quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SecultBA realiza cadastramento de espaços culturais da Bahia

Previsão é de que 200 centros de cultura sejam mapeados até o final de setembro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), promove, até o dia 30 de setembro de 2010, o mapeamento dos espaços culturais do estado. A ação, que teve início em julho, faz parte do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), uma ampla base de dados que estará disponível na internet e será alimentada pelos gestores da cultura dos governos federal, estadual e municipal, e também pela sociedade civil, por instituições culturais públicas, privadas e de interesse público.
O SIIC pretende suprir a lacuna de informações relacionadas à cultura e é composto por três eixos básicos: Cadastro; Gestão; e Estudos e Pesquisas. O primeiro visa construir, implantar e acompanhar o cadastramento de espaços culturais, indivíduos (artistas, produtores), grupos artísticos, instituições culturais, festas populares e patrimônio cultural. A coleta de informações atualizadas da atividade cultural baiana subsidiará o planejamento e a implementação de políticas públicas condizentes com as reais necessidades da sociedade civil.
Até o momento, foram cadastrados 60 espaços de 37 cidades diferentes, tais como Paulo Afonso, Ilhéus, Itapetinga, Belmonte, Porto Seguro, Baixa Grande, Lençóis, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna e Luis Eduardo Magalhães, além da capital. A previsão é de que 200 centros sejam por fim apresentados. Para tanto, está sendo utilizado um formulário criado através de uma ampla pesquisa realizada a partir do Censo de 1996/2006, cujas distribuição e divulgação nos Territórios de Identidade da Bahia vêm sendo feitas com apoio dos representantes territoriais, que têm também auxiliado os responsáveis pelos espaços para o seu preenchimento.
Cadastro
A Secretaria de Cultura já realizou o cadastramento das Filarmônicas, Fanfarras, Grupos de Culturas Populares e de Teatro de Rua. Com o cadastramento, é possível estabelecer políticas públicas específicas para cada setor com informações importantes que dão base para a execução dessas ações.
Para se cadastrar nesta nova etapa, voltada a espaços culturais, um representante do local deve preencher o formulário disponível em sistema on line, pelo link http://u.nu/3cxte. O acesso à página pode também ser feito através dos sites da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) e da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br). São solicitadas informações básicas, como nome, endereço, telefones, e-mails e responsáveis legais, além de dados a respeito da situação em que se encontra o espaço (em atividade, desativado, em construção etc.), existência de mantenedora e frequência de público. O único pré-requisito é que o local funcione de fato como um ambiente de cultura. No caso de dúvidas, a diretoria de Espaços Culturais da FUNCEB está à disposição para esclarecimentos, através do e-mail equipamentos@funceb.ba.gov.br ou dos telefones (71) 3116-6877 e 3116-6879.
Cadastramento de espaços culturais da Bahia
Realização: FUNCEB/ Suprocult/ SecultBA
Quando: Até 30 de setembro de 2010
Onde: Formulário on line disponível em http://u.nu/3cxte
Quanto: Grátis
Informações:
Telefones:
71 3116-6877/3116-6879
E-mail: equipamentos@funceb.ba.gov.br
www.funceb.ba.gov.br | www.cultura.ba.gov.br
Fonte: Secult-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário