quarta-feira, 20 de junho de 2012

PRIMEIRO ESCRITÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA NA BAHIA SERÁ INAUGURADO NO PELOURINHO


Desde o início deste mês, consultores e especialistas na área de elaboração de projetos e gestão cultural iniciaram a realização de oficinas pelo interior do Bahia, formando artistas e agentes culturais, por intermédio do Projeto Qualicultura, uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Agora, depois de percorrer as cidades de Porto Seguro, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus, o Qualicultura vai ganhar sede própria, no Pelourinho, consolidando as ações do programas e ampliando suas possibilidades de atendimento e atuação. A inauguração do primeiro escritório na área da economia criativa na Bahia será nesta quinta-feira (21), às 9h, na Rua das Laranjeiras, nº 28, no Terreiro de Jesus. 

Economia criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que originam atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, da criatividade ou do capital intelectual de indivíduos. Diferencia-se da economia tradicional, principalmente, por atuar com foco no potencial individual e na imaginação para a produção de algo que gere renda.

O Projeto Qualicultura tem como principal objetivo o fortalecimento dos setores da economia criativa, promovendo a qualificação de agentes e organizações, apoiando a formalização e gestão de empreendimentos, estimulando a atuação em rede e apropriação de novas tecnologias.
Inovação
Entre os serviços oferecidos pelo projeto está a assessoria técnica em temas como elaboração de projetos, prestação de contas, empreendedorismo cultural, gestão, acesso ao mercado, comércio exterior, orientação jurídica, legislação aplicada a micro e pequenas empresas, inovação, associativismos, cooperativismo, orientação para o crédito e outros temas afins.

O escritório no Pelourinho funcionará em horário comercial, com a participação de assessores técnicos, consultores e facilitadores de cursos credenciados e reconhecidos pelo mercado. Para a coordenadora do programa, Lila Silva, o Qualicultura é um projeto que visa o incentivo à participação de artistas, produtores, gestores dos diferentes setores da economia criativa, empreendedores culturais, em editais da economia criativa.
Investimento
Voltado para empresas, artistas, produtores, gestores, organizadores e agentes culturais que atuam nas cadeias produtivas da economia criativa, o Qualicultura irá investir mais de R$ 728 mil para financiar produções de diferentes setores e atividades associadas à economia criativa como cinema, música, gastronomia, design, animação, jogos eletrônicos, moda, TV e rádio, publicidade, arquitetura, mercado editorial, artes visuais, artes cênicas, cultura digital e culturas populares. Até o fim do ano, o projeto pretende atender mil pessoas em encontros presenciais.

Oficinas de projetos culturais acontecem na capital e interior
As Oficinas de Elaboração de Projeto Cultural do Qualicultura estão sendo realizadas em Salvador e no interior. Neste mês, em Lençóis (28 e 29). Em julho, as em Alagoinhas (5 e 6), Vitória da Conquista (12 e 13) Caetité (19 e 20) e Valente (26 e 27). “Temos também um vasto calendário temático ate dezembro de 2012, no escritório sede do Qualicultura e em caravanas itinerantes pelo interior. As oficinas apresentam cinco temas, que vão da área de direito, marketing e administração”, explica a coordenadora do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário