terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AGRICULTORES DA RMS RECEBEM EQUIPAMENTO PARA PRODUÇÃO AGROALIMENTAR


Os agricultores familiares da Região Metropolitana de Salvador (RMS) atendidos pelo Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), receberam equipamentos que possibilitam o desenvolvimento de atividades de produção, beneficiamento a comercialização de produtos agroalimentares.
Dentre os equipamentos entregues na segunda-feira (26) estavam artigos de copa e cozinha, material de limpeza, panelas, embalagens, ferramentas, adubos, sementes, geladeiras, liquidificador e batedeiras industriais. Foram atendidas 200 famílias dos municípios de Salvador, Candeias, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Itaparica, Vera Cruz e Mata de São João.
Para o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, “esta é uma oportunidade para que os agricultores que vivem nas periferias urbanas resgatem sua cidadania e vivam de forma digna, com o suor do seu trabalho”. O programa faz parte de uma política ampla, que envolve a segurança alimentar e nutricional, liderada nacionalmente pelo MDS e que visa, sobretudo, melhorar o nível de nutrição das famílias beneficiárias e gerar excedentes que possibilitem ganhos na renda familiar.
Capacitação
Segundo a coordenadora do programa, Janete Reis, além do suporte técnico, a empresa também investe na capacitação dos agricultores em diversas áreas do conhecimento, a exemplo dos cursos já ministrados sobre desenvolvimento de pessoas, associativismo e empreendedorismo, meio ambiente, nutrição e saúde, alimentação alternativa, plantas medicinais, doces e frutas, bolos e biscoitos, horticultura e galinha caipira.
O líder comunitário do município de São Sebastião do Passé, Gilson de Argolo, afirmou que a aquisição dos equipamentos é uma importante conquista. “Vai melhorar diretamente a vida de 22 famílias da minha comunidade. Teremos um complemento de renda significativo, além de ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, tendo em vista que será possível comercializar os produtos, comprar e vender no comércio local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário