terça-feira, 22 de setembro de 2009



Programa Cultura Ponto a Ponto promovem intercâmbio entre Bahia e Pará


Dentro da Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto do Ministério da Cultura, Salvador receberam, de 13 a 18 de setembro, a visita das integrantes paraenses do Pontão Cultura de Ouro, mantido pela Associação dos Grupos Folclóricos e Culturais de Itaituba (ASGRUFOCITA). Nesta segunda e terça-feira, a artista plástica Patrícia Regina de Morais Batista e a artesã Roseane Hakay Munduriku conheceram as atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura Espaço da Arte, executada pela ONG Cacto e Trevo, em Mussurunga, além de visitarem o Centro Histórico de Salvador, incluindo o Mercado Modelo, que abriga 263 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.
Na quarta e quinta, as duas paraenses conheceram o maior centro de artesanato da América Latina, localizado no distrito de Maragogipinho. A próxima etapa será a viagem das duas representantes baianas, Ana Célia Guedes e Jane de Oliveira Silva, embarcam para Belém do Pará, onde irão visitar o artesanato de Itaituba. Ainda não está agendado o embarque das baianas. Deste intercâmbio cultural, sairão como produtos, um catálogo das peças cerâmicas e um vídeo-documentário sobre os artesãos paraenses e baianos. Para o programa piloto da Bolsa de intercâmbio Cultura Ponto a Ponto foram escolhidos dois artesanatos famosos, porém precisando atingir uma visibilidade no ambiente educativo: o artesanato Munduruku, apresentado pelo Ponto de Cultura: “Cultura de Ouro” e o artesanato de Maragogipinho, apresentado pelo Ponto de Cultura Espaço da Arte da ONG Cacto e Trevo de Salvador. As integrantes dos Pontos de Cultura do Pará e da Bahia trocaram experiência, mas também desenvolveram pesquisa in loco do artesanato de Maragogipinho.
Seis jovens – Jocilene de Jesus; Maíra Magna; Beatriz Nascimento; Eduardo Oliveira Junior; Felipe da Cruz Mota e Geugraciana Damascena (que participaram das oficinas de Comunicação, Vídeo e Fotografia) - fizeram a cobertura jornalística da visita dos paraenses aos artesãos de Maragogipinho. Os jovens produziram entrevistas, fotografias, filmagens e textos sobre os oleiros, a visita das paraenses e a cultura local. A cobertura foi transmitida via internet, através do Portal ITEIA para as sedes dos Pontos de Cultura do Pará e da Bahia. Essa foi mais uma oportunidade para que os alunos das oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura Espaço das Arte possam colocar em prática os conhecimentos obtidos na formação. A visita teve o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) e da FUNCEB – Programa Apoio ao Calendário de Eventos; Ministério da Cultura – Programa Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto; A Associação dos Artesãos de Maragogipinho, da Prefeitura Municipal de Aratuípe e o Centro Social de Apoio a Saúde de Maragogipinho.
Ponto a Ponto
Para participar da Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto, os Pontos de Cultura de todo o país precisam se inscrever no programa e trocar experiências de ação cultural com um Ponto de outra cidade. As inscrições estão abertas até 21 de setembro, através da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), do Ministério da Cultura. Serão 200 bolsistas premiados com R$ 1,5 mil cada. A proposta do edital é promover a convivência direta entre os representantes dos Pontos de Cultura, o que permite ampliar a troca de conhecimentos e o fortalecimento da rede. A Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto vai selecionar 50 propostas entre dois Pontos de Cultura de cidades diferentes. Cada Ponto terá de indicar dois bolsistas, totalizando quatro por projeto. O Ponto de Cultura é uma iniciativa pública ou privada, sem fins lucrativos, selecionada por meio de edital público ou seleção direta, que desenvolve atividades de formação, produção e difusão cultural junto à comunidade local. O Ponto faz parte dos programas Cultura Viva e Mais Cultura do MinC.
Confiram a primeira coleção de fotos da primeira fase do intercâmbio no nosso álbum de fotos. www.iteia.org.br/cactoetrevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário