Sala do Artista Popular apresenta cerâmica de Irará
No dia 12 deste mês, o Instituto Mauá inaugura a exposição da Sala do Artista Popular (SAP) com a cerâmica do município de Irará. O coquetel de lançamento será às 17h, na Galeria Mestre Abdias, no Pelourinho. A exposição fica em cartaz até 30 de setembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As peças estarão à venda.
No acervo, mais de 330 peças, com destaque para os típicos potes, panelas e caborés, apresentam o traçado peculiar dos artesãos de comunidades rurais de Irará. Hoje, a cidade conta apenas com 23 ceramistas tradicionais, responsáveis pela preservação da legítima arte cerâmica que remonta ao século 19.
A mostra traz ainda, num espaço à parte, no mezanino, artefatos em cestaria e trançado e em retalho, criados a partir do aproveitamento do cipó. Ao todo, a SAP envolve 45 artesãos, representando quatro comunidades.
“É uma ação de resgate e valorização da cultura local, através do fomento da produção, associado à divulgação da arte de Irará”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.
Sala do Artista Popular
A Sala do Artista Popular é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da Promoart, e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das secretarias estaduais de Cultura e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário