terça-feira, 3 de agosto de 2010

SALVADOR RECEBE O PROJETO ITINERANTE DA SOS MATA ATLÂNTICA

Nas próximas duas semanas, os moradores da capital baiana poderão conhecer o projeto "A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante", da Fundação SOS Mata Atlântica. Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado pela ONG, que viaja por diversas cidades brasileiras com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares onde ocorre a Mata Atlântica. Para isto, a equipe do projeto itinerante realizará atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Entre elas, destacam-se palestras, oficinas, análise de água de rios, exibições de vídeos, maquetes interativas, jogos educativos, exposições e outras. O projeto estará de 04 a 08 de agosto, no Parque Zoobotânico, em Ondina, e de 11 a 15 no Parque de Pituaçu. O horário de funcionamento nas duas semanas será das 11h às 16h, nos primeiros dias (04 e 11/08) e das 10h às 16h, nos demais.
"Cada vez mais, a sociedade está preocupada com o uso equilibrado dos recursos naturais e com a conquista de maior justiça social e inclusão. Nós, na Natura, queremos dar nossa contribuição e ser protagonistas nesse processo de mudança. Assim, criamos um modelo de negócios que alia crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável e participamos de iniciativas de promoção social e preservação do meio ambiente. É com base nesses princípios que firmamos a parceria com a SOS Mata Atlântica: um projeto de conscientização do brasileiro sobre a importância da preservação da riqueza que ainda temos na região" destaca Renato Abramovich, Diretor Regional da Natura para Norte e Nordeste 
 
A iniciativa tem o patrocínio da Natura e do Bradesco Cartões, Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Secretaria de Meio Ambiente, Projeto TAMAR, Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá). A SOS Mata Atlântica compensará as emissões de gases do caminhão por meio de plantios realizados pelo Programa Florestas do Futuro.
 
Atrações
Entre as atrações oferecidas pelo projeto estão a solenidade de abertura; coleta de água para análise do Rio do Cobre, no Zoológico da cidade e do Rio Jaguaribe, no Parque Pituaçu; a palestra "A Mata Atlântica é aqui em Salvador", que aborda temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica presente no município; oficinas de desenhos de animais da Mata Atlântica; jogos educativos; brincadeiras; oficinas de brinquedos feitos com garrafas PET
 
Nessa passagem por Salvador, o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) promoverá palestras sobre a preservação da baleia Jubarte; jovens da comunidade da Praia do Forte realizarão a oficina "Rádio Patrulha", atividade que simula um programa de rádio com temas ambientais, culturais e musicais e, será ouvido por quem estiver passando pelo local.
 
Além disto, o projeto conta com atividades que podem ser realizadas a qualquer momento, variando apenas de acordo com o interesse dos grupos que o visitam. Uma delas é o jogo da cidadania, um tabuleiro gigante onde os participantes atuam como os pinos do tabuleiro e aprendem a respeitar o meio ambiente; ou também o CineMata, exibição de vídeos sobre a Mata Atlântica e o trabalho da Fundação; a roda das sensações, que mexe com os sentidos dos participantes, colocando-os, de olhos vendados, em uma roda e os expondo aos sons, cheiros e texturas característicos do Bioma; o jogo da memória, com espécies da fauna e da flora também pertencentes ao Bioma; os jogos e brincadeiras sobre a baleia jubarte, realizados em parceria com o IBJ; e também, exposições sobre as tartarugas marinhas, com o Projeto Tamar.
 
O público também poderá conhecer a maquete dinâmica e interativa, que fica exposta durante todo o horário de funcionamento e mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Fazendo chover de verdade em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades. Confira abaixo a programação!
 
A visita do projeto à cidade é importante, pois de acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, elaborado pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam hoje apenas 4% de toda Mata Atlântica em Salvador. "O estado baiano é uma região com grande biodiversidade, por isso, cada um precisa fazer sua parte para reverter o desmatamento dos remanescentes da Mata Atlântica", explica Camila Plaça, coordenadora do projeto. "Um dia a Mata Atlântica já ocupou quase a totalidade da área do município. Por isso, é imprescindível que a população faça sua parte, além de cobrar das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental".
 
A equipe pretende reforçar que a conservação do meio ambiente contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. A água tratada de forma correta exige menor quantidade de produtos químicos para filtrá-la. O lixo eliminado de forma adequada facilita a reciclagem e possibilita menor extração de matéria prima da natureza. A diminuição de áreas preservadas pode agravar catástrofes naturais como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em territórios próximos às áreas urbanas, além de poder causar danos à população local. "Por isso, a ideia de levar educação ambiental às várias áreas do território brasileiro é tão importante. O desmatamento não ocorre apenas nas capitais como Salvador", destaca Anderson Palmeira, biólogo e educador ambiental do projeto. "Assim, é dever da população cuidar do ambiente onde vive, jogar o lixo no local adequado, economizar água e energia elétrica, tomar cuidado ao mexer com fogo, e, desta forma, contribuir com a cidade e com o planeta", finaliza.
 
Esta é a primeira vez que o caminhão passa pela região Nordeste do Brasil, que está em seu segundo ciclo anual - o primeiro foi nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, entre maio de 2009 e de 2010, visitando 45 cidades. Além de Salvador, o projeto já visitou os municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista. Após a capital, finalizará a primeira visita ao estado baiano passando pela cidade de Feira de Santana, entre os dias 18 e 22 de agosto.
 
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas, agendamento de visitas monitoradas ou inscrição para participação voluntária, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.brou pelo telefone (11) 3055-7886. Mais informações pelo site www.sosma.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário