segunda-feira, 5 de abril de 2010

ITAPETINGA E SALVADOR PARTICIPAM DO PROJETO DE INTERCÂMBIO CULTURA PONTO A PONTO



Nos meses de abril e maio, os Pontos de Cultura Espaço da Arte, executado pela ONG Espaço Cacto e Trevo, e Cabeceira do Pilão Nova Canaã irão desenvolver o programa de Intercâmbio Ponto a Ponto, incentivado pela Secretaria de Cidadania Cultural, Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, através da troca de oficinas.
Em Salvador ocorrerá uma Oficina de Vídeo ampliada para os pontos de cultura do entorno de Mussurunga ou seja:  Cajazeiras, Bairro da Paz, Itinga e Boca do Rio. A proposta é contribuir com a capacitação dos agentes de cultura dos pontos citados na área de vídeo o que permitirão seu trabalho de registro.
Em contrapartida, a Cacto e Trevo, através das oficineiras Cristina Alves e Alice Morais,  realiza as oficinas de Gestão Compartilhada com a Técnica de Grupo Operativo  e de Planejamento Estratégico Participativo. As duas oficinas irão ocorrer em Itapetinga, e tem como foco a produção cultural de vídeo,  além de gerar material  didático  para fortalecimento da gestão dos dois Pontos de Cultura.
O produto final será um vídeo mostrando o resultado da parceria. O trabalho tem como objetivos: oportunizar a expansão da experiência desenvolvida com a gestão compartilhada; desenvolver o senso crítico a partir do conhecimento de outras experiências, outros costumes, etc; promover a auto-estima nos jovens e editar conjuntamente os vídeos para utilizá-los como produtos didáticos.
Ponto de Cultura - O Ponto de Cultura Espaço da Arte desenvolveu durante seu primeiro período ações voltadas para a preparação de jovens para o mercado de trabalho  realizando oficinas: comunicação integrada, vídeo, fotografia, web, desenho  gráfico, adereços e figurino, técnicas de espetáculo, numa proposta de  desenvolvimento de capacidades que inclui: ética, valores, cidadania,  interatividade grupal, planejamento, criatividade na Comunicação e Expressão e Empreendedorismo. O Ponto de Cultura Cabeceira do Pilão  desenvolve atividades focada na organização dos grupos culturais locais e na profissionalização dos agentes para implementação de um núcleo de produção de vídeo em Itapetinga.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário