quinta-feira, 23 de setembro de 2010

III edição do Prêmio Culturas Indígenas


O Prêmio Culturas Indígenas de 2010 tem duas novidades: um novo formato de seleção de projetos e o lançamento do Portal de informações interativas sobre culturas indígenas. A edição que homenageia Marçal Tupã-Y, premiará 92 trabalhos habilitados na edição de 2007 com o objetivo de valorizar o esforço das comunidades e organizações que enviaram propostas e não foram contemplados na época. O prazo para confirmação de inscrição é até o dia 15 de outubro.
Edital premiará projetos habilitados em 2007 e lançará Portal de informações interativas sobre culturas indígenas
O Prêmio é uma realização da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em parceria com Articulação Indígena da Região Sul (ARPINSUL), com o patrocínio da Petrobras por meio de recursos da Lei Rouanet. Ele visa incentivar a produção cultural indígena e destacar as ações, projetos e iniciativas, desenvolvidos pelas comunidades e compartilhá-los com a sociedade em geral.
Os projetos concorreram em 15 categorias relacionados às expressões culturais indígenas, dentre elas: religião, rituais e festas tradicionais; língua indígena; músicas, cantos e danças; teatro e histórias encenadas; jogos e brincadeiras; artesanato; medicina tradicional; memória e patrimônio; e arquitetura tradicional. Cada premiado receberá 20 mil reais e a distribuição dos prêmios será feita de forma a garantir o maior número de povos por Estado.
Portal
O portal de informações interativas sobre culturas indígenas será lançado simultaneamente à premiação, marcada para o final do ano. A idéia é que o portal, alimentado pelo banco de dados do prêmio, seja também um canal de divulgação das culturas indígenas. Serão disponibilizadas para a rede de comunidades e organizações indígenas, entre outros segmentos, informações e ferramentas que estimulem a troca de experiências, ofereçam subsídios para elaboração de políticas públicas e que ampliem o mapeamento e a divulgação dessas expressões culturais. O objetivo do portal é fortalecer a rede das culturas indígenas.
Homenagem
A cada edição o Prêmio homenageia um líder indígena reconhecido pela luta em favor dos direitos dos povos indígenas. A III Edição lembra o líder guarani Marçal Tupã-Y assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de seu papel na luta pela demarcação das terras indígenas. O Prêmio Culturas Indígenas já homenageou o líder kaingang Angelo Cretã e o cacique Xicão Xucuru, respectivamente em 2006 e 2007.
Como se inscrever
As comunidades contatadas pela equipe do Prêmio devem enviar para Rua Harmonia, 1150, bairro Vila Madalena, São Paulo, SP, Cep: 05435-001, os seguintes documentos: um documento reafirmando a intenção de executar as ações previstas na iniciativa da comunidade ou organização indígena  e um segundo documento indicando o representante da comunidade que receberá o recurso em caso de premiação. Estes documentos devem conter pelo menos 10 assinaturas de lideranças da comunidade proponente da iniciativa. Se a iniciativa tiver sido apresentada por uma organização indígena, deve conter a assinatura de todos os seus diretores.
Mais informações:
Coordenação do Prêmio Culturas Indígenas:
premioculturasindigenas@gmail.com / (11) 3868 3760
Texto: Rachel Mortari (SID/MinC), com informações de Railidia Carvalho (Coordenação do Prêmio Culturas Indígenas)
Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário