segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Da prática aos bastidores, programa mostra as dificuldades da reportagem



Ir às ruas para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, deixando a cargo do repórter a missão de cumprir todas as etapas de realização, desde a reportagem quanto à finalização. Foi com essa proposta que o 'Profissão Repórter' surgiu e trouxe aos telespectadores os bastidores da notícia. Com estreia ainda tímida dentro do 'Fantástico' - nasceu como quadro do dominical -, o jornalístico ganhou "vida própria" em 2008, quando passou a ser exibido às terças-feiras a noite.
fotoprep
Equipe Profissão Repórter (Imagem: Divulgação/Globo)
 O programa, comandado por Caco Barcelos, mostra, desde então, que para ser repórter é preciso ter "faro para a notícia, sensibilidade, paciência, persistência e clareza", como afirma a repórter Eliane Scardovelli, que faz parte da atração desde 2010. A jovem, que entrou na emissora como estagiária em 2009, acredita que o modelo do programa pode ajudar os jornalistas. "Explicitar os caminhos de uma matéria pode torná-la mais interessante e ajuda a aproximar o repórter do público", conta.

Diante dos desafios que surgem no dia a dia, Eliane conta ao Comunique-se que, inevitavelmente, ir às ruas e ver de perto os acontecimentos acabam marcando o repórter, mas ressalta o caso de Luana, ex-presidiária que ficou detida dos 18 aos 22 anos condenada por assaltar um ônibus. "Acompanhei essa história cheia de reviravoltas por três meses. É um privilégio ter tempo para mostrar a transformação na vida das pessoas em uma reportagem".

O trabalho jornalístico, para Eliane, deve ter um papel cada vez mais importante e a criatividade será a grande aliada. "Com tantas opções de veículos de comunicação e tantas matérias replicadas por aí, o profissional de destaque será aquele que vai contar a mesma história de uma forma diferente dos demais", revela.
Fonte; Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário