quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Governo prepara edital para TV Digital Pública

O governo brasileiro está em fase final da elaboração de um edital para a construção da infraestrutura da rede pública de TV digital, que deverá ser gerida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A ideia é que um leilão seja realizado no mês de novembro para captar parceiros e recursos da iniciativa privada que serão responsáveis pela construção de 256 torres de transmissão de sinal digital.

Apesar de fazerem parte do sistema público de TV digital, essas novas torres poderão abrigar também a aparelhagem de emissoras privadas, mediante o pagamento de aluguel.

O intuito do governo com o lançamento do digital é estimular a participação de empresas nacionais de tecnologia, visando frear o avanço das companhias estrangeiras na telecomunicação nacional. Apesar disso, algumas multinacionais, como a Cisco, dos Estados Unidos, e a TDF, da França, já demonstraram interesse no negócio.

O edital ainda está em fase final de elaboração pelo Ministério do Planejamento e ainda não prevê como será o modelo de empréstimo das empresas. A previsão é de que o documento seja enviado ao Tribunal de Contas da União nos próximos dias e que a versão final esteja pronta em setembro. O governo federal estima que o leilão deva acontecer em novembro ou em dezembro deste ano.

De acordo com os planos do Ministério, as 256 torres de TV Digital ficarão espalhadas por todos os municípios do País que possuem mais de 200 mil habitantes, sendo que a central será instalada em Brasília.

Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário