domingo, 8 de novembro de 2009

Salvador sedia Conferência Territorial de Cultura da Região Metropolitana



Mais de 500 pessoas devem participar do encontro, entre representantes e gestores culturais, artistas e sociedade civil. As atividades acontecem no casarão do antigo Liceu de Artes e Ofícios, no Pelourinho.

Ao passo em que 21 das 26 conferências territoriais de cultura já foram realizadas no Estado, a capital baiana se prepara para sediar a Conferência Territorial da Região Metropolitana de Salvador, nos dias 7 e 8 de novembro. Mais de 500 pessoas, entre representantes e gestores culturais, artistas e sociedade civil estão sendo esperadas para o evento.

Durante o encontro, serão debatidas propostas para o segmento de cultura do Território Região Metropolitana de Salvador e eleitos os delegados que vão participar da III Conferência Estadual de Cultura, de 26 a 29 de novembro, em Ilhéus, e da II Conferência Nacional de Cultura, em março do próximo ano, em Brasília. As atividades acontecem no casarão do antigo Liceu de Artes e Ofícios (Rua Guedes de Brito, 14, Centro Histórico).

O Território RMS é composto por 10 municípios: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz. De acordo com Renata Reis, representante territorial de cultura, municípios como Camaçari e Lauro de Freitas já estão se organizando em caravanas para participarem da Conferência.

A abertura oficial da Conferência Territorial será às 19 horas e contará com a presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles.

Ângela Andrade, superintendente de cultura do Estado, diz que a conferência territorial da Metropolitana de Salvador enriquece as discussões em torno do segmento de cultura do Estado. “É uma preparação para a III Conferência Estadual de Cultura. É um encontro muito importante, pois estarão reunidos gestores culturais e artistas de todo o território. Juntos eles enriquecem os debates, apresentando propostas para o segmento de cultura”.

Programação cultural

Além das discussões e mesas de debate, uma série de apresentações artísticas estão programadas para a Conferência. Uma das atrações mais esperadas é o grupo Tupã, que fará uma encenação teatral com bonecos e contação de histórias. O Hip-Hop de Camaçari, a Orquestra de Berimbaus e DJ Branco também marcam presença.

A manhã do segundo dia (8) é reservada à discussão de propostas sobre o segmento cultural, no âmbito estadual e nacional. A partir das 15 horas, haverá recital de poesia, exibição de vídeos e a tão esperada eleição dos delegados.

As conferências territoriais têm por finalidade fomentar discussões de temas comuns a todos os municípios dos 26 Territórios de Identidade da Bahia. Os resultados obtidos são sistematizados e formam o documento-base para os trabalhos da III Conferência Estadual. As conferências territoriais acontecem em cidades estratégicas de cada um dos Territórios de Identidade, sendo a da RMS, a última a ocorrer.

Serviço:

O quê: Conferência territorial da Região Metropolitana de Salvador.

Quando: Dias 7 e 8 de novembro.

Onde: Liceu de Artes e Ofícios (Rua Guedes de Brito, 14 - Centro Histórico).
Mais informações:

http://blogdaconferencia.wordpress.com

http://blogs.cultura.gov.br/cnc

Nenhum comentário:

Postar um comentário