terça-feira, 19 de julho de 2011

PROJETO Iberescena recebe inscrições até o dia 15 de julho

Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para projetos de criadores e produtores culturais brasileiros que queiram obter recursos do Iberescena – Fundo intergovernamental de apoio à dança, teatro e circo. Os recursos serão distribuídos em quatro editais, sendo 32 mil euros, para iniciativas de apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos; seis mil euros para projetos de pessoas físicas e oito mil euros para pessoa jurídica destinados a apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos. Mais 32 mil euros estão reservados para projetos de criação de dramaturgia e coreografia e, 12 mil euros para projetos de apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das artes cênicas.
O Programa tem como finalidade promover a difusão de obras de autores ibero-americanos; apoiar os espaços cênicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando em sua programação, produções regionais, além de favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.
Requisitos
“Os requisitos para aprovação dos projetos dentro do programa foram definidos através dos editais. Mas é importante colocar que a comissão julgadora pode determinar mais alguns critérios. Desse modo, quanto mais abrangentes forem os projetos, ou seja, promovam a integração dos países que forma o Iberescena mais aptas essas propostas estarão”, aconselha a coordenadora de teatro da Funarte Heloisa Vinadé.
Dentre estes critérios estão: qualidade integral dos projetos e trajetória artística dos participantes nos mesmos; contribuição ao desenvolvimento de linguagens inovadoras, investigação ou busca de novas formas relacionadas com a criação atual; projetos que possuam o maior nível possível de financiamento confirmado; projetos com o maior número de possibilidade de distribuição confirmada em cada um dos Estados coprodutores e fora deles.
Como um dos pré-requisitos necessários à participação é necessário que os proponentes residam nos países que compõem o programa Iberescena. Os países que integram o Programa são: Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Brasil, que se tornou membro em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica.
Números
Em 2010, primeiro ano que projetos e iniciativas brasileiras puderam participar do Iberescena. Nesse primeiro ano foram 26 inscritos e quatro contemplados no edital de apoio a redes, festivais e espaços, 15 inscritos e dois contemplados para residência artísticas, três inscritos e um contemplado para co-produção e quatro inscrições e um contemplado no edital para apoio a encontros, seminários e workshops. Totalizando 48 inscrições brasileiras nos quatro editais e oito vencedores.
Histórico
Com os objetivos de fomentar a distribuição, circulação e promoção de ibero-americanos, incentivar as co-produções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua apresentação no espaço cênico internacional, foi criado em 2006, o fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, Iberescena.
Tendo como base as decisões adotadas pela Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e Governo, celebrada em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.
Edital
Serviço:Os interessados em participar do Programa devem enviar suas propostas para o endereço:
Centro de Artes Cênicas da Funarte
Rua da Imprensa 16, sala 501, Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20030-120.
Fonte: http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário