quinta-feira, 17 de maio de 2012

Manifestação #VetaTudoDilma, em São Paulo




Local: 
Monumento às Bandeiras, do lado de fora do Parque Ibirapuera

Horário: 10h
  
  Contra a aprovação do novo Código Florestal, manifestantes promovem mobilização #VetaTudoDilma, em São Paulo
  
No próximo domingo (20/5), manifestantes se reunirão em São Paulo para o ato público #VetaTudoDilma, que pede o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto do novo Código Florestal. A concentração acontecerá às 10h, em frente ao Monumento às Bandeiras, do lado de fora do Parque Ibirapuera.  A mobilização é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio dos comitês em Defesa das Florestas nacional e paulista, coalizões formadas por centenas de organizações da sociedade civil brasileira. O ato contará com a participação de representantes de movimentos sociais, ONG´s, estudantes, cientistas e personalidades que aderiram à campanha. A lista completa com os nomes confirmados será divulgada no dia 19 de maio, véspera da manifestação.  
  
Aprovado pela Câmara dos Deputados em 25 de abril, o projeto está agora no Palácio do Planalto, onde pode ou não ser sancionado,  pela presidente. Ela tem até o dia 25 de maio para vetar integralmente ou em partes esse texto do Código Florestal, que prejudica e muito a proteção do meio ambiente e das florestas. O texto aprovado também promove anistia a quem desmatou, beneficiando quem descumpriu a lei, e incentiva novos desmatamentos. . 
“O Brasil está às vésperas de sediar a Rio+20, mas em vez de ser um bom exemplo para os outros países, tem permitido um grave retrocesso na área ambiental”, destaca Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. 
  
“Pedimos o veto integral da presidente à proposta aprovada no Congresso. Um pedido de proteção às nossas florestas e às nossas cidades”, ressalta ele. 

 
Viva a Mata 2012 debate Rio+20 
O ato #VetaTudoDilma integra a programação oficial do Viva a Mata 2012, que acontece a partir de amanhã (18), na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), das 9h às 18h. O objetivo do evento é promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, além de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). 
  
Também no domingo (20), às 14h30, após a mobilização #VetaTudoDilma, grandes nomes do ambientalismo estarão presentes no Viva a Mata para o debate “Sociedade civil rumo à Rio+20”. O encontro acontece exatamente um mês antes da conferência e pretende falar das expectativas para o evento, discutir os temas da Rio+20, como economia verde, e fazer um balanço da situação ambiental do Brasil na atualidade. Além disso, serão tratados assuntos políticos, como a aprovação do novo Código Florestal. 
  
Participam do debate a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina SilvaPedro Roberto Jacobi, professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE) da Universidade de São Paulo (USP); Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP); Nabil Bonduki, arquiteto e professor de Planejamento Urbano da FAU-USP e ex-secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e João Paulo Capobianco, do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), ex-secretário-executivo do MMA e um dos fundadores da SOS Mata Atlântica. 
  
O Viva a Mata 2012 tem patrocínio do Bradesco e da Natura, apoio da Rádio Estadão ESPN, Globo, TAM e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A rádio oficial do evento é a Eldorado.  
  
  
Mais informações para a imprensa com:

Lead Comunicação – 
www.lead.com.br
(11) 3168-1412
Marcelo Bolzan – Ramal 22 – (11) 8714-9775 – 
marcelo@lead.com.br
Fábio Ruocco – Ramal 21 – (11) 8449-9935 – 
fabio@lead.com.br
Danyella Ferreira – Ramal 29 – (11) 8714-9786 – danyella@lead.com.br 

Heloísa Guedes – Ramal 14 – (11) 7013-0013 – heloisa@lead.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário