segunda-feira, 18 de março de 2013

Terça da Benção tem Banda Akidara




 Na ultima tradicional Terça da Benção de março (26), Akidara se apresenta, gratuitamente, a partir das 21 horas, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A banda é uma novidade dentro da música afro pop. O show tem um forte componente percussivo e conta com desempenho corporal inspirado na dança afro, capoeira, samba de roda e dança de rua.
Os músicos utilizam atabaque, surdo, timbal, cuíca, berimbau, pandeiro, alfaia, bateria e sax, estimulados pelo percussionista Ubaldo Oliveira. Objetos reutilizados como baldes, chapas de zinco e tampinha de garrafa PET, se misturam com instrumentos eletrônicos, sintetizadores, órgão, guitarra, violão e contrabaixo.
O repertório é composto por MPB e músicas regionais baianas, valorizando os modos de vida e as manifestações populares. Também toca músicas próprias e faz re-leitura de grandes mestres e de novos talentos, mesclando ritmos do candomblé e sonoridades de matrizes afro-baianas com a diversidade da musica popular brasileira. Desde então, a banda tem realizado shows com fins cerimoniais, educacionais, entretenimento e diversão, sua grande variedade de instrumentos e seu repertório valoriza a importância da cultura afro-brasileira.
Em 2005, o trabalho da banda Akidara evoluiu para Grupo Cultural Akidara, trabalhando com jovens. A ONG criou o projeto “História Viva”, aprovado pela Fundação Gregório de Mattos. Quatro anos depois, se tornou Ponto de Cultura, realizando atividades culturais e musicais para adolescentes e adultos de Mussurunga e bairros vizinhos.
O Ponto de Cultura é coordenado pelo músico Ubaldo Oliveira, que tem carreira consolidada na música baiana. Foi percussionista da banda Motumbá e já participou das bandas Tropicália, 4 Elementais, entre outras.

Serviço
Show da Banda Akidara
Data: 26 de março de 2013
Horário: 21 horas
Local: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
Preço: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário