quarta-feira, 20 de junho de 2012

LANÇADO EDITAL DE R$ 135 MILHÕES PARA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AOS EFEITOS DA SECA


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) lançou o edital para o Projeto Mais Água, com um investimento de R$ 135,9 milhões. As inscrições vão até o dia 18 deste mês e podem ser feitas no site da Sedes

De acordo com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), desde 2011 não chove o suficiente para acumular água nas cisternas destinada à produção e consumo das famílias. O edital, em parceria com Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), prevê a seleção de 24 entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, que construirão 15.655 estruturas hídricas voltadas à captação e armazenamento de água de chuva em 135 municípios. 

Segundo a secretária Mara Moraes, o acesso à água para produção familiar, por meio do projeto, “além de promover a produção de alimentos para o consumo do pequeno agricultor, o excedente será comercializado para ajudar na geração de renda”

A ação estruturante, que favorecerá a convivência da população com o semiárido, pretende ainda promover a Segurança Alimentar e Nutricional, beneficiando 21.235 famílias. 

A superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Elane Ferraz, afirma que “a implementação dessas políticas públicas é importante porque promove a mobilização, sensibilização e capacitação social, assim como a integração e comprometimento institucional dos atores locais municipais e regionais, que, inevitavelmente, serão os responsáveis pela necessária continuidade de diversas ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional”.
Estruturas hídricas
A chamada pública beneficiará as famílias em situação de insegurança hídrica e insegurança alimentar e nutricional, cadastrados no CadÚnico ou em processo de busca ativa, famílias pertencentes a assentamentos de reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. 

Serão construídos sete tipos de estruturas hídricas, a exemplo do barreiro trincheira familiar, barreiro trincheira comunitário, cisternas de enxurrada, bomba popular, tanque de pedra, barragem subterrânea e limpeza/aprofundamento de aguadas.

Para a coordenação da Articulação do Semiárido na Bahia, a ação fortalecerá a política de convivência com a região, pois, garantirá estruturas de preservação da água de chuva. Além disso, durante e execução do projeto, o pequeno produtor passará uma capacitação para aprender utilizar essas tecnologias.
Fonte; Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário