segunda-feira, 5 de abril de 2010

Curso de Fotografia Documental

O curso pretende mostrar diversas possibilidades de projetos documentais, desenvolvendo no aluno um olhar crítico e um método de trabalho. Os participantes realizarão um projeto prático por meio da concepção, desenvolvimento e finalização de um trabalho documental.

Organizado em aulas expositivas com apresentação de material visual e atividade de campo desenvolvida pelo aluno, o curso abordará temas como a elaboração de projeto (estrutura, originalidade, objetivos, viabilidade, autorizações), a prática fotográfica documental (metodologia de abordagem do assunto), a edição (critérios de seleção das fotos) e a apresentação do material (formatos e modelos).

Cada aluno deverá ter noções básicas de fotografia e possuir câmera fotográfica analógica ou digital. Com duração total de 16 horas em sala de aula, o curso é direcionado a iniciantes na prática fotográfica, com segundo grau incompleto, de qualquer idade.

Marcella Haddad (instrutora do curso) nasceu em São Paulo e estudou fotografia no London College of Printing e fotojornalismo na Universidade de Wales. Desde 1982 participa de exposições nos principais museus e galerias do Brasil e no exterior. Sua produção se caracteriza por uma intensidade em diversas questões da contemporaneidade. Fotógrafa freelance, colaborou para diversas publicações internacionais como The Independent, The Irish Times, Boston Globe e Marie Claire. Trabalha frequentemente para ONGs em Londres, como CAFOD, War on Want, Christian Aid, Survival International e Kinetika. Nos últimos anos, vem desenvolvendo dois projetos a longo prazo: O papel da água em nossas vidas, tendo viajado por diversos países; e Festas populares em diferentes culturas. A empresária inglesa Anita Roddick, fundadora da rede de lojas The Body Shop, após visitar a exposição My Voice, My Life na Hoopers Gallery, em Londres, fez o seguinte comentário: “A fotógrafa Marcella Haddad é uma visionária e uma artista de alto calibre”.

SERVIÇO

Período do curso: 10, 17 e 24 de abril; 08 de maio de 2010.
Horário: 13 às 17h.
Local: Faculdade de Comunicação UFBA (Compus Ondina)
Valor: R$220,00; Estudante secundarista ou universitário com comprovante de matrícula: R$ 170,00
Inscrições: de 31 de março a 08 de abril, on-line: www.fapex.org.br/mof
Informações sobre inscrições: ligar para 3183-8412/8417 FAPEX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário