quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conhecendo projeto de saneamento e educação ambiental

No inicio de Junho, eu tive a felicidade de conhecer um pouco o projeto Thaba. Não estou trabalhando nele, mas mesmo assim estou socializando informações sobre este projeto de saneamento. Eu encontrei um matéria no site da Uneb que estou reproduzindo abaixo:

Projeto beneficia 13 municípios baianos em saneamento básico
Por Vânia Dias,Núcleo de Jornalismo


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, está participando do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS).

A ação, que beneficia 13 municípios baianos, é coordenada e financiada pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e busca capacitar sobre questões socioambientais, através de cursos, seminários, oficinas e outras atividades.

Uma das expectativas do projeto, segundo Rubens Barros, coordenador do Thaba, é que essa mobilização coletiva se reflita na gestão participativa de saneamento: “Principalmente porque os municípios brasileiros, de acordo com lei federal (11.445/07), devem apresentar a partir de 2011 um plano municipal de saneamento básico para a obtenção de financiamentos públicos”.

Os municípios participantes do projeto são Rafael Jambeiro, Cícero Dantas, Formosa do Rio Preto, Teofilândia, Seabra, Morro do Chapéu, Coronel João Sá, Uauá, Palmas de Monte Alto, Iramaia, Camamu, Encruzilhada e Ibirapuã.

O Thaba é responsável por toda a metodologia de trabalho aplicada no PEAMSS. “Participamos com mais de 15 professores e 10 estudantes da UNEB dos campi de Guanambi, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Alagoinhas, Irecê e Camaçari”, destacou Barros, completando que o núcleo atua nas questões ligadas a monitoria e supervisão da iniciativa.

“Pretendemos também criar multiplicadores nas cidades envolvidas para aumentar o alcance do nosso núcleo”, concluiu Rubens.
Programação de atividades

De acordo com a programação do projeto, durante todo o mês de abril acontecem os seminários de abertura do PEAMSS nos municípios participantes.

A primeira atividade foi realizada em Rafael Jambeiro, no último dia 14, onde as comunidades locais iniciaram a construção de mapas que irão traduzir a questão ambiental do município e servir de base para o planejamento de ações e implantação do projeto.

Em maio terão início as atividades pedagógicas, que contemplam seis cursos de educação ambiental com enfoque em saneamento, tecnologias sustentáveis e legislação, com duração de 20 e 40 horas-aula.

Serão realizados também encontros com professores da rede pública, além de outros três cursos voltados para a área de comunicação, totalizando 80 horas-aula, nos quais os participantes vão produzir jornais, programas de rádio e exposições de fotografias sobre o conteúdo estudado.

Ao final do projeto, em dezembro deste ano, a UNEB, a Sedur e a Embasa vão socializar os resultados obtidos e apresentar sugestões para compor o plano de intervenções dos municípios.

As atividades do PEAMSS são franqueadas ao público. Os interessados devem procurar os postos de inscrições localizados nos municípios participantes. Há a expectativa de que, em 2011, as ações do projeto sejam estendidas para outras cidades do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário