Em busca de maior sustentabilidade, empreendimentos de maior porte são feitos seguindo processos de economia de recursos naturais, como energia e água. A empresa de consultoria Sustentech, por exemplo, analisa 32 projetos que podem receber certificações de construção sustentável nos próximos anos.
“A certificação garante e atesta que o empreendimento é realmente sustentável e que, portanto, o investidor, o comprador e o usuário terão todos aqueles benefícios resultados de um empreendimento sustentável. Para certificar um empreendimento é necessário atender diversos critérios e alcançar alguns indicadores de desempenho nas seguintes áreas: energia, água, materiais, resíduos, qualidade do ar, saúde, conforto e entorno do empreendimento”, explica João Marcello Gomes Pinto, sócio-diretor da empresa.
Dois empreendimentos que buscam a certicação com a Sustentach: Shopping Tietê e Arena Manaus.
A Sustentech desenvolve, desde 2008, projetos sustentáveis para shoppings, galpões, escolas, hotéis, lojas, restaurantes, prédios residenciais e comerciais. A empresa conta com 30 funcionarios, sendo que quadro estão aptos a credenciar os empreendimentos sustentáveis com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e dois são auditores do selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental).
João Marcello Gomes Pinto, sócio-diretor da empresa.
As principais mudanças de uma construção sustentável é pensar na economia e no bem-estar ao mesmo tempo. “Ele vai ter uma redução de até 30% no consumo de energia, até 40% de redução no consumo de água, o que garante um custo baixo de manutenção (taxa de condomínio na ordem de 12% mais barato). Além disso, a pessoa vai ter um ambiente com baixo risco de propagação de doenças respiratórias”, esclarece João.
No Brasil, os dois maiores selos de certificação são o LEED e o AQUA. Em ambos, o empreendimento pode ser dividido em categorias e níveis de pontuação diferentes. Segundo João, essa pontuação pode ajudar a determinar a compra de um empreendimento: “Nesse caso, a pessoa pode comparar os níveis de certificação LEED dos imóveis para avaliar qual trará mais benefícios ambientais, de conforto e econômicos para ela. No certificado AQUA a pessoa pode ver através do Perfil Ambiental do Edifício (disponível no certificado), se as categorias certificadas num nível de excelência maior são as mesmas que ela considera importante na aquisição do imóvel (água, energia, saúde, conforto, materiais)”.
É importante ressaltar também que um imóvel com certificação tem um preço de revenda valorizado, cerca de 10% a 20% a mais de um imóvel sem certificação.