quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Edital de Obras Literárias

“É muito bom saber que o nosso trabalho será concretizado”. É com estas palavras que o escritor Ivilmar Gonçalves define a emoção diante da boa notícia: o livro que escreveu com tanta dedicação está prestes a ser publicado, através do Edital de Obras Literárias, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), através da editora Diário Oficial.

A obra pela qual Ivilmar tanto se orgulha de estar publicando chama-se ‘Caderno de Exercícios’ e foi o vencedor da categoria Poesia – Prêmio Santo Souza, que terá a impressão de 1.000 obras no mês outubro.

Logo após a impressão dos livros da categoria Poesia, será publicada a obra ‘Laura’', de Ronaldo de Lima, na categoria Infanto-Juvenil; ‘Minha querida Aracaju aflita’, de Zeca Olho Grande, na Categoria Crônicas será a publicação seguinte, que ocorre em novembro. Já em dezembro, será impresso ‘Lemniscata’ de José da Silva Ribeiro Neto, na categoria Romance e, por fim, ‘Terra Xocó: um espaço com expressão de um povo’, de Francisco Alves, vencedor da Categoria Técnico-Científica, que será entregue ao autor em janeiro de 2012.

Com tantos vencedores, Ivilmar não é o único a estar realizado com a marcação das impressões. José da Silva Ribeiro Neto, ganhador da categoria Romance com ‘Lemniscata’, por exemplo, explica que a obra foi escrita há quatro anos. "É uma emoção muito grande poder ver esse livro publicado através do Edital de Obras Literárias. Afinal, qual escritor não quer ser reconhecido perante o público?", disse o autor.

Além da tiragem de 1000 exemplares, serão garantidos aos contemplados: revisão textual; diagramação do miolo, criação e produção de capa; registro do código ISBN junto à Fundação Biblioteca Nacional; definição do preço de capa; distribuição institucional e lançamento, conforme programação da editora.

Poder público comemora

O Edital de Obras Literárias foi lançado em 2010 a fim de garantir o apoio para o lançamento e publicação de livros em diversas áreas como Poesia, Conto, Crônica, Literatura Infanto-Juvenil e Livros Técnico-Científicos. Além disso, o concurso propôs o incentivo a circulação e formação de novos leitores, indicando a Sergipe uma mudança na política cultural no âmbito editorial.

Para os organizadores e patrocinadores do edital, é uma grande satisfação divulgar as datas das impressões, uma vez que este é um trabalho extremamente importante para a difusão da política do livro e leitura no Estado.

“A publicação destes livros fecha um primeiro ciclo da nova política do livro e leitura em Sergipe. Uma política de estímulo uma nova produção literária, de quem escreve e precisa fazer com que o produto de seu trabalho chegue aos leitores de todo o Estado. A partir de agora é pensar em outros editais”, disse a gestora estadual de Cultura, Eloísa Galdino.

Para o presidente do Banese, a instituição, mais uma vez, cumpre sua missão de fomentar a cena cultural do Estado. "O Banese, no seu papel de representante da sergipanidade, através da sua atuação e de modo especial no apoio às manifestações culturais, entende que a literatura moderna oferece ao leitor um caminho através do qual é possível compreender aspectos de uma determinada sociedade, expondo além fronteiras as características de um povo", avalia.

Saumíneo fala também sobre a importância do edital para o resgate de antigos valores da cultura sergipana. "Julgo que o edital é importante na perspectiva do surgimento e revelação de novos talentos que apresentem um resgate da história e da cultura sergipana, descortinando e motivando as futuras gerações", acredita Saumíneo.

O diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho, fala que a parceria entre Secult, Banese e Segrase é vitoriosa. “A cultura sergipana é diretamente beneficiada porque a maior parte dos trabalhos que são viabilizados através desse Edital são reflexões que contribuem para a compreensão das práticas culturais do Estado de Sergipe. A Segrase tem orgulho de participar desse projeto, juntamente à Secretaria de Estado da Cultura e Banese, instituições estaduais que estão executando a política cultural definida pelo governador Marcelo Déda”, afirma Jorge.
Fonte; Agencia Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário