quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Últimos dias para inscrições de projetos nos programas do Instituto Ronald McDonald



Com o objetivo de contribuir para a atenção integral à saúde de crianças e adolescentes com câncer, o Instituto Ronald McDonald lança o segundo edital do Programa Atenção Integral.

O programa visa elevar as taxas de cura dos pequenos pacientes com câncer, por meio do apoio a diversas ações e da progressiva articulação de serviços complementares, como estratégia de consolidação da Rede de Atenção Oncológica na região de execução do projeto. Os projetos selecionados poderão ser beneficiados pelas diversas campanhas promovidas pelo Instituto Ronald McDonald, entre elas o McDia Feliz, a campanha dos cofrinhos, entre outros.

O edital do Programa de Atenção Integral funcionará como um roteiro mais detalhado e orientador para as instituições proponentes como auxílio à elaboração das propostas de projeto.

Para participar, as instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald devem acessar o Edital de Seleção Pública de Projetos para a Atenção Integral a Crianças e Adolescentes com Câncer 2010. As propostas devem ser encaminhadas segundo orientações no edital até o dia 21/02/2011.

Clique nos arquivos abaixo para ter acesso ao edital e seus anexos
Programa Atenção Integral - Edital 03/12/2010





 Clique nos arquivos abaixo para ter acesso ao edital e seus anexos
Programa Diagnóstico Precoce - Edital - 03/12/2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 1 - Roteiro - versão 03Dez2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 2 - Formulário - versão 03Dez2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 3 - Orçamento e Cronograma - versão 03Dez2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 4 - Mérito - versão 03Dez2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 5 - Minuta convênio 2011 - versão 03Dez2010
Programa Diagnóstico Precoce - Anexo 6 - Fluxogramas - versão 03Dez2010

O Programa
Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce. O Programa visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil.
A iniciativa, idealizada em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o INCA, viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais do Programa Saúde da Família, estratégia de reorientação da Atenção Básica proposta pelo Ministério da Saúde para todo o território nacional. Os profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros, são capacitados para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer infantojuvenil.
O Programa Diagnóstico Precoce também tem como objetivo estimular a estruturação da rede de atenção oncológica nas regiões onde é implantado, através de análise da situação local, articulação com o gestor SUS e oficinas que problematizam casos reais em sala de aula com as equipes do Programa Saúde da Família.
O desenvolvimento do Programa conta com parcerias essenciais:
  • Instituto Nacional de Câncer - INCA
  • Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica - SOBOPE
  • Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald
  • Confederação Nacional das Instituições de Apoio a Crianças com Câncer - CONIACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário