terça-feira, 19 de julho de 2011

3º Edital para doação de 981 mil mudas do Programa Clickarvore

O Programa Clickarvore, da Fundação SOS Mata Atlântica, está com inscrições abertas para seu 3º edital, que doará 981 mil mudas aos interessados em colaborar com a restauração do bioma Mata Atlântica. Podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e ONGs das seguintes regiões: Oeste de São Paulo; Norte Central e Noroeste Paranaense; Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul; Rio de Janeiro e Sul da Bahia. As inscrições vão até 20 de setembro. O Edital com todas as informações está disponível em https://clickarvore2.websiteseguro.com/editais/3-edital-nova-fase.pdf. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email restauracao.areatecnica@sosma.org.br ou tel. (11)4013-3445/4598.
Com o lançamento desse edital, projetos para a restauração de áreas de 1,5 a 30 hectares serão apoiados por meio da doação de mudas patrocinadas pelo Bradesco Cartões e Bradesco Capitalização. Ao todo, serão restaurados 588 hectares de áreas degradadas. Para participar, os projetos devem ter por objetivo a restauração florestal e contemplar: conservação da biodiversidade regional; proteção dos recursos hídricos; conectividade de fragmentos florestais e a proximidade de Unidades de Conservação (UCs).
De acordo com a coordenadora do Clickarvore, Aretha Medina, o edital foi concebido para contribuir com a restauração e conservação do bioma, especialmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs). “Para isso, contamos com a mobilização de internautas, empreendedores do setor e também com o envolvimento de proprietários interessados em restaurar áreas de suas propriedades”, destaca.


Após a implantação dos projetos selecionados, a SOS Mata Atlântica fará vistorias para verificar como as mudas estão sendo mantidas. Constatada uma boa manutenção, os proprietários rurais receberão bonificações pelo trabalho desenvolvido, correspondente a um valor fixo por muda e proporcional a área restaurada. 1 Click = 1 Voto
O Clickarvore nasceu de uma parceria da Fundação SOS Mata Atlântica com o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril. Em dez anos de atividade, o programa já reflorestou mais de 13 mil hectares da Mata Atlântica. Além de um programa de restauração florestal, o Clickarvore é uma grande rede de parcerias entre internautas, empresas patrocinadoras, viveiros fornecedores e proprietários rurais interessados em contribuir para a restauração do bioma.
A seleção das áreas de plantio, como as regiões escolhidas neste edital, é apresentada no site www.clickarvore.com.br para que internautas, por meio do voto, definam as regiões onde serão plantadas as mudas doadas. Cada clique, vale um voto. Diariamente, os internautas podem visitar o site e escolher uma região da lista pré-definida. Quanto mais votos para uma região, maior será o percentual de mudas que ela receberá. A escolha das regiões é sempre feita com base na disponibilidade de viveiros de mudas localizados no entorno.
Outra maneira de apoiar a iniciativa é o programa Mudas Pagas. Nele, o internauta pode comprar mudas e deixar que os técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica decidam onde será feito o plantio, dentro das áreas selecionadas por editais, que são prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Cada muda custa R$ 2,00 e o lote mínimo para compra é de 5 (cinco) mudas.
Além de ter o nome divulgado no ranking de plantadores, sempre que o interessado fizer uma compra, a quantidade de mudas correspondente será acrescentada a um contador de mudas. Para cada muda comprada, o Clickarvore retribui com pontos, que podem ser trocados por descontos ou resgatados em produtos disponíveis na Loja Virtual da Fundação SOS Mata Atlântica.
Desafio Verde
Em cada voto diário, o internauta ganha pontos para jogar o Desafio Verde, criado para mostrar como funciona o processo de adequação ambiental de uma propriedade. Pelo jogo, cada internauta é dono de uma propriedade de terra onde pode plantar e cuidar das suas mudas, além de desenvolver atividades de agricultura, pecuária ou, ainda, piscicultura. Em cada etapa evoluída, o internauta terá aprendido sobre os benefícios da restauração para a Mata Atlântica e para sua propriedade virtual, como o aumento da quantidade de água, a biodiversidade e a melhora nas atividades agropecuárias disponíveis no jogo.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica completa em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Saiba mais sobre a ONG no portal www.sosma.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário