quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10 regras para uma boa apresentação

A opinião é unânime. Os vídeos dos TED Talks são uma delícia de ver. Qual é o segredo dessas palestras? Acho que o primeiro (e principal) segredo é o mesmo dos eventos HSM: só tem gente bamba falando.
Mas, mesmo que você não seja (ainda) tão bamba quanto esse pessoal, pode fazer uma apresentação em sua empresa, ou para clientes, ao estilo TED Talk – se quiser. Basta se lembrar das poéticas palavras do Seth Godin (amor no palco; respeito na plateia) e seguir as 10 regras formatadoras (DOs & DON’Ts).
1. Não despeje o conteúdo simplesmente.
2. Sonhe um sonho grande ou mostre algo realmente novo – ou ainda algo que você nunca compartilhou antes.
3. Revele sua curiosidade e sua paixão.
4. Conte uma história.
5. Comente à vontade sobre o que outros falam, trazendo à tona concordâncias e controvérsias.
6. Não se apegue muito ao ego. Mostre vulnerabilidade, exiba (use) seus fracassos tanto quanto seu sucesso.
7. Não venda nada no palco: nem sua empresa, nem produtos, nem livros. Nem peça dinheiro.
8. Lembre-se o tempo todo de que rir (e provocar risos) é bom.
9. Não leia sua apresentação. Jamais.
10. Não roube o tempo dos que o estão seguindo.
Também há exemplos de apresentações igualmente impactantes apesar de os recursos variarem:
• Sem slides e sem script (no teleprompter): Ken Robinson/Do schools kill creativity?
• Com slides incrivelmente visuais: Seth Godin/Why tribes, not money or factories, will change the world.
• Com slides simples (mas de alto impacto): Al Gore/15 ways to avert a climate crisis.
• Com script (no teleprompter) e sem slides: Isabel Allende/ Tales of passion.
• Com slides supérfluos, em bullets: Tony Robbins/Why we do what we do.
• Com script (no teleprompter) e com slides: Jill Bolte Taylor/My stroke of insight.
• Com slides que são mera desculpa para contar histórias: Hans Holing/Debunking third-world myths with the best stats you’ve ever seen.
• Com excesso de slides: Larry Lessig/How creativity is being strangled by the law.
• Com música ao vivo (também foi assim com Ben Zahnder na ExpoManagement, diga-se de passagem): Ben Zahnder/Classical music with shining eyes.


Por Adriana Salles Gomes (editora executiva da Revista HSM Management) (http://hsm.updateordie.com/author/agomes/)
Este texto foi publicado, originalmente, no Blog da HSM. Para ler este e outros post, clique aqui: http://hsm.updateordie.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário