quinta-feira, 30 de junho de 2011

Almanaque sobre o Xingu comemora 50 anos do parque

Carlos Fausto

Cineasta Takumã Kuikuro filma o ritual Tawarawanã durante inauguração do Centro de Documentação de seu povo, em 2007


 


Por Débora Spitzcovsky

Considerado por muitos uma referência na história dos povos indígenas no Brasil, o Pix - Parque Indígena do Xingu, localizado no Estado do Mato Grosso, está completando 50 anos de existência e, para comemorar a data, o ISA - Instituto Socioambiental lança o Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos.

Com 316 páginas, o livro revela a história e os hábitos culturais de cada uma das 16 etnias indígenas que habitam o Parque, abordando assuntos como saúde, educação, desmatamento e relação dos índios com as cidades.

Dividida em três partes - Coração do Brasil, Cartão Postal Ameaçado e Futuro do Pix -, a obra conta ainda com mais de 200 belíssimas fotos do parque e diversos mapas que mostram a geografia do local, além de pequenas seções - como, por exemplo, "Você Sabia" e "Perguntas Frequentes" -, que revelam curiosidades sobre o Pix.

O Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos será lançado, oficialmente, no dia 30 de junho, em evento fechado. Poucas edições do livro foram impressas e, por isso, ele não será comercializado e apenas algumas bibliotecas públicas do país receberão a obra.

Para comemorar as cinco décadas de existência do Pix com o grande público, o ISA promoverá três atrações culturais, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo:
- Exposição Fotográfica Xingu +50, de 1 a 31 de julho;
- Mostra de Filmes sobre o Xingu, de 1 a 10 de julho e
- Ciclo de Debates sobre o Xingu, nos dias 1 e 2 de julho.

Font; Planeta Sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário