sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeiro Encontro de Teatro de Boneco de Mamulengos‏




Começa nessa semana na cidade de Amparo, uma das 11 cidades paulistas consideradas estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, o Primeiro Encontro de Teatro de Boneco de Mamulengos - de 23 a 26 de maio- organizado pelo Ponto de Cultura “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos”, da Associação Inventor de Sonhos traz para cidade, grandes nomes da arte popular de Bonecos de Mamulengos Mestre Saúba (Carpina-PE), Mestre Zé Lopes (Glória de Goitá -PE) Danilo Cavalcante (Canhotinho-PE), Valdeck de Garanhuns (Garanhuns-PE ), Mestre Afonso Miguel (Teresina-PI),Chico Simões (Taguatinga -DF), Sebastian Marques (Campinas/Amparo-SP), CIA. Carroça de Mamulengos(juazeiro do Norte-CE).

Mamulengo é uma manifestação popular, que consiste em representações dramáticas, por meio de bonecos, em um pequeno palco. Por trás do palco, ficam as pessoas que manipulam os bonecos, produzindo movimento e fala. Brincante é o nome que se dá ao criador, aquele que sabe dar vida ao boneco. A presença de bonecos populares é registrada desde a mais remota Antiguidade. Provavelmente surgiu no Oriente, na China ou na Índia. No Egito, foram encontrados bonecos de ouro, marfim e barro. Nas feiras da Antiga Grécia havia fantoches e, de lá, passaram para Roma. Na Idade Média, da Itália, os títeres espalharam-se por vários outros países da Europa, levados por artistas anônimos. Naquela época, a Igreja utilizou-se do teatro de marionetes para difundir o espírito religioso. Foi assim que surgiu o "Presépio" e parece ter sido sob essa forma que a representação chegou ao Brasil. Durante muito tempo os fantoches eram utilizados em cenas religiosas para ensinar a história bíblica e só muito depois foram introduzidos temas profanos. Geralmente são temas do cotidiano, que reproduzem situações pitorescas do dia a dia. Os bonecos são feitos de material variado (madeira, metal, papel, palha, barro, entre outros.) e são vestidos a caráter. Em geral cada um tem seu nome e sua personalidade (o chorão, o briguento, o bondoso etc.). Podem ser manejados de diferentes maneiras: os de varinha, os que são movimentados por cordinhas (marionetes) e os "guignol", aqueles que são movimentados pela mão do artista, que é introduzida dentro do fantoche. No Brasil, os bonecos chegaram em dois pontos diferentes e com um espaço de século e meio. Inicialmente, apareceram em Pernambuco, talvez trazidos pelos holandeses. No Rio Grande do Sul, os alemães trouxeram o "Kasperletheater", que se naturalizou com o nome de Gaspar. Não se sabe ao certo a origem do nome "mamulengo", mas há suposições de que derive de "Mão Molenga". É também conhecido como "Brincadeira de Molengo".

Na abertura do evento terá a exposição - retratado os bonecos em pinturas - "Cores,vida e poesia", da Artista Plástica Natasha Faria do Ateliê Inventor de Sonho de Campinas e roda de Mamulengueiros, esta roda é uma forma tradicional de apresentação dos brincantes, que montam suas toldas em um grande círculo, no qual os músicos e brincantes mostram um pouco de cada Brincadeira acabando proporcionando ao público em geral qual será o panorama do encontro.

Os locais que acontecerá apresentações e intervenções dos Mamulengueiros será na Fundação São Pedro, Bairro 3 Pontes, Rodoviária de Amparo e Praça Pádua Salles, que contará com cobertura colaborativa de ativistas de Cultura Digital e Software Livre nas redes sociais da internet.

Programação completa e demais informações na fan pages e twitterhttps://www.facebook.com/CentroDePesquisaDeTeatroDeBonecos e @CPTB1

Nenhum comentário:

Postar um comentário