domingo, 8 de novembro de 2009

Conferência Setorial de Cultura Afro-brasileira



Atividade prever a construção de políticas públicas transformadoras, incluindo direito e acesso a bens culturais, para a comunidade negra

A III Conferência Estadual de Cultura está próxima de ser realizada, de 26 a 29 de novembro, em Ilhéus, e em meio ao seu processo de construção, diversas conferências municipais e setoriais têm sido realizadas com o intuito de construir políticas públicas para cada território e segmento cultural. Dentre elas, está a Conferência Setorial de Cultura Afro-brasileira – História, Memória, Tradição e Identidade, a ser realizada no dia 06 de novembro, das 8h às 18h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Nesse sentido, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, convida a estudantes, militantes, professores, artistas, religiosos(as) e demais interessados a participarem dessa ocasião, que tem o objetivo de, através do esforço coletivo, trazer o exercício do diálogo entre a sociedade civil e o governo do Estado, para que sejam criadas políticas públicas transformadoras, incluindo direito e acesso a bens culturais.

“Por entender que a cultura é o que nos estrutura como pessoas na sociedade, o diálogo esperado extrapola ao que está posto como eixos temáticos. Estamos todas e todos convocados para o diálogo e a cooperação entre os segmentos”, destacou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo. Nos debates realizados na conferência, serão elaboradas propostas de políticas públicas específicas para o fomento da cultura afro-brasileira, que serão apresentadas e defendidas na III Conferência Estadual de Cultura, por quatro delegadas(os) escolhidas(os) dentre o conjunto de participantes desta Pré Conferência.

A Conferência Setorial de Cultura Afro-brasileira compõe uma série de atividades do Governo da Bahia para o mês da Consciência Negra, o Novembro Negro, que tematizam as lutas e conquistas pela plena cidadania dos afro-brasileiros. Estão previstos também, ações literárias, ciclo de conferências e muita dinamização nas bibliotecas públicas.

“Busca-se o lugar político sem perder a perspectiva de que somos malungos por antepassados comuns e pela idéia da construção de uma identidade ancestral, agregadora, viva e atualizada. Este é o sentido que nos une e nos agrega como sujeitos autônomos, solidários e coletivos”, destaca a assessora especial para Educação da Secretaria de Cultura, Vanda Machado.



Programação



8h – Início do Cadastramento

8h30 – Mesa de Abertura

9h – Fala inspiradora

9h30 – Painéis Expositivos Temáticos da III Conferência Estadual de Cultura (CEC), Grupos de Trabalho por eixo temático III CEC, Compartilhamento de resultados e priorização

12h – Almoço

14h – Plenária da escolha de delegados para a III CEC. Cada Conferência Setorial definirá 4 delegados, sendo 3 da sociedade civil e 1 do Governo.

18h - Encerramento com programação cultural



Mais informações:

(71) 3116-6918/6919

www.fpc.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário