
Entradas e Bandeiras
A Rua e Nossa Aldeia
Grupo Cultural Caretas do Acupe
Dia 7
Reisado Nossa Senhora da Conceição
Banda de Pífanos de Barreiras
Banda Verde Rosa
*No período de 2 a 7 de janeiro as atrações circularão pelas ruas do Pelourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário