quinta-feira, 17 de maio de 2012

Governador fica surpreso com 40 destinos rurais baianos e promete visitá-los





Fotos: Setur

O governador Jaques Wagner enfatizou o potencial dos baianos em receber bem os visitantes e destacou alguns números do setor no Estado. “Chegamos a ter 25 voos internacionais em 2011, estamos com 22 estabelecimentos hoteleiros pré-selecionados pela Fifa, para a Copa do Mundo, e devemos receber investimentos privados de US$ 5,4 bilhões em hotelaria”, ressaltou.Principal ferramenta de marketing e divulgação da Bahia como destino turístico, o I Salão Baiano de Turismo foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (17) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A solenidade, no Centro de Convenções, em Salvador, também contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e do dirigente da Embratur, Marco Lomanto.Na ocasião, as autoridades percorreram o Pavilhão de Feiras do Centro, onde conheceram a maquete ilustrada da Bahia, assistiram às apresentações culturais de diversas regiões baianas como a Zabiapunga, do Baixo Sul do Estado e visitaram exposições como a dos últimos cinco anos do turismo baiano e o palco musical por onde passarão grandes artistas da música regional.




Principal ferramenta de marketing e divulgação da Bahia como destino turístico, o I Salão Baiano de Turismo foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (17) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A solenidade, no Centro de Convenções, em Salvador, também contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e do dirigente da Embratur, Marco Lomanto.Na ocasião, as autoridades percorreram o Pavilhão de Feiras do Centro, onde conheceram a maquete ilustrada da Bahia, assistiram às apresentações culturais de diversas regiões baianas como a Zabiapunga, do Baixo Sul do Estado e visitaram exposições como a dos últimos cinco anos do turismo baiano e o palco musical por onde passarão grandes artistas da música regional.


Sobre o Salão, Wagner destacou que o evento vai exibir todas as potencialidades do turismo baiano, que tem Salvador como seu destino mais conhecido. “O salão reflete o trabalho realizado nos últimos cinco anos, que se propôs a promover a interiorização do turismo, com a caracterização de várias atrações, e não somente o sol e a praia. Esta é uma oportunidade de negócios”, afirmou Wagner.

O governador mostrou-se surpreso com o potencial do turismo rural. "Confesso que não sabia que tínhamos 40 destinos rurais. Com certeza serei mais um dos turistas a ir a um deles", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Em sua oportunidade o governador Jacques Wagner enalteceu a atividade.“Pretendemos exibir todas as nossas facetas, uma vez que a Bahia é o destino mais conhecido do Brasil. Há uma ideia de mostrarmos os mais diferentes caminhos do solo baiano, explorando as possibilidades do turismo afro, do enoturismo, do turismo religioso. Estamos fazendo esforço na área de rodovias para facilitar o transporte, enquanto que comemoro a informação da secretaria de turismo, de que a Bahia passou a receber 25 voos semanais superando os 14 que até então eram oferecidos”, pontuou Wagner. Vim a este evento porque compreendo a ideia de ser voltado para a promoção do próprio destino.Determinei para a Embratur que durante o Rio +20 os jornalistas internacionais sejam trazidos para cá, para realizarem um roteiro de turismo rural baiano. Hoje 54% dos turistas brasileiros buscam o nordeste como destino preferencial, e isto pode aumentar no mercado internacional”, finalizou o ministro Gastão Vieira.

Número de visitantes cresceu em mais de 1,3 milhão em três anosO secretário do Turismo, Domingos Leonelli, afirmou que, pela primeira vez, se realiza um evento comercial voltado apenas para o destino Bahia, e a expectativa é que este ano seja confirmada a tendência de crescimento detectada por duas pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) . “De 2009 para 2011, a visitação à Bahia cresceu em mais de 1,3 milhão de turistas nacionais e internacionais. É um crescimento indiscutível e confirmado pelo número de desembarques nos nossos aeroportos. Houve um aumento de 14 para 25 voos internacionais semanais para Salvador”.Copa 2014Leonelli também afirmou que a Copa do Mundo é uma oportunidade para o turismo baiano. “Os turistas devem passar até um mês inteiro na Bahia. Por isso, estamos aprimorando nossos serviços e estrutura de receptivo e também a nossa capacidade hoteleira, não apenas quantitativamente, mas principalmente qualitativamente”. Segundo o secretário, os financiamentos junto aos bancos para construção e reforma de hotéis na Bahia já somam US$ 380 milhões.






Nenhum comentário:

Postar um comentário