quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ACSP cria dois novos conselhos: terceiro setor e ambiente


A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai ampliar sua participação política e social por intermédio de conselhos,  com a implementação de dois novos fóruns de discussão e geração de propostas: o do terceiro setor e o socioambiental, voltado para o desenvolvimento sustentável. Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), "os conselhos são muito importantes para a casa, pois eles são integrados pelo melhor que temos na inteligência paulista e do Brasil", afirmou. "Por isso, além de trazer enorme prestígio para a Associação, também dá uma contribuição efetiva, porque as ações que a gente executa na ACSP, na maioria, são derivadas das comissões e conselhos", disse o presidente da ACSP.
O coordenador do Conselho Político e Social (Cops/ ACSP), o ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC), confirmou que o cronograma foi cumprido em 2011. "Seguimos as diretrizes da diretoria da Associação Comercial, procurando trazer aqui ilustres palestrantes", afirmou, acrescentando que "tivemos excelentes debates, com os mais variados temas que nos possibilitaram trazer uma colaboração efetiva aqui para a Associação Comercial". Segundo Bornhausen, "o encerramento foi coroado com a exposição do governador Geraldo Alckmin, que mostrou a pujança de São Paulo e a sua ação administrativa", observou o coordenador.

O ano de 2011 começou no Cops com a palestra "A crise e os rumos do Brasil", proferida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Também passaram pela mesa o ex-governador José Serra, analisando o programa de investimentos do governo paulista, e o ministro Gilmar Mendes, com a palestra "A modernização do Poder Judiciário". O ex-ministro Nelson Jobim debateu a segurança nacional e o prefeito  Gilberto Kassab apresentou os desafios da administração municipal de São Paulo.

Internacional - Para 2012, segundo Bornhausen, os trabalhos começam com a presença do ministro adjunto dos assuntos parlamentares de Portugal, Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas, que falará a respeito das privatizações que estão em andamento em seu país. "E também para que os empresários brasileiros possam acompanhar e, eventualmente, se interessar e participar dos leilões de privatização em 2012", comentou. O coordenador lembrou ainda que em 2011 o Cops recebeu o ex-primeiro-ministro da Espanha José Maria Aznar.

Bornhausen, que foi um dos grandes expoentes do Democratas (DEM), reafirmou que  deixou definitivamente a política partidária e que, agora, vai se dedicar exclusivamente ao Cops na área política.

Conselhos – Somados o Cops e os dois novos grupos que serão implantados em 2012, a ACSP tem 14 conselhos, além de dois comitês, um fórum de jovens empreendedores e a São Paulo Chamber of Commerce. O Conselho de Economia, criado em junho de 2009, tem atualmente a coordenação-geral do conselheiro Roberto Macedo. Sua orientação é acompanhar a implementação de políticas governamentais na área econômica, para assessorar a presidência e a diretoria da ACSP no assunto. Criado no dia 23 de outubro de 1925, o Conselho de Câmaras Internacionais de Comércio é o mais antigo no quadro de conselhos da ACSP.

Foi fundado com o nome de Conselho de Representantes das Câmaras de Comércio Estrangeiro de São Paulo. Tem como meta fazer a interlocução das câmaras com o governo e promover eventos junto com outras câmaras, como debates e missões comerciais. Atualmente não tem coordenador-geral. Outro grupo ainda sem coordenador é o Conselho Socioambiental.

Nomes  – Há ainda o Conselho Cívico e Cultural, coordenado por Francisco Giannoccaro, e o de Comércio Exterior, coordenado por Roberto Penteado de Camargo Ticoulat. Este conselheiro também comanda o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras. Antonio Carlos Pela é o coordenador do Conselho de Política Urbana; José Maria Chapina Alcazar, do Conselho do Setor de Serviços; e Nelson Felipe Kheirallah coordena o Conselho do Varejo.

O Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação, coordenado por Luís Eduardo Schoueri, também acompanha as políticas governamentais da área, para formular propostas e sugestões vinculadas às diretrizes da ACSP.

No Conselho da Mulher, a coordenadora é Marly Meirelles Breves Baruffaldi; no de Infraestrutura está Luiz Gonzaga Bertelli; e no de Terceiro Setor, a titular é Marília de Castro. O Comitê de Avaliação da Conjuntura é coordenado pelo vice-presidente Edy Luiz Kogut. E o Comitê dos Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo está sob o comando de José Cândido de Almeida Senna.

Carolina de Castro coordena o Fórum de Empreendedores; e a São Paulo Chamber of Commerce tem Alfredo Cotait Neto e Luiz Roberto Gonçalves como coordenadores.
Fonte; Diario do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário