terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Banda da Guarda Municipal leva música a comunidades


A banda de música da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) há três anos vem fazendo apresentações de cunho educativo, em diversos bairros e instituições de Salvador, promovendo a integração com a comunidade através da música. Os 19 componentes conciliam os ensaios com o exercício da função de guardas municipais.

Em 2011, quando a banda foi regulamentada, as solicitações para apresentações aumentaram. Dentre as participações de destaque estão a execução do Hino Nacional, na decisão do Campeonato Baiano de Futebol, no estádio do Barradão, em maio deste ano, e a apresentação para duzentos assistidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em junho passado.

Inclusão social - A banda também realizou este ano o projeto Doce Canção, com a proposta de levar música para as comunidades da capital baiana, inserindo a música no cotidiano das pessoas e preenchendo o tempo ocioso dos jovens e adolescentes. A atividade envolveu 30 estudantes da Escolinha Educar e Libertar, mantida pela Igreja Conversão de São Paulo, na Fazenda Grande do Retiro. Na ocasião, os estudantes aprenderam a teoria e a prática do toque dos instrumentos e, ao final, fizeram uma apresentação para a comunidade.

De acordo com Hamilton Fernando, mestre da banda, o objetivo principal é a prevenção à violência. "Somos uma guarda cidadã e, somente através da educação, podemos contribuir para a inclusão social", defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário