segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inclusive promove jornalismo cidadão


Boas notícias, artigos, vídeos, livros e muito mais relacionados a direitos humanos, cidadania e inclusão estão à disposição do internatura na revista digital Inclusive, que nasceu como um projeto autônomo e voluntário, por iniciativa da jornalista Patrícia Almeida, que também coordena o Instituto MetaSocial, do Rio de Janeiro. Num ambiente virtual colaborativo, a Inclusive oferece conteúdo próprio e aceita informações para divulgação em seu site e para seus usuários cadastrados.

Na apresentação, a Inclusive informa que seus objetivos “estão focados na promoção da inclusão social por meio da produção e veiculação de conteúdos informativos, principalmente sobre educação e direitos humanos relacionados a segmentos sociais vulneráveis – em especial às pessoas com deficiência”. A equipe da revista toma por base a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” da Organização das Nações Unidas (ONU) e a legislação voltada para as pessoas com deficiência, indo em direção a um público maior e heterogêneo.
Por meio desse jornalismo cidadão, a Inclusive quer “sensibilizar e conscientizar órgãos governamentais, veículos de comunicação, assessorias de imprensa, organizações da sociedade civil, formadores de opinião e a população em geral quanto aos direitos, serviços e informações relativas a esses segmentos sociais”.
Para colaborar com a Inclusive, o interessado pode enviar notícias, dicas, sugestões, críticas e seus próprios materiais (em qualquer mídia e formato), pode divulgar cursos e eventos sem fins lucrativos. Podee também alertar a equipe da Inclusive sobre conteúdos e informações que digam respeito à inclusão social e a promoção dos direitos humanos no Brasil e fora dele. Basta enviar mensagem para o e-mail inclusive@inclusive.org.br, informando nome e a fonte da notícia.

Os direitos sobre notícias produzidas /ou difundidas sob o nome e/ou em colaboração com a Inclusive seguem a licença Creative Commons 2.5. Brasil License.  Todas as outras notícias são indicadas com a fonte de origem e procuram respeitar a política adotada por seus autores/publicadores.
Bons exemplos
Lúcio Carvalho, da equipe da Inclusive, enviou por e-mail para a Agência da Boa Notícia matéria que "representa esforço conjugado de divulgação do trabalho do grupo "Caçadores de Bons Exemplos"". Trata-se de um grupo que percorre o Brasil buscando "dar visibilidade a projetos e iniciativas de interesse público, em sua maioria gestados e desenvolvidos no âmbito da sociedade civil, em sua maioria desconhecidos e de todo o território brasileiro." Leia aqui a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário