quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRO - PERUANA SERÁ CRIADA EM LIMA


IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRO - PERUANA EM LIMA NO
PERU – LINGUA PORTUGUESA


Governo Peruano irá implementar uma escola pública brasileiro-peruana em Lima, por meio da formação do
quadro dos professores peruanos em Língua Portuguesa. Para tal, o Governo brasileiro apoiará técnica e
financeiramente o referido projeto, por meio de recursos do projeto BRA/04/044, e contará com a participação do Ministério da Educação do Brasil por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e do Ministério da Educação do Peru. 

Atualmente o ensino primário no Peru não conta com uma escola pública que ofereça aulas de Língua Portuguesa, História e Cultura brasileiras, apesar da importância estratégica que o domínio do conhecimento dessas áreas representaria para o Peru no âmbito de suas relações  com o Brasil.
A implementação do projeto piloto para a criação de uma escola pública brasileiro-peruana em Lima contribuiria para  a vocação de integração e cooperação de ambos os países. Além disso, beneficiaria a comunidade ducativa com o aprendizado da Língua Portuguesa, História e Cultura brasileiras, uso de novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas  educativas, assim como aproveitamento das experiências e programas educativos brasileiros exitosos.
Cabe destacar que, no marco do Encontro Presidencial de Rio Branco, em 28 de abril de 2009, os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García Perez instruíram suas autoridades competentes a tomar medidas necessárias para avaliar as condições para o estabelecimento de uma escola pública brasileiro-peruana.Durante a II Reunião da Comissão Mista Cultural e Educacional, realizada em Lima, nos dias 11 e 12 de agosto de 2009, ambos os países comprometeram-se a negociar um programa de cooperação para o estabelecimento de um projeto piloto de “Escola Pública Brasileiro-Peruana”. O Governo peruano escolheu, para esse propósito, a Instituição Educativa n. 1032 “República del Brasil”, localizada no distrito de El Cercado de Lima.
Para a implementação do projeto piloto, é preciso que diretores e docentes peruanos possuam competências e habilidades para comunicação em Língua Portuguesa. Além disso, o aprendizado de didática para o ensino em Língua Portuguesa é de fundamental importância para o Projeto. Desta forma, faz-se necessária uma formação específica.

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