quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Edital de Obras Literárias

“É muito bom saber que o nosso trabalho será concretizado”. É com estas palavras que o escritor Ivilmar Gonçalves define a emoção diante da boa notícia: o livro que escreveu com tanta dedicação está prestes a ser publicado, através do Edital de Obras Literárias, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), através da editora Diário Oficial.

A obra pela qual Ivilmar tanto se orgulha de estar publicando chama-se ‘Caderno de Exercícios’ e foi o vencedor da categoria Poesia – Prêmio Santo Souza, que terá a impressão de 1.000 obras no mês outubro.

Logo após a impressão dos livros da categoria Poesia, será publicada a obra ‘Laura’', de Ronaldo de Lima, na categoria Infanto-Juvenil; ‘Minha querida Aracaju aflita’, de Zeca Olho Grande, na Categoria Crônicas será a publicação seguinte, que ocorre em novembro. Já em dezembro, será impresso ‘Lemniscata’ de José da Silva Ribeiro Neto, na categoria Romance e, por fim, ‘Terra Xocó: um espaço com expressão de um povo’, de Francisco Alves, vencedor da Categoria Técnico-Científica, que será entregue ao autor em janeiro de 2012.

Com tantos vencedores, Ivilmar não é o único a estar realizado com a marcação das impressões. José da Silva Ribeiro Neto, ganhador da categoria Romance com ‘Lemniscata’, por exemplo, explica que a obra foi escrita há quatro anos. "É uma emoção muito grande poder ver esse livro publicado através do Edital de Obras Literárias. Afinal, qual escritor não quer ser reconhecido perante o público?", disse o autor.

Além da tiragem de 1000 exemplares, serão garantidos aos contemplados: revisão textual; diagramação do miolo, criação e produção de capa; registro do código ISBN junto à Fundação Biblioteca Nacional; definição do preço de capa; distribuição institucional e lançamento, conforme programação da editora.

Poder público comemora

O Edital de Obras Literárias foi lançado em 2010 a fim de garantir o apoio para o lançamento e publicação de livros em diversas áreas como Poesia, Conto, Crônica, Literatura Infanto-Juvenil e Livros Técnico-Científicos. Além disso, o concurso propôs o incentivo a circulação e formação de novos leitores, indicando a Sergipe uma mudança na política cultural no âmbito editorial.

Para os organizadores e patrocinadores do edital, é uma grande satisfação divulgar as datas das impressões, uma vez que este é um trabalho extremamente importante para a difusão da política do livro e leitura no Estado.

“A publicação destes livros fecha um primeiro ciclo da nova política do livro e leitura em Sergipe. Uma política de estímulo uma nova produção literária, de quem escreve e precisa fazer com que o produto de seu trabalho chegue aos leitores de todo o Estado. A partir de agora é pensar em outros editais”, disse a gestora estadual de Cultura, Eloísa Galdino.

Para o presidente do Banese, a instituição, mais uma vez, cumpre sua missão de fomentar a cena cultural do Estado. "O Banese, no seu papel de representante da sergipanidade, através da sua atuação e de modo especial no apoio às manifestações culturais, entende que a literatura moderna oferece ao leitor um caminho através do qual é possível compreender aspectos de uma determinada sociedade, expondo além fronteiras as características de um povo", avalia.

Saumíneo fala também sobre a importância do edital para o resgate de antigos valores da cultura sergipana. "Julgo que o edital é importante na perspectiva do surgimento e revelação de novos talentos que apresentem um resgate da história e da cultura sergipana, descortinando e motivando as futuras gerações", acredita Saumíneo.

O diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho, fala que a parceria entre Secult, Banese e Segrase é vitoriosa. “A cultura sergipana é diretamente beneficiada porque a maior parte dos trabalhos que são viabilizados através desse Edital são reflexões que contribuem para a compreensão das práticas culturais do Estado de Sergipe. A Segrase tem orgulho de participar desse projeto, juntamente à Secretaria de Estado da Cultura e Banese, instituições estaduais que estão executando a política cultural definida pelo governador Marcelo Déda”, afirma Jorge.
Fonte; Agencia Sergipe

Eletrosul abre inscrições para patrocínio de projetos

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Patrocínio Institucional da Eletrosul a projetos culturais, esportivos e de eventos. A empresa está disponibilizando R$ 500 mil no total e cada projeto selecionado poderá receber no máximo R$ 50 mil. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente através do preenchimento de formulário disponível no site www.eletrosul.gov.br, no link “Patrocínios”, onde também está publicado o edital com as regras de participação.



“Nosso objetivo é fortalecer atletas, artistas, atividades culturais e econômicas nos estados onde atuamos. Além de levarmos o desenvolvimento econômico para essas regiões com nossos empreendimentos, temos o compromisso de fortalecer a identidade desses estados através da valorização de sua gente, sua cultura e suas atividades”, disse o gerente da Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Eletrosul, Sadi Rogério Faustino.



Eventos industriais, comerciais e agropecuários também podem concorrer desde que tenham público participante superior a 10 mil pessoas. Os projetos de Pessoa Física só serão aceitos no caso de atletas individuais, escritores de livros e produção independente de CDs e DVDs musicais. As propostas poderão ter a duração máxima de um ano, a contar do dia 02 de janeiro de 2012 e podem estar em andamento. Entretanto, o patrocínio da Eletrosul só poderá ser concedido dentro prazo estabelecido pelo edital.



A avaliação acontecerá em duas etapas. Na primeira, será verificado o cumprimento das exigências legais e os critérios técnicos estabelecidos pelo edital. Num segundo momento, apenas os selecionados na primeira etapa, serão avaliados pela Comissão Interna de Análise de Projetos sob o ponto de vista da relevância, amplitude da ação e viabilidade físico-financeira. Estar em consonância com as ações desenvolvidas nas áreas de atuação da Eletrosul (Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), também é determinante na escolha das propostas. O resultado será publicado até dia 05 de dezembro no site da Eletrosul.

Fonte; MS Noticias

Sipam apresenta monitoramento da Operação Arco Verde em Rondônia

Reunidos nesta quinta-feira (01) em Porto Velho, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais integrantes da Operação Arco Verde conheceram o monitoramento realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que acompanha as ações dos parceiros na operação. “São ações pactuadas na agenda de compromissos da operação que já estão em andamento ou foram concluídas”, explica Shirley Santos, coordenadora-substituta da Operação Arco Verde no Sipam.


Iniciado em 2009, o Arco Verde agrupa estratégias públicas que visam incentivar o desenvolvimento sustentável nos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia, dando alternativas econômicas para que a população abandone práticas de extração ilegal de madeira. Em Rondônia, Porto Velho, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste têm recebido esforços de regularização fundiária de núcleos urbanos e parcelas rurais, fiscalização do desmatamento em campo e via satélite, capacitação de agentes municipais e trabalhadores do campo, implantação de assistência técnica rural, aplicação de linhas de crédito e investimento na infraestrutura de assentamentos, entre outros.


Segundo Osvaldo Pitaluga, assessor especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o estado tem um plano de combate ao desmatamento e também se insere nas propostas do governo federal, como o Arco Verde. “O trabalho está dando resultado, já que há uma tendência à redução do desmatamento em toda Amazônia”, revela.



Apoio aos municípios

Além de monitorar, o Sipam também é responsável por algumas ações voltadas aos municípios. O monitoramento por satélite do desmatamento em glebas e parcelas rurais acontece sistematicamente a partir da regularização pelo programa Terra Legal. Já a instalação de telecentros e antenas de comunicação via satélite, é outro compromisso do Sipam em andamento. “Através da parceria entre Sipam e FNMA, também oferecemos no semestre passado cursos de fortalecimento da gestão ambiental municipal em cidades-pólo, inclusive em Porto Velho, e temos um edital para contratação de consultores em fase de elaboração”, complementa Shirley.


Como apoio aos municípios prioritários no combate ao desmatamento ilegal, a Operação Arco Verde prossegue com suas atividades sem previsão de término. Participam das atividades secretarias estaduais e municipais de meio ambiente, agricultura e regularização fundiária, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Pesca, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, Ibama, Conab, Sebrae, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, entre outros.

Fonte; Rondonia Dinamica

Inscrições para edital de apoio a eventos de CT&I


Por DÉBORAH ARAUJO

Acontecem até 3 de outubro as inscrições para o Cronograma 2 do Edital 04/2011, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do CNPq/MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  Estão abertas a pesquisadores, professores e especialistas vinculados atualmente a instituições de Ensino Superior, a centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, a empresas públicas e também a dirigentes de associações científicas ou tecnológicas de âmbito nacional.
O edital tem como objetivo apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares relacionados à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com abrangência nacional ou internacional, que devem ocorrer no período entre 01 de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2012.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br/.

Fonte: AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA