quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estudantes criam refrigerador sustentável movido a energia solar

Cerca de dois milhões de pessoas morrem ao redor do mundo todos os dias em decorrência de doenças que poderiam ser prevenidas com a aplicação de vacinas. Segundo dados da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em locais como Ásia e África, metade de todas as vacinas que precisam de refrigeração estraga antes de serem ministradas, o que significa desperdício de bilhões de dólares e a perda de milhões de vidas.

Para resolver o problema, um grupo de professores e estudantes de engenharia e de design da universidade norte-americana criou um refrigerador móvel de baixo custo e fácil manutenção que funciona a partir da energia solar.

O equipamento poderá ser utilizado para armazenar as vacinas em locais remotos, onde não há energia elétrica, e onde o uso dos medicamentos é essencial para a saúde da comunidade.

O grupo de estudantes e professores faz parte da Appropriate Technology Collaborative (ATC), que deu nome à invenção, batizada de ATC Solar Vaccine Refrigerator. Para facilitar a fabricação e distribuição do equipamento, o grupo prezou por materiais simples na sua produção, como aço, carvão vegetal e etanol ou metanol.

refrigerador-02.jpg

Com isso, ele poderá ser produzido em qualquer lugar, o que o torna mais barato e acessível em larga escala. O produto acabado não possui peças móveis que precisem de manutenção e não utiliza nenhum tipo de energia elétrica.

“Existem apenas algumas partes conectadas por uma tubulação”, informa John Barrie, um dos membros da equipe. “Uma caixa de aço preenchido com carvão ativado, uma série de tubos com alertas de arrefecimento e um recipiente de etanol. Não existem válvulas no sistema”, completa. “O usuário só precisa colocá-lo no sol e esperar que resfrie”, completa.

O projeto começou em 1997 e já passou por diversos aprimoramentos. Em 2008, um grupo de estudantes passou duas semanas em um vilarejo de Guatemala, onde construíram um protótipo do refrigerador.

Em 2010, o projeto foi selecionado e está concorrendo ao prêmio Tech Briefs Create The Future, promovido pela NASA, que busca estimular inovações da área de engenharia e design.
Fonte; Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário