terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EXPOSIÇÃO APRESENTA A SENSIBILIDADE DOS FOTÓGRAFOS DA SECOM


Expor a criatividade dos fotógrafos da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) e homenagear Alceu Elias que, durante 30 anos, fez coberturas fotográficas pelo Governo do Estado. Estas são algumas das razões que motivaram a realização da 1ª Mostra Fotográfica da Secom, intitulada ‘Além Pauta’.
A abertura da exposição na manhã desta quarta-feira (14), no térreo da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contou com a presença de repórteres, assessores de imprensa, fotógrafos, servidores públicos, do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida e de familiares do homenageado.
“Fico muito feliz por estar aqui recebendo e participando desta homenagem”, agradeceu Noêmia Paschoal Chaves, viúva de Alceu, após receber uma placa dedicada ao marido.
Olhar diferenciado
Conforme o coordenador de Fotografia da Secom, Manu Dias, a mostra apresenta um olhar diferenciado sobre as pautas corriqueiras. “O profissional quando cobre seminários ou outras atividades consegue colocar sua criatividade e extrair além da pauta que foi estabelecida, extrapolando o óbvio”.
Ao todo, estão expostas 40 imagens de paisagens, manifestações culturais, religiosas, do cotidiano baiano, entre outros temas. Além de fotos de Alceu Elias, quem conferir a mostra terá a oportunidade de conhecer o trabalho de profissionais de diferentes gerações, que se dividem nas coberturas jornalísticas do Governo do Estado.
Carla Ornelas, 29, está entusiasmada por ter, pela primeira vez, fotos em uma mostra. “Sempre sonhei em participar de uma exposição”. Ela trabalha com profissionais que têm mais de 20 anos dedicados à fotografia e afirma que a troca de experiências é frequente e auxilia o processo criativo. “A questão da diferença da idade é maravilhosa. Os mais velhos ensinam os mais novos e a gente faz esse misto, trocando ideias. É muito gratificante”.
Aos 56 anos, cinco deles dedicados ao setor de fotografia da Secom, Alberto Coutinho diz que é um privilégio retratar o dia a dia dos baianos e poder expor parte desse trabalho. “Para mim é uma honra participar de exposição que reúne imagens de artistas da fotografia. Um prazer imenso”.
O editor de imagem, Lázaro Sérgio Almeida, informou que o banco de imagens da Secom possui mais de 10 mil fotos feitas a partir de 2007. “Tudo está armazenado em arquivos digitais e no site da Secom e Flickr”.
A exposição é gratuita e permanece à disposição dos visitantes até 14 de janeiro. Além de Carla Ornelas, Manu Dias e Alberto Coutinho, Adenilson Nunes, Alceu Elias (in memorian), Carol Garcia, Edivalma Santana, Elói Corrêa, Haroldo Abrantes, Mateus Pereira e Rafael Martins também têm fotos na 1ª Mostra Fotográfica da Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário