quinta-feira, 30 de junho de 2011

Objetivos do Milênio em curtas-metragens



Até dia 06/08, você pode enviar imagens – fotos ou vídeos – sobre qualquer um dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, para o Projeto La Casa Adentro. Essas imagens serão usadas para criar novos filmes em curta-metragem. Entre os trabalhos enviados, ainda será eleito o melhor e seu autor participará de uma reunião mundial com artistas do mundo todo na Inglaterra

Por Marina Franco - Edição: Mônica Nunes

Depois de virarem história em quadrinhos e de motivarem a composição de uma música para a Copa do Mundo, os 8 ODMs - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, instituídos pela ONU, serão agora a "matéria-prima" de uma série de curtas metragens. Para chamar a atenção da sociedade para os problemas socioculturais da América Latina, o projeto La Casa Adentro pretende produzir um curta para cada uma dessas metas.

O mais interessante desta série é que sua criação será coletiva. O projeto convoca jovens artistas latino-americanos, de até 30 anos, a enviarem vídeos, fotografias ou animações – de 80 planos – que devem ser feitos a partir de propostas previamente indicadas pelo próprio La Casa Adentro. Até o dia 6 de agosto (término da convocatória), o site do projeto* publicará, a cada semana, novas propostas – diretrizes de temas e enquadramento – para o artista seguir quando realizar seu trabalho. Os interessados em participar podem escolher tanto as propostas da semana quanto aquelas publicadas anteriormente.

As imagens e gravações podem ser produzidas com qualquer tipo de câmera e devem ser enviadas para o site do La Casa Adentro. Um comitê curador e um grupo de diretores farão a seleção das imagens e planos que serão utilizados nos curtas. A ideia é formar um grande quebra-cabeça de imagens a partir da criatividade e do olhar de artistas de diferentes culturas da América Latina. Assim será possível contemplar as diversas experiências sobre os problemas do milênio, comuns a esses países.

Depois de finalizados, os vídeos serão exibidos em duas ocasiões:
- na mostra Redesearte, que será realizada em outubro, na Venezuela, e
- no WEYA - The 1st World Exhibition of Young Artists, encontro no âmbito das Olimpíadas Culturais de Londres 2012 que acontecerá em Nottingham, Inglaterra, em setembro do ano que vem.

O autor do melhor trabalho utilizado nos vídeos será convidado a participar do WEYA, que reunirá cerca de mil artistas dos cinco continentes durante uma semana. Além disso, participará da viagem à Inglaterra um estudante da instituição que melhor articular a convocatória entre seus alunos.

O projeto La Casa Adentro é uma iniciativa da empresa de projetos e soluções de cultura Base 7 Projetos Culturais, que integra a rede de produção audiovisual Ink, e do Coletivo de Cinema Independente Sin Ghettos, do qual participam vídeo artistas de países ibero-americanos.

Fonte; Planeta Sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário