quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Está aberta a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba

Imprimir E-mail
   
De 14 de setembro a 31 de outubro, a capital paranaense terá a oportunidade de vivenciar diversas manifestações de design. A cidade recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma entidade que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria. O tema do evento é "Design, Inovação e Sustentabilidade" e a curadoria geral é de Adélia Borges.
O objetivo desta edição é democratizar o design. "Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas", revela Letícia Castro Gaziri, diretora de projetos do Centro de Design Paraná. Uma das grandes inovações é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques.

Na opinião do presidente da Fiep PR, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. "Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. E não estamos nos referindo apenas à apresentação final do produto, mas sim a todo processo, desde o desenvolvimento até sua comercialização. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade", comenta.

Para sediar o evento, Curitiba passou pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (Coeb), que reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. As outras edições da Bienal aconteceram em São Paulo (2006) e em Brasília (2008). O evento é itinerante e deverá ser realizado em cidades diferentes a cada dois anos. Em 2012, a Bienal acontecerá em Belo Horizonte.

Números
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. "Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do país e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente", afirma a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.

Ao todo, 38 conferencistas de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal.

Curadoria
A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba tem como curadora geral a jornalista mineira Adélia Borges. A Bienal abordará temas da atualidade, sob a ótica da inovação e da sustentabilidade. Assim, sua visitação será essencial para quem quiser estar "antenado" não só no presente, como também nos rumos que o design deve seguir no futuro próximo. Os principais designers brasileiros de produto estarão representados. "Tivemos uma preocupação grande de não nos restringirmos ao eixo Rio-São Paulo, costumeiro em eventos desse tipo, e sim ampliar para todo o país", explica Adélia. Serão produtos e serviços de vários segmentos, em diferentes materiais e técnicas produtivas.

Mostras
Nove mostras compõem a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba. As exposições reunirão as contribuições criativas do passado cujas influências permanecem até hoje; projetos que articulam o design, a inovação e a sustentabilidade; e trabalhos acadêmicos de excelência que projetam a geração de profissionais do futuro.

Confira as mostras e os locais:
Design, Inovação e Sustentabilidade
A principal mostra da Bienal apresentará um panorama da produção recente do design brasileiro, tendo como eixos condutores a inovação e a sustentabilidade. Cerca de 200 projetos, entre produtos, design de serviços e sistemas produto+serviço, incluindo design gráfico e de embalagens, estarão presentes.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Adélia Borges - jornalista, curadora especializada em design e professora na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Autora de seis livros, entre eles Designer não é Personal Trainer. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira. Escreveu para várias publicações, como a revista Design & Interiores.

Sustentabilidade: E eu com isso?

Exposição de cartazes inéditos elaborados em torno da frase/tema "Sustentabilidade: e eu com isso?". O projeto se vale da força direta e sintética dos cartazes para buscar novos olhares que coloquem em questão e reflitam sobre o termo sustentabilidade, sua conceituação, uso e consequências. Além de 20 peças criadas por artistas visuais e jovens designers convidados, a exposição terá mais 10 feitas por estudantes selecionados em concurso nacional organizado em parceria com o NDesign. A mostra estará em espaços urbanos abertos, num esforço deliberado para chegar a públicos mais amplos do que aqueles que usualmente frequentam exposições. Conjuntos de cartazes serão disponibilizados para instituições que queiram realizar mostras em suas cidades, simultaneamente à Bienal. Informações: (41) 3018-7332/ 3018-7332
Local: Ambientes urbanos de Curitiba, como Parque Barigüi e Jardim Botânico, e de outras cidades, ainda a serem confirmados.
Curadoria: André Stolarski - designer visual, atual diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil, professor na ESDI/UERJ e na ESPM/RJ. Dirigiu o departamento de design e museografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi coordenador geral da Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG em 2008.

Rico Lins - designer, diretor de arte, professor e curador. Tem Master pelo Royal College of Art de Londres. Foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Em 2009, realizou a exposição "Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira".

Bienais de Design: Primórdios de uma ideia
Esta exposição recupera a história das primeiras bienais de design realizadas no Brasil. No Rio de Janeiro, foram três edições da Bienal Internacional de Design, em 1968, 70 e 72, organizadas pelo Instituto de Desenho Industrial (IDI). Em Curitiba, o professor Ivens Fontoura liderou duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 1990 e 1992.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Freddy Van Camp - designer, titular da Van Camp Design, pós-graduado na UCLA/USA e na SHFBK Braunschweig/Alemanha. Professor da ESDI/UERJ desde 1974, já foi diretor desta instituição por duas ocasiões. Trabalhou ainda na Consul, onde fundou o departamento de design.
Ivens Fontoura - designer, crítico de design, museógrafo e professor. Mestre em Design Industrial (UNAM), em Educação (UFPR) e doutorando em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad de Santiago de Compostela). É conservador-chefe do Museu Universitário PUCPR.
Design Urbano: Uma Trajetória
Nesta exposição o arquiteto, urbanista e administrador público Jaime Lerner pontua algumas das experiências de sua trajetória profissional de quase meio século no que diz respeito a intervenções de design urbano. São projetos elaborados tanto para Curitiba quanto para outras cidades nacionais e internacionais em que ele pôde aplicar seus conceitos de mobilidade, sustentabilidade e identidade. O ponto que une esses diferentes trabalhos é o fato de representarem soluções altamente inovadoras sem precisarem recorrer a orçamentos estratosféricos. Ligeirinho, o programa "Lixo que não é lixo", Rua portátil e os Dock-Docks, sistema de veículo supercompacto sem propriedade individual, são alguns dos projetos a serem apresentados.
Local: Memorial de Curitiba
Curadoria: Jaime Lerner - arquiteto. Atuou no planejamento que tornou Curitiba referência em gestão urbana. Foi prefeito municipal por três vezes e governador do Paraná. Desenvolve projetos de estruturação urbana para cidades do país e do exterior. É consultor das Nações Unidas para assuntos de cidades.
A reinvenção da matéria
Há uma febril movimentação no mundo hoje em torno do que podemos chamar de "reinvenção da matéria", em que o designer atua não no nível do produto, mas da matéria-prima com que ele é feito. O Brasil reúne condições especiais de liderar esse processo no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados. Além disso, há uma tradição popular no país quanto à reciclagem. Movido pela miséria, o povo brasileiro tinha práticas ecológicas antes mesmo de essa palavra ser incorporada ao dicionário. Esta exposição vai mostrar um panorama desse movimento no Brasil hoje. Seu foco são matérias-primas brutas e sua transformação, por meio da inteligência humana, em objetos sustentáveis.
Local: Museu Oscar Niemeyer
Curadoria: Adélia Borges
Mostra Internacional - It's a Small World (Dinamarca)
Como os designers dinamarqueses estão trabalhando temas globais como sustentabilidade, novas tecnologias e consumo? A mostra It's a small world tem a proposta de responder essa questão, ao apresentar a produção de um país com uma longa tradição na área do design, hoje bastante preocupado com soluções criativas e conscientes para a problemática ambiental. A exposição estreou em Copenhagen no final de 2009, foi para Shangai e agora chega ao Brasil e, reúne num mesmo espaço design, artesanato e arquitetura.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Tina Midtgaard - Danish Design Centre; Karen Kjærgaard - Danish Crafts; e Kjersti Wikstrøm - Danish Architecture Centre
Memória do Design no Paraná
Cinco designers paranaenses estão sendo objeto de pesquisa realizada pela Universidade Positivo. O projeto "Memória do Design no Paraná: Entrevista Coletiva" visa a resgatar, por meio de entrevistas reunidas em livro e DVD, a história e o trabalho dos profissionais pioneiros no design do Paraná.
Foram selecionados profissionais com atuação marcante no período de 1960 a 1980 no Paraná. A seleção procurou levar em consideração a atuação em duas áreas: a programação visual e o desenho industrial. Os nomes são: Guilherme Bender, Jorge de Menezes, Ronaldo Rego Leão, Manoel Coelho, Rubens de Palma Sanchotene.
Local: Universidade Positivo
Curadoria: Antonio Razera Neto - designer, mestre em Engenharia Florestal pela UFPR, sócio-proprietário da empresa DZAi Industrial e Gráfico, coordenador e professor do Curso de Design de Produto da Universidade Positivo. Foi também coordenador e professor do Curso de Desenho Industrial da UFPR.
Renato Bertão - designer e artista plástico, professor do curso de Artes Visuais - Computação da Universidade Tuiuti do Paraná, professor e coordenador do Curso de Design - Projeto Visual da Universidade Positivo. Fez a direção técnica da Bienal Brasileira de Design de 1991.
Novíssimos
De um lado, a nova geração de designers, que está saindo dos bancos escolares. De outro, os empresários, tantas vezes precisando do frescor de ideias para responder a um mercado em mutação. A exposição Novíssimos vai aproximar esses dois atores, fazendo uma ponte entre oferta e demanda. De móveis a luminárias, de joias a utensílios domésticos, de máquinas a uma biblioteca itinerante, de sanitário a instrumentos de trabalho, uma visão de produtos concebidos por estudantes de todo o país tendo em vista as necessidades ambientais e sociais da população brasileira.


Serão apresentados 53 projetos de produtos, de 12 estados e 27 instituições, reunidos a partir de indicações de professores universitários de todas as regiões do Brasil e, posteriormente, selecionados por um júri composto por Nelson Ivan Petzold, Geraldo Pougy (Centro de Design Paraná), Gisele Leiva do Rio (ADP) e Roger Rieger (ABEDesign). Na seleção final estão participantes do Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e DF.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Ivens Fontoura

Memória da Indústria: O caso da CIMO
A exposição tem como tema a experiência da Móveis Cimo S.A., criada em Rio Negrinho, SC, nos anos 1920, que posteriormente se estendeu ao Paraná. O empreendimento foi um dos marcos divisores entre a herança artesanal e o início da produção seriada no Brasil, e existiu até os anos 1970. Maior indústria de móveis do país, seus produtos estiveram em salas de aula, repartições públicas, escritórios, casas, auditórios e cinemas do Brasil e da América Latina, e ainda hoje estão vivos na memória das pessoas, reconhecidos por suas qualidades de resistência, durabilidade, beleza e conforto. A mostra trará documentos e fotos de época e cerca de 40 peças originais de mobiliário.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Angélica Santi - designer de mobiliário desde 1968, fundadora da Oficina Arte Design, onde atua até hoje. Tem larga atuação docente: lecionou na Faap, Uniban, Oficina, Feevale e na Universidade Federal de Viçosa. A experiência da Cimo foi tema de sua dissertação de mestrado na FAUUSP.
Seminário internacional Design Innovation Labs
Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba promove o seminário internacional Design Innovation Labs. O evento terá palestras, clínicas de consultoria para empresários, workshops, apresentação de cases de sucesso e painéis de discussão, com nomes de referência nacional e internacional. As atividades acontecem em três espaços diferentes: Cietep, Sebrae Paraná e Universidade Positivo e possuem tanto entrada gratuita, quanto ingresso mediante taxa de inscrição. Programação completa e inscrições pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br
Ações educativas
Um dos objetivos do evento é ampliar a compreensão do design como ferramenta estratégica para a inovação e sustentabilidade. Para isso, propõe ações educativas que envolvam o público e os projetos apresentados. A temática Design, Inovação e Sustentabilidade será utilizada na capacitação de professores da rede municipal de ensino. Além disso, serão organizadas visitas de estudantes aos espaços da exposição, acompanhadas por equipes de monitoria. Para participar é preciso cadastrar a escola no site http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/ .
Ações interativas
Mesmo quem não puder participar do evento em Curitiba, poderá ter acesso às mostras da Bienal Brasileira de Design por meio da exposição virtual. O tour virtual pode ser feito em breve no site do evento. Além disso, é possível eleger o produto-destaque da edição 2010.
Ações paralelas
Paralelas às ações principais da Bienal 2010, acontecerão mais de 20 iniciativas culturais alinhadas ao tema Design, Inovação e Sustentabilidade. São exposições, debates, lançamentos de livros, mesas-redondas, visitas técnicas a empresas, entre outras atividades, propostas pela comunidade. Confira:
EXPOSIÇÃO PRODESIGN>PR
Exposição da produção dos designers do Paraná com o objetivo de  estimular a troca de informações com a comunidade e divulgar a associação.
De 14 se setembro a 31 de outubro, no 3º Pavimento do Memorial de Curitiba

OS MODERNOS BRASILEIROS + 1
A exposição traz uma rara oportunidade de ver lado a lado as criações representativas de uma série de mestres, na grande maioria arquitetos que escreveram os pioneiros e mais importantes capítulos da história do mobiliário moderno brasileiro e, consequentemente, daquilo que chamamos de design ou arte aplicada no Brasil.

De 23 de setembro a 28 de novembro, no  Museu Oscar Niemeyer

BIENAL E FNAC
Durante o período da Bienal, a FNAC Curitiba promove diversas ações culturais. Serão lançamentos de livros, debates/palestras, exposição, atividades infantis e descontos especiais no setor de design. Acesse o site para saber mais sobre a programação. De 14 de setembro a 31 de outubro de 2010, no ParkShopping Barigui

 
FORA DA CAIXA
O evento propõe uma discussão aberta e objetiva sobre o design de embalagens sustentáveis. Será dividido em duas etapas: Palestras e Mesa-Redonda.
Dia 22/10/2010 - das 7h30 às 12h, no  Museu Oscar Niemeyer (auditório)

MOSTRA CHARLES E RAY EAMES
A Mostra Charles e Ray Eames reúne 27 curta - metragens produzidos entre 1950 e 1982 pelo casal Eames, importante dupla de designers que marcou profundamente o olhar sobre as formas estéticas do pós-guerra. De 29 de setembro a 27 de outubro, no Cinepensamento - Paço da Liberdade SESC Paraná

II ENDS - "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A BASE DA PIRÂMIDE"
Exposição com imagens 3D apresentando as implicações dos princípios do design para a sustentabilidade em produtos, serviços e sistemas voltados para a habitação de interesse social. De 1º/10/2010 à 08/10/2010, na Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa

 
3ª MOSTRA JOVENS DESIGNERS
A Mostra Jovens Designers tem o objetivo de divulgar a produção das Universidades do Brasil na área do Design de produto e difundir  sua cultura ao grande público. Período:  setembro/ São Paulo; outubro/ Belo Horizonte; novembro/ Brasília; dezembro/ Florianópolis; janeiro/ Rio de janeiro

CURITIBA 2050
Apresentação de uma panorâmica da Cidade tendo como prospecção Curitiba no ano 2050. O objetivo é estimular a criatividade do estudante de design na busca de soluções para problemas das metrópoles do futuro. De 30 de Setembro a 22 de Outubro, na PUCPR - Sala Aleijadinho Antônio Francisco Lisboa. Prédio da Administração Central.

POÉTICAS URBANAS: DESIGN
Exposição de artefatos, projetos e conceitos propostos por designers e artistas que são influenciados pelas marcas deixadas nos múltiplos circuitos urbanos das cidades contemporâneas. De 1º a 30 de setembro de 2010, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná - Prédio Central da UFPR / Praça Santos Andrade

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MÍDIA DIGITAL DE APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Exposição multimídia para Educação Ambiental, com foco no Rio Belém (Curitiba / PR). Propicia acesso a registros de memória, perspectivas presentes e futuras do rio, qualidade e cuidado das águas. De 20 de setembro a 22 de outubro de 2010, na Sala de Exposições / Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

UTP DESIGN - VISÕES DE FUTURO
Trata-se de uma ação coletiva do curso de Design da UTP, habilitações Moda, Gráfico e Produto que compreende três exposições e um workshop na área de Design de Moda, aberto ao público em geral.
Exposição "Joias de Curitiba" - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição "Apocalypticus" - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Workshop Modashick - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição Design de Catástrofe - 01 a 30 de outubro de 2010
Local: Universidade Tuiuti do Paraná | CITEC

II SIMPÓSIO PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL
Evento técnico-científico que visa promover o debate entre profissionais, estudantes e pesquisadores na área do Design Sustentável, com foco nos resultados de pesquisas recentes realizadas no Estado do Paraná
Dia 07/10/2010, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná   -

MOSTRA INADINDIA
A mostra  apresenta peças exclusivas de importantes designers. As peças sofrerão interferências de diversos artistas locais, a fim de sediar em cada obra, um campo de discussão entre arte & design. De 28 de setembro a 31 de outubro, no Paço da Liberdade SESC Paraná

SENAI+DESIGN OPEN HOUSE
Uma série de debates para promover ações de estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para as indústrias por meio do design estratégico.
De 04 a 06 de outubro de 2010, no Senai/CIETEP

MOSTRA SALÃO DESIGN
Apresentação dos produtos premiados em várias edições do Concurso Salão Design.
De 13 de setembro a 31 de outubro de 2010, na PUCPR - Hall Principal do Museu

MOSTRA DO CONCURSO DE DESIGN MASISA 2010
Exposição dos 12 projetos selecionados na etapa nacional do Concurso de Design Masisa para Estudantes.
De 17 a 24 de outubro de 2010, na PUCPR - Hall Principal do Museu

InMODA- TECPUCPR
Uma série de workshops com professores e profissionais para difundir o valor do design e seu impacto na moda, proporcionando o entendimento da sustentabilidade e sua influência na sociedade. De 24 de setembro a 29 de outubro de 2010, no Bloco TECPUCPR - Campus Curitiba

RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA
Exposição que traz uma retrospectiva do trabalho do Designer Rico Lins. São reproduções das criações do artista, vídeos, uma mesa redonda e uma oficina de criação ministrada pelo próprio designer. De 23 de agosto a 24 de outubro de 2010, na Caixa Cultural Curitiba  

"STREAMLINE - PASSADO E PRESENTE"
Exposição de móveis e objetos que destaca o movimento Streamline, em voga nos anos 30 e 40 e que até hoje influencia o design, com suas linhas aerodinâmicas e forte simbolismo. De 14 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Desmobilia

EXPOSIÇÃO 25 ANOS DE DESIGN FLEXIV
Exposição em comemoração aos 25 anos de história ligados ao design e soluções para escritórios que inspiram o prazer de trabalhar.
De 30 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Flexiv

PARALELO25*
Uma série de ações promovidas pelo *CCPR - Clube de Criação do Paraná - a fim de potencializar os debates acerca do design. Exposição, WorkChopp, Oficnas 4X4, Ponto e Vírgula - Design Comunica?  E Arte com Design e Sustentabilidade.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Centro de Design Paraná
Curadoria Geral: Adélia Borges
Curadores dos Módulos: André Stolarski, Angélica Santi, Freddy Van Camp, Ivens Fontoura, Jaime Lerner, Renato Bertão, Antonio Razera Neto, Rico Lins, Tina Midtgaard (Danish Design Centre), Karen Kjærgaard (Danish Crafts) e Kjersti Wikstrøm (Danish Architecture Centre)
Produção Executiva: Arte 3 - Ana Helena Curti
Projeto de Arquitetura: Pedro Mendes da Rocha
Design Gráfico: Oswaldo Miranda (Miran) e Oscar Reinstein
Serviço:
O quê: Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Quando: 14 de setembro a 31 de outubro
Locais: Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep); Memorial de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Universidade Positivo; Jardim Botânico; Parque Barigüi e Sebrae Paraná
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura) e MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).   
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo
Mais informações no site http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/
PDF Imprimir E-mail
   
De 14 de setembro a 31 de outubro, a capital paranaense terá a oportunidade de vivenciar diversas manifestações de design. A cidade recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma entidade que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria. O tema do evento é "Design, Inovação e Sustentabilidade" e a curadoria geral é de Adélia Borges.
O objetivo desta edição é democratizar o design. "Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas", revela Letícia Castro Gaziri, diretora de projetos do Centro de Design Paraná. Uma das grandes inovações é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques.

Na opinião do presidente da Fiep PR, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. "Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. E não estamos nos referindo apenas à apresentação final do produto, mas sim a todo processo, desde o desenvolvimento até sua comercialização. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade", comenta.

Para sediar o evento, Curitiba passou pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (Coeb), que reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. As outras edições da Bienal aconteceram em São Paulo (2006) e em Brasília (2008). O evento é itinerante e deverá ser realizado em cidades diferentes a cada dois anos. Em 2012, a Bienal acontecerá em Belo Horizonte.

Números
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. "Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do país e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente", afirma a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.

Ao todo, 38 conferencistas de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal.

Curadoria
A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba tem como curadora geral a jornalista mineira Adélia Borges. A Bienal abordará temas da atualidade, sob a ótica da inovação e da sustentabilidade. Assim, sua visitação será essencial para quem quiser estar "antenado" não só no presente, como também nos rumos que o design deve seguir no futuro próximo. Os principais designers brasileiros de produto estarão representados. "Tivemos uma preocupação grande de não nos restringirmos ao eixo Rio-São Paulo, costumeiro em eventos desse tipo, e sim ampliar para todo o país", explica Adélia. Serão produtos e serviços de vários segmentos, em diferentes materiais e técnicas produtivas.

Mostras
Nove mostras compõem a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba. As exposições reunirão as contribuições criativas do passado cujas influências permanecem até hoje; projetos que articulam o design, a inovação e a sustentabilidade; e trabalhos acadêmicos de excelência que projetam a geração de profissionais do futuro.

Confira as mostras e os locais:
Design, Inovação e Sustentabilidade
A principal mostra da Bienal apresentará um panorama da produção recente do design brasileiro, tendo como eixos condutores a inovação e a sustentabilidade. Cerca de 200 projetos, entre produtos, design de serviços e sistemas produto+serviço, incluindo design gráfico e de embalagens, estarão presentes.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Adélia Borges - jornalista, curadora especializada em design e professora na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Autora de seis livros, entre eles Designer não é Personal Trainer. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira. Escreveu para várias publicações, como a revista Design & Interiores.

Sustentabilidade: E eu com isso?

Exposição de cartazes inéditos elaborados em torno da frase/tema "Sustentabilidade: e eu com isso?". O projeto se vale da força direta e sintética dos cartazes para buscar novos olhares que coloquem em questão e reflitam sobre o termo sustentabilidade, sua conceituação, uso e consequências. Além de 20 peças criadas por artistas visuais e jovens designers convidados, a exposição terá mais 10 feitas por estudantes selecionados em concurso nacional organizado em parceria com o NDesign. A mostra estará em espaços urbanos abertos, num esforço deliberado para chegar a públicos mais amplos do que aqueles que usualmente frequentam exposições. Conjuntos de cartazes serão disponibilizados para instituições que queiram realizar mostras em suas cidades, simultaneamente à Bienal. Informações: (41) 3018-7332/ 3018-7332
Local: Ambientes urbanos de Curitiba, como Parque Barigüi e Jardim Botânico, e de outras cidades, ainda a serem confirmados.
Curadoria: André Stolarski - designer visual, atual diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil, professor na ESDI/UERJ e na ESPM/RJ. Dirigiu o departamento de design e museografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi coordenador geral da Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG em 2008.

Rico Lins - designer, diretor de arte, professor e curador. Tem Master pelo Royal College of Art de Londres. Foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Em 2009, realizou a exposição "Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira".

Bienais de Design: Primórdios de uma ideia
Esta exposição recupera a história das primeiras bienais de design realizadas no Brasil. No Rio de Janeiro, foram três edições da Bienal Internacional de Design, em 1968, 70 e 72, organizadas pelo Instituto de Desenho Industrial (IDI). Em Curitiba, o professor Ivens Fontoura liderou duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 1990 e 1992.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Freddy Van Camp - designer, titular da Van Camp Design, pós-graduado na UCLA/USA e na SHFBK Braunschweig/Alemanha. Professor da ESDI/UERJ desde 1974, já foi diretor desta instituição por duas ocasiões. Trabalhou ainda na Consul, onde fundou o departamento de design.
Ivens Fontoura - designer, crítico de design, museógrafo e professor. Mestre em Design Industrial (UNAM), em Educação (UFPR) e doutorando em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad de Santiago de Compostela). É conservador-chefe do Museu Universitário PUCPR.
Design Urbano: Uma Trajetória
Nesta exposição o arquiteto, urbanista e administrador público Jaime Lerner pontua algumas das experiências de sua trajetória profissional de quase meio século no que diz respeito a intervenções de design urbano. São projetos elaborados tanto para Curitiba quanto para outras cidades nacionais e internacionais em que ele pôde aplicar seus conceitos de mobilidade, sustentabilidade e identidade. O ponto que une esses diferentes trabalhos é o fato de representarem soluções altamente inovadoras sem precisarem recorrer a orçamentos estratosféricos. Ligeirinho, o programa "Lixo que não é lixo", Rua portátil e os Dock-Docks, sistema de veículo supercompacto sem propriedade individual, são alguns dos projetos a serem apresentados.
Local: Memorial de Curitiba
Curadoria: Jaime Lerner - arquiteto. Atuou no planejamento que tornou Curitiba referência em gestão urbana. Foi prefeito municipal por três vezes e governador do Paraná. Desenvolve projetos de estruturação urbana para cidades do país e do exterior. É consultor das Nações Unidas para assuntos de cidades.
A reinvenção da matéria
Há uma febril movimentação no mundo hoje em torno do que podemos chamar de "reinvenção da matéria", em que o designer atua não no nível do produto, mas da matéria-prima com que ele é feito. O Brasil reúne condições especiais de liderar esse processo no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados. Além disso, há uma tradição popular no país quanto à reciclagem. Movido pela miséria, o povo brasileiro tinha práticas ecológicas antes mesmo de essa palavra ser incorporada ao dicionário. Esta exposição vai mostrar um panorama desse movimento no Brasil hoje. Seu foco são matérias-primas brutas e sua transformação, por meio da inteligência humana, em objetos sustentáveis.
Local: Museu Oscar Niemeyer
Curadoria: Adélia Borges
Mostra Internacional - It's a Small World (Dinamarca)
Como os designers dinamarqueses estão trabalhando temas globais como sustentabilidade, novas tecnologias e consumo? A mostra It's a small world tem a proposta de responder essa questão, ao apresentar a produção de um país com uma longa tradição na área do design, hoje bastante preocupado com soluções criativas e conscientes para a problemática ambiental. A exposição estreou em Copenhagen no final de 2009, foi para Shangai e agora chega ao Brasil e, reúne num mesmo espaço design, artesanato e arquitetura.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Tina Midtgaard - Danish Design Centre; Karen Kjærgaard - Danish Crafts; e Kjersti Wikstrøm - Danish Architecture Centre
Memória do Design no Paraná
Cinco designers paranaenses estão sendo objeto de pesquisa realizada pela Universidade Positivo. O projeto "Memória do Design no Paraná: Entrevista Coletiva" visa a resgatar, por meio de entrevistas reunidas em livro e DVD, a história e o trabalho dos profissionais pioneiros no design do Paraná.
Foram selecionados profissionais com atuação marcante no período de 1960 a 1980 no Paraná. A seleção procurou levar em consideração a atuação em duas áreas: a programação visual e o desenho industrial. Os nomes são: Guilherme Bender, Jorge de Menezes, Ronaldo Rego Leão, Manoel Coelho, Rubens de Palma Sanchotene.
Local: Universidade Positivo
Curadoria: Antonio Razera Neto - designer, mestre em Engenharia Florestal pela UFPR, sócio-proprietário da empresa DZAi Industrial e Gráfico, coordenador e professor do Curso de Design de Produto da Universidade Positivo. Foi também coordenador e professor do Curso de Desenho Industrial da UFPR.
Renato Bertão - designer e artista plástico, professor do curso de Artes Visuais - Computação da Universidade Tuiuti do Paraná, professor e coordenador do Curso de Design - Projeto Visual da Universidade Positivo. Fez a direção técnica da Bienal Brasileira de Design de 1991.
Novíssimos
De um lado, a nova geração de designers, que está saindo dos bancos escolares. De outro, os empresários, tantas vezes precisando do frescor de ideias para responder a um mercado em mutação. A exposição Novíssimos vai aproximar esses dois atores, fazendo uma ponte entre oferta e demanda. De móveis a luminárias, de joias a utensílios domésticos, de máquinas a uma biblioteca itinerante, de sanitário a instrumentos de trabalho, uma visão de produtos concebidos por estudantes de todo o país tendo em vista as necessidades ambientais e sociais da população brasileira.


Serão apresentados 53 projetos de produtos, de 12 estados e 27 instituições, reunidos a partir de indicações de professores universitários de todas as regiões do Brasil e, posteriormente, selecionados por um júri composto por Nelson Ivan Petzold, Geraldo Pougy (Centro de Design Paraná), Gisele Leiva do Rio (ADP) e Roger Rieger (ABEDesign). Na seleção final estão participantes do Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e DF.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Ivens Fontoura

Memória da Indústria: O caso da CIMO
A exposição tem como tema a experiência da Móveis Cimo S.A., criada em Rio Negrinho, SC, nos anos 1920, que posteriormente se estendeu ao Paraná. O empreendimento foi um dos marcos divisores entre a herança artesanal e o início da produção seriada no Brasil, e existiu até os anos 1970. Maior indústria de móveis do país, seus produtos estiveram em salas de aula, repartições públicas, escritórios, casas, auditórios e cinemas do Brasil e da América Latina, e ainda hoje estão vivos na memória das pessoas, reconhecidos por suas qualidades de resistência, durabilidade, beleza e conforto. A mostra trará documentos e fotos de época e cerca de 40 peças originais de mobiliário.
Local: Fiep - Cietep
Curadoria: Angélica Santi - designer de mobiliário desde 1968, fundadora da Oficina Arte Design, onde atua até hoje. Tem larga atuação docente: lecionou na Faap, Uniban, Oficina, Feevale e na Universidade Federal de Viçosa. A experiência da Cimo foi tema de sua dissertação de mestrado na FAUUSP.
Seminário internacional Design Innovation Labs
Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba promove o seminário internacional Design Innovation Labs. O evento terá palestras, clínicas de consultoria para empresários, workshops, apresentação de cases de sucesso e painéis de discussão, com nomes de referência nacional e internacional. As atividades acontecem em três espaços diferentes: Cietep, Sebrae Paraná e Universidade Positivo e possuem tanto entrada gratuita, quanto ingresso mediante taxa de inscrição. Programação completa e inscrições pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br
Ações educativas
Um dos objetivos do evento é ampliar a compreensão do design como ferramenta estratégica para a inovação e sustentabilidade. Para isso, propõe ações educativas que envolvam o público e os projetos apresentados. A temática Design, Inovação e Sustentabilidade será utilizada na capacitação de professores da rede municipal de ensino. Além disso, serão organizadas visitas de estudantes aos espaços da exposição, acompanhadas por equipes de monitoria. Para participar é preciso cadastrar a escola no site http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/ .
Ações interativas
Mesmo quem não puder participar do evento em Curitiba, poderá ter acesso às mostras da Bienal Brasileira de Design por meio da exposição virtual. O tour virtual pode ser feito em breve no site do evento. Além disso, é possível eleger o produto-destaque da edição 2010.
Ações paralelas
Paralelas às ações principais da Bienal 2010, acontecerão mais de 20 iniciativas culturais alinhadas ao tema Design, Inovação e Sustentabilidade. São exposições, debates, lançamentos de livros, mesas-redondas, visitas técnicas a empresas, entre outras atividades, propostas pela comunidade. Confira:
EXPOSIÇÃO PRODESIGN>PR
Exposição da produção dos designers do Paraná com o objetivo de  estimular a troca de informações com a comunidade e divulgar a associação.
De 14 se setembro a 31 de outubro, no 3º Pavimento do Memorial de Curitiba

OS MODERNOS BRASILEIROS + 1
A exposição traz uma rara oportunidade de ver lado a lado as criações representativas de uma série de mestres, na grande maioria arquitetos que escreveram os pioneiros e mais importantes capítulos da história do mobiliário moderno brasileiro e, consequentemente, daquilo que chamamos de design ou arte aplicada no Brasil.

De 23 de setembro a 28 de novembro, no  Museu Oscar Niemeyer

BIENAL E FNAC
Durante o período da Bienal, a FNAC Curitiba promove diversas ações culturais. Serão lançamentos de livros, debates/palestras, exposição, atividades infantis e descontos especiais no setor de design. Acesse o site para saber mais sobre a programação. De 14 de setembro a 31 de outubro de 2010, no ParkShopping Barigui

 
FORA DA CAIXA
O evento propõe uma discussão aberta e objetiva sobre o design de embalagens sustentáveis. Será dividido em duas etapas: Palestras e Mesa-Redonda.
Dia 22/10/2010 - das 7h30 às 12h, no  Museu Oscar Niemeyer (auditório)

MOSTRA CHARLES E RAY EAMES
A Mostra Charles e Ray Eames reúne 27 curta - metragens produzidos entre 1950 e 1982 pelo casal Eames, importante dupla de designers que marcou profundamente o olhar sobre as formas estéticas do pós-guerra. De 29 de setembro a 27 de outubro, no Cinepensamento - Paço da Liberdade SESC Paraná

II ENDS - "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A BASE DA PIRÂMIDE"
Exposição com imagens 3D apresentando as implicações dos princípios do design para a sustentabilidade em produtos, serviços e sistemas voltados para a habitação de interesse social. De 1º/10/2010 à 08/10/2010, na Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa

 
3ª MOSTRA JOVENS DESIGNERS
A Mostra Jovens Designers tem o objetivo de divulgar a produção das Universidades do Brasil na área do Design de produto e difundir  sua cultura ao grande público. Período:  setembro/ São Paulo; outubro/ Belo Horizonte; novembro/ Brasília; dezembro/ Florianópolis; janeiro/ Rio de janeiro

CURITIBA 2050
Apresentação de uma panorâmica da Cidade tendo como prospecção Curitiba no ano 2050. O objetivo é estimular a criatividade do estudante de design na busca de soluções para problemas das metrópoles do futuro. De 30 de Setembro a 22 de Outubro, na PUCPR - Sala Aleijadinho Antônio Francisco Lisboa. Prédio da Administração Central.

POÉTICAS URBANAS: DESIGN
Exposição de artefatos, projetos e conceitos propostos por designers e artistas que são influenciados pelas marcas deixadas nos múltiplos circuitos urbanos das cidades contemporâneas. De 1º a 30 de setembro de 2010, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná - Prédio Central da UFPR / Praça Santos Andrade

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MÍDIA DIGITAL DE APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Exposição multimídia para Educação Ambiental, com foco no Rio Belém (Curitiba / PR). Propicia acesso a registros de memória, perspectivas presentes e futuras do rio, qualidade e cuidado das águas. De 20 de setembro a 22 de outubro de 2010, na Sala de Exposições / Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

UTP DESIGN - VISÕES DE FUTURO
Trata-se de uma ação coletiva do curso de Design da UTP, habilitações Moda, Gráfico e Produto que compreende três exposições e um workshop na área de Design de Moda, aberto ao público em geral.
Exposição "Joias de Curitiba" - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição "Apocalypticus" - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Workshop Modashick - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição Design de Catástrofe - 01 a 30 de outubro de 2010
Local: Universidade Tuiuti do Paraná | CITEC

II SIMPÓSIO PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL
Evento técnico-científico que visa promover o debate entre profissionais, estudantes e pesquisadores na área do Design Sustentável, com foco nos resultados de pesquisas recentes realizadas no Estado do Paraná
Dia 07/10/2010, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná   -

MOSTRA INADINDIA
A mostra  apresenta peças exclusivas de importantes designers. As peças sofrerão interferências de diversos artistas locais, a fim de sediar em cada obra, um campo de discussão entre arte & design. De 28 de setembro a 31 de outubro, no Paço da Liberdade SESC Paraná

SENAI+DESIGN OPEN HOUSE
Uma série de debates para promover ações de estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para as indústrias por meio do design estratégico.
De 04 a 06 de outubro de 2010, no Senai/CIETEP

MOSTRA SALÃO DESIGN
Apresentação dos produtos premiados em várias edições do Concurso Salão Design.
De 13 de setembro a 31 de outubro de 2010, na PUCPR - Hall Principal do Museu

MOSTRA DO CONCURSO DE DESIGN MASISA 2010
Exposição dos 12 projetos selecionados na etapa nacional do Concurso de Design Masisa para Estudantes.
De 17 a 24 de outubro de 2010, na PUCPR - Hall Principal do Museu

InMODA- TECPUCPR
Uma série de workshops com professores e profissionais para difundir o valor do design e seu impacto na moda, proporcionando o entendimento da sustentabilidade e sua influência na sociedade. De 24 de setembro a 29 de outubro de 2010, no Bloco TECPUCPR - Campus Curitiba

RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA
Exposição que traz uma retrospectiva do trabalho do Designer Rico Lins. São reproduções das criações do artista, vídeos, uma mesa redonda e uma oficina de criação ministrada pelo próprio designer. De 23 de agosto a 24 de outubro de 2010, na Caixa Cultural Curitiba  

"STREAMLINE - PASSADO E PRESENTE"
Exposição de móveis e objetos que destaca o movimento Streamline, em voga nos anos 30 e 40 e que até hoje influencia o design, com suas linhas aerodinâmicas e forte simbolismo. De 14 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Desmobilia

EXPOSIÇÃO 25 ANOS DE DESIGN FLEXIV
Exposição em comemoração aos 25 anos de história ligados ao design e soluções para escritórios que inspiram o prazer de trabalhar.
De 30 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Flexiv

PARALELO25*
Uma série de ações promovidas pelo *CCPR - Clube de Criação do Paraná - a fim de potencializar os debates acerca do design. Exposição, WorkChopp, Oficnas 4X4, Ponto e Vírgula - Design Comunica?  E Arte com Design e Sustentabilidade.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Centro de Design Paraná
Curadoria Geral: Adélia Borges
Curadores dos Módulos: André Stolarski, Angélica Santi, Freddy Van Camp, Ivens Fontoura, Jaime Lerner, Renato Bertão, Antonio Razera Neto, Rico Lins, Tina Midtgaard (Danish Design Centre), Karen Kjærgaard (Danish Crafts) e Kjersti Wikstrøm (Danish Architecture Centre)
Produção Executiva: Arte 3 - Ana Helena Curti
Projeto de Arquitetura: Pedro Mendes da Rocha
Design Gráfico: Oswaldo Miranda (Miran) e Oscar Reinstein
Serviço:
O quê: Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Quando: 14 de setembro a 31 de outubro
Locais: Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep); Memorial de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Universidade Positivo; Jardim Botânico; Parque Barigüi e Sebrae Paraná
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura) e MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).   
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo
Mais informações no site http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário