quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Google, Facebook e outros ameaçam fazer apagão


O Google, o Facebook, a Wikipedia, o Yahoo, Twitter e outros dos sites de maior audiência da internet podem interromper seus serviços como uma forma de protesto. A notícia, que ganhou força na web nas últimas horas, explica que a decisão seria uma maneira desses portais manifestarem seu descontentamento com a lei antipirataria S.O.P.A (sigla de Stop Online Piracy Act), que está em discussão no Senado norte-americano.
A NetCoalition – grupo de empresas contrárias à aplicação desta Lei, formado por eBay, Facebook, PayPal, Linkedln, Google, Yahoo e outros – declarou que, como forma de protesto, poderiam promover um blackout no acesso aos sites mais acessados do planeta, como Google e Facebook. A ideia seria restringir a utilização dessas plataformas pelos usuários e, com isso, provocar uma grade repercussão que conduziria a uma reflexão maior sobre as propostas da Lei.
Desde que seu texto foi formalizado, a S.O.P.A colocou em pontos opostos os setores de comunicação e da indústria de internet dos Estados Unidos. As provadores de banda larga, de serviços a cabo e a maior parte da indústria de TV e Cinema apóia o projeto antipirataria. Já os gigantes da web, como Google, Yahoo e as demais empresas que formaram a NetCoalition alegam que a linguagem do projeto de Lei é vaga e que transfere aos portais uma responsabilidade muito grande pelo abrigo de conteúdo pirata, cujo controle e restrição é dificultado por conta do vasto número de usuários e pelas próprias redes sociais. Sendo assim, o protesto seria uma maneira de demonstrar quer tais corporações não estão dispostas a arcar com as eventuais punições e nem sofrer restrições em relação aos seus anúncios – o que poderia, também, prejudicar suas receitas.
Apesar do anúncio da NetCoalition, não foi divulgada nenhuma data para o possível blackout dos sites e tampouco os detalhes do protesto. Caso realmente optem por tirar seu conteúdo do ar por um tempo, os portais devem preparar algum tipo de informativo para seus usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário