quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Espaço Cultural da Funceb inscreve para 16 oficinas culturais

Desde o último dia 28, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do estado da Bahia – FUNCEB, abre as inscrições para a quarta etapa do Ponto de Cultura. O Ponto é uma ação do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura - MINC, que visa fortalecer a relação entre instituições e comunidades. Desde 2005, o Solar Boa Vista, situado no Engenho Velho de Brotas, tornou-se Ponto de Cultura após convênio firmado entre a FUNCEB e o MINC. As inscrições para o Ponto acontecem até 05/11 e podem ser realizadas no próprio Cine-Teatro Solar Boa Vista, em dois turnos: das 08 às 11h e das 15 às 20h. A aula inaugural será realizada no dia 07 de novembro, no mesmo local.

Serão 16 oficinas, divididas em quatro eixos: Artísticas, Elementos e Técnicas de Espetáculo, Gestão cultural e Produção de Conteúdos Culturais. O Ponto promoverá ainda a incubação de quatro grupos artísticos atuantes no entorno do Solar (Vozes do Engenho, coral performático, Construções Compartilhadas, grupo de dança contemporânea, Solidários de Brotas, de teatro e Rumpilé do Engenho, de dança afro). Os grupos também participarão das oficinas e terão a oportunidade de pôr em prática o aprendizado através do projeto Solar Invade, que é a ação externa realizada por eles, resultante do processo de incubação e das oficinas. Essa também será uma oportunidade de acesso à arte e cultura por parte da comunidade.

Para ministrarem as oficinas, foram contratados educadores que são referência em áreas como música, artes visuais, dramaturgia, direção cênica, figurino, gestão e empreendedorismo cultural, comunicação popular dentre outras. Adriana Amorim, coordenadora artístico-pedagógico do Ponto de Cultura Cine Solar Boa Vista, espera que esta iniciativa atraia de volta o público para o Solar. Para ela, “a comunidade precisa fazer do Solar um espaço artístico e esse é o momento ideal para que isso aconteça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário